Renomada rede varejista do Reino Unido, a Primark pegou seus clientes fiéis de surpresa ao anunciar o fim das atividades em unidade localizada no The Orchards Shopping Centre, em Dartford. A decisão gerou controvérsias entre os consumidores por ser a primeira vez que uma das lojas é fechada em mais de dez anos de operação.
Embora um dos pilares de funcionamento da empresa seja a constante expansão no mercado britânico, que contava com centenas de lojas, a rede varejista deu um passo para trás. Segundo a Primark, o principal fator para o fechamento está ligado à condição estrutural do edifício, que exige reformas de grande porte.

Após análise minuciosa de oferta e demanda, os sócios da empresa enxergaram que os custos elevados das obras tornaram o investimento inviável, especialmente considerando que a região já conta com outras duas unidades da marca em funcionamento. Assim, apenas as lojas do centro comercial Bluewater, em Greenhithe, e em Bexleyheath seguem abertas.
De acordo com a diretora de vendas da Primark para o Sul e Sudeste do Reino Unido, Philippa Nibbs, a decisão foi tomada após “consideração cuidadosa”, com base na sustentabilidade financeira da operação e no impacto da proximidade de outras lojas. Em resumo, as outras unidades têm absorvido parte do fluxo de clientes de Dartford.
Impactos do fechamento da rede varejista
Atualmente, a loja de Dartford emprega 53 funcionários, mas a Primark não deseja deixar os colaboradores de mãos atadas. A empresa está analisando formas de explorar a mão de obra em novas empreitadas, mas nenhum martelo foi batido. Entre as medidas analisadas, estão a realocação para outras unidades e a oferta de acompanhamento durante o processo de encerramento, que deve ocorrer logo após o período natalino.
Por outro lado, o encerramento das atividades na unidade pode trazer complicações para a comunidade local que, ao longo dos anos, contou com a loja para compras de moda e artigos domésticos a preços acessíveis. Ainda assim, a proximidade de outros dois departamentos entrega alternativas para continuar comprando na varejista.





