A mineração, mesmo que prejudicial ao meio ambiente, tem dinamizado a economia de vários países, principalmente no tocante à comercialização dos materiais encontrados. Pegando a todos de surpresa, a mineradora Vicuña anunciou o que pode ser uma das maiores reservas de ouro da Argentina, munindo dezenas de milhões de toneladas do metal precioso.
Por meio de nota oficial, a sociedade formada por representantes da Lundin Mining e BHP confirmou que os projetos Filo del Sol e Josemaría concentram mais de 12,8 milhões de toneladas de cobre medido e 25,1 milhões de toneladas inferidas. Em contrapartida, destacou a existência de cerca de 1.001 toneladas de ouro medido e 1.514 toneladas de ouro inferido.

“Com essa nova e ampliada base de recursos, estamos em uma posição ideal para continuar avançando rumo ao desenvolvimento de um distrito minerador de grande potencial, que se prevê gerar um impacto substancial nas populações e economias locais e nacionais”, disse o gerente geral da Vicuña, Dave Dicaire, destacando ainda cerca de 20.505 toneladas de prata medida com 25.140 toneladas de prata inferida.
As empreitadas estão localizadas na província de San Juan, na Argentina, mas uma parte do Filo del Sol se estende até a região chilena de Atacama. A nível de compreensão econômica, o primeiro depósito está em fase de exploração, enquanto o segundo se encontra em fase de pré-construção. Dessa forma, é provável que o país seja realocado como uma das grandes potências do metal precioso em todo o planeta.
Onde estão as maiores reservas de ouro do mundo?
- 1º Lugar: Austrália – 12.000 reservas em toneladas;
- 2º Lugar: Rússia – 12.000 reservas em toneladas;
- 3º Lugar: África do Sul – 5.000 reservas em toneladas;
- 4º Lugar: Indonésia – 3.600 reservas em toneladas;
- 5º Lugar: Canadá – 3.200 reservas em toneladas;
- 6º Lugar: China – 3.100 reservas em toneladas;
- 7º Lugar: Estados Unidos – 3.000 reservas em toneladas;
- 8º Lugar: Peru – 2.500 reservas em toneladas;
- 9º Lugar: Brasil – 2.400 reservas em toneladas;
- 10º Lugar: Cazaquistão – 2.300 reservas em toneladas.
*Fonte: USGS (United States Geological Survey)





