Nos últimos dias, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) anunciou concurso público para promotor de justiça substituto, com inscrições abertas entre 1º de setembro e 10 de outubro. O edital oferece um salário inicial de R$ 37.765,55, dispostos na oferta de cinco vagas imediatas, além de cadastro de reserva.
Para quem sonha com estabilidade financeira e apresenta formação em direito, a oportunidade oferecida pode ser a solução dos problemas. O certame, organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), apresenta taxa de inscrição de R$ 300, com possibilidade de solicitação de isenção. Os pedidos devem ser efetuados entre os dias 1º e 18 de setembro.

Antes de colocar em prática os estudos realizados ao longo dos últimos anos, é preciso se atentar a algumas informações valiosas sobre o concurso. As provas objetivas serão realizadas no dia 30 de novembro de 2025, em Vitória, no Espírito Santo. Para disputar a vaga, é necessário ser bacharel em Direito e comprovar três anos de atividade jurídica após a conclusão do curso.
O concurso inclui provas objetivas, discursivas e orais, com a etapa objetiva exigindo no mínimo 50% de acertos por grupo temático. As etapas seguintes serão realizadas conforme o cronograma estabelecido pela banca. No mais, confira abaixo os temas exigidos para concorrer à vaga de promotor de justiça substituto:
- Grupo 1 (Direito Constitucional, Direitos Humanos, Direito Administrativo e Direito Eleitoral);
- Grupo 2 (Direito Civil, Empresarial, Processual Civil e Infância e Juventude);
- Grupo 3 (Direito Penal e Processual Penal);
- Grupo 4 (Tutela Coletiva, Teoria Geral do Ministério Público e Legislação Institucional).
Além de o salário chamar a atenção, os aprovados vão ter direito a benefícios como auxílio-alimentação, creche e saúde. Por outro lado, o edital reserva 10% das vagas para candidatos com deficiência, 20% para candidatos negros e 5% para indígenas.
Confira as etapas do concurso público:
- Prova Objetiva Preambular (eliminatória e classificatória);
- Provas Discursivas (eliminatórias e classificatórias);
- Exame de Higidez Física e Mental e Avaliação Psicotécnica (eliminatórios);
- Investigação Social e Inscrição Definitiva;
- Prova de Tribuna e Prova Oral (eliminatórias e classificatórias);
- Avaliação de Títulos (classificatória);
- Procedimentos de heteroidentificação e avaliação biopsicossocial, quando aplicável.





