Pedro Lourenço de Oliveira, mais conhecido por Pedrinho, tornou-se um dos empresários mais sucedidos do Brasil após expandir sua rede, a Supermercados BH. Embora tenha aberto sua primeira mercearia em 1996, em Santa Luzia, Minas Gerais, o visionário colhe os frutos de sua persistência. Como resultado da eficiência dos negócios, atualmente fatura mais que a empresa Pão de Açúcar, que reuniu R$ 20,04 bilhões.
A título de comparação, somente em 2024, a empresa de Pedrinho faturou R$ 21,2 bilhões, resultado da eficiência de suas 338 lojas em operação e mais de 39 mil funcionários. Com o objetivo de expandir ainda mais seus negócios, em fevereiro deste ano, assinou acordo para comprar as operações do Bretas em Minas Gerais, então sob controle da empresa chilena Cencosud.

A movimentação nos bastidores rendeu um investimento de R$ 716 milhões, incluindo 54 lojas, oito pontos de combustíveis e um centro de distribuição. O detalhe curioso é que, mesmo com a concorrência apostando nos formatos digitais e omnichannel, o empresário continua optando pelo modelo tradicional, exigindo a construção de elo mais pessoal com seus clientes.
Como resultado dos investimentos em produtos de qualidade, o empreendimento foi o quarto que mais lucrou na temporada passada, ficando atrás apenas do Carrefour, Assaí Atacadista e Mateus Supermercados. No mais, confira o top 10 dos maiores supermercados no Brasil:
- Carrefour (SP): R$ 120,59 bilhões;
- Assaí Atacadista (SP): R$ 80,57 bilhões;
- Mateus Supermercados (MA): R$ 36,38 bilhões;
- Supermercados BH (MG): R$ 21,28 bilhões;
- GPA (SP): R$ 20,05 bilhões;
- Irmãos Muffato (PR): R$ 17,43 bilhões;
- Grupo Pereira (SP): R$ 15,33 bilhões;
- Mart Minas (MG): R$ 11,43 bilhões;
- Cencosud Brasil (SP): R$ 11,23 bilhões;
- Koch Hipermercados (SC): R$ 10,34 bilhões.
Fortuna gera compra de clube tradicional brasileiro
Além de ter se fortalecido no ramo dos supermercados, Pedro Lourenço decidiu ousar ao investir R$ 600 milhões na compra de 90% da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Cruzeiro. Outrora nas mãos de Ronaldo Fenômeno, as ações foram adquiridas por seu desejo de ampliar os horizontes. Torcedor declarado do clube mineiro, Pedrinho tem colhido os frutos dentro e fora das quatro linhas.
Embora a troca de documentações tenha ocorrido em meados de 2024, a SAF do empresário é considerada uma das mais sucedidas do Campeonato Brasileiro. Restando sete rodadas para o fim da temporada, o Cruzeiro segue vivo na briga pelo título nacional, além de já ter cravado vaga para a próxima edição da Libertadores da América.
“O que eu tenho para dizer é que o dono do Cruzeiro é o nosso torcedor. Os donos são os nossos torcedores. O torcedor vai ser ouvido. Podem ter certeza do carinho que tenho pela torcida e pelo amor ao Cruzeiro. Eu sou Cruzeiro. Não estou comprando um negócio. É uma paixão. Vamos tratar disso com paixão e razão. Sempre voltado para o lado da torcida”, afirmou o empresário ao comprar o clube.





