Por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), o Governo de Santa Catarina anunciou a distribuição, até o final de 2025, de duas calças jeans para estudantes do ensino médio matriculados na rede estadual de ensino. De acordo com o levantamento efetuado, estima-se que serão entregues mais de 440 mil peças, somando todas as instituições de ensino, além de 220 mil novas jaquetas.
A ação corresponde à integração do programa Escola Boa, do movimento Educação Levada a Sério, com previsão de investimento total de R$ 210 milhões. O montante engloba os 519 mil estudantes matriculados nas escolas estaduais. A ideia é introduzir o sentimento de pertencimento aos alunos, que, por muitas das vezes, utilizam vestimentas rasgadas por não terem outra escolha.

“Nossos alunos têm que ter orgulho de estudar nas escolas estaduais e precisamos oferecer todas as condições para despertar neles esse sentimento. Os novos uniformes são de grande qualidade, bonitos. Isso gera identificação, é lindo de ver. Vem muito mais por aí”, destaca o governador Jorginho Mello ao comemorar a medida.
Mostrando tamanho compromisso com os estudantes, o Governo de Santa Catarina também irá distribuir para os alunos do ensino médio camiseta de manga curta, meias e tênis. Em contrapartida, para os matriculados nas escolas cívico-militares e no ensino fundamental, serão disponibilizados também camiseta de manga curta, camiseta de manga longa, camiseta regata, bermuda, short saia, calça, jaqueta, moletom, meias e tênis.
Governo do Estado comemora sucesso da medida
Ainda que estejam em fase de andamento, as entregas iniciais ajudaram a fomentar o elo presente entre as gerações mais novas com a busca de um futuro digno. De modo geral, o programa Escola Boa estabelece acolhimento dentro e fora das escolas, fortalecendo infraestrutura de qualidade aos estudantes. Nesse ínterim, serão realizadas ainda manutenções nos prédios, proporcionando segurança escolar e conectividade.
“Pertencimento, orgulho de ser estudante de uma escola estadual de Santa Catarina. Essa é a sensação que queremos que nossos alunos sintam cada vez mais. É para isso que, sob a liderança do governador Jorginho Mello, estamos investindo na melhoria das nossas escolas em todas as frentes. O movimento Educação Levada a Sério foi criado para transformar a realidade das escolas estaduais e é isso que vai acontecer”, ressalta a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.





