Erguido no final do século XVII, o Farol da Barra tornou-se um dos grandes patrimônios arquitetônicos da cidade de Salvador. Situado no Forte de Santo Antônio da Barra, o monumento histórico atrai milhões de turistas todos os anos, motivo agraciado ainda por estar cercado por uma das principais praias da região, mesclando cultura e lazer.
Seu valor histórico é incontestável, tendo em vista se tratar do primeiro sistema de sinalização náutica a entrar em operação nas Américas. A princípio, foi instalado no ano de 1698, em formato quadrangular, com uma lanterna de bronze envidraçada no topo, alimentada por óleo de baleia. Porém, 141 anos depois, apresentou uma nova versão, em formato troncônico em alvenaria com lanterna e galeria.

Sua origem se deu ainda nos primórdios da invasão portuguesa, em 1501, quando os navegadores chegaram à Baía de Todos os Santos traficando escravos negros e se apossaram da Ponta do Padrão, que posteriormente passaria a se chamar Ponta de Santo Antônio. Outrora se destacando entre as edificações militares instaladas no Brasil, atualmente seu reconhecimento se estende ao turismo.
Contando com uma lanterna de bronze que utilizava óleo de baleia como combustível para a iluminação, o Farol da Barra constituiu um dos primeiros sinais de apoio à navegação nas Américas. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), foi eletrificado apenas em 1937, ganhando notoriedade até os dias atuais.
O que o Farol da Barra proporciona aos visitantes?
Por seu poder histórico, a prefeitura de Salvador concedeu a possibilidade de turistas e moradores locais de imergirem no projeto arquitetônico. Com uma exuberante vista do Oceano Atlântico, o Forte de Santo Antônio da Barra tornou-se sede para o Museu Náutico da Bahia desde 1998. Nele, é possível se deparar com exposições seculares, acervos arqueológicos submarinos e instrumentos de navegação.
No topo de sua estrutura de 22 metros de altura, é possível contemplar não apenas a lente propulsora do equipamento náutico, como também uma visão de 360 graus da capital da Bahia. Por outro lado, é possível fazer reservas para desfrutar da Praia da Barra, conhecer as opções gastronômicas da região e, especialmente, dedicar um tempo especial ao pôr do sol mais famoso da cidade.





