Apesar de ser conhecido por sua infraestrutura e cultura preservada, o Rio Grande do Sul esconde belezas naturais de encantar os olhos de qualquer viajante. De acordo com lista divulgada pelo Ministério do Turismo, a Cachoeira Porã, em Maquiné, no Litoral Norte, foi eleita a mais alta do Brasil, empatada com a Cachoeira da Neblina, no Rio de Janeiro, ambas com 450 metros de altura.
A título de curiosidade, a Porã fica na terra indígena Guarani Barra do Ouro e é também conhecida como “Campo Molhado”. O apelido é dado por abranger o berço das nascentes que formam rios e riachos, que desaguam tanto para a bacia hidrográfica do Rio Tramandaí quanto para a bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. Por seu difícil acesso, a região permanece sob preservação integral, tornando o local único.

O detalhe curioso é que as medições da região somente vieram à tona por meio do projeto Cachoeiras Gigantes, que utilizou tecnologia de ponta para confirmar o dado em 2023. Com o objetivo de preservar o local, a captação de recursos foi autorizada por lei para que a catalogação de cerca de 60 quedas d’água seja feita.
Mesmo que o interesse em conhecer a beleza natural do Rio Grande do Sul seja latente, Porã não é aberta à visitação do público. Além de reforçar o desejo de respeitar a zona ecológica, a imersão é dificultada também por estar em localização remota. A título de curiosidade, os registros da queda d’água somente foram feitos por meio de técnicas como canionismo e rapel.
“A Cachoeira Porã foi medida pela nossa equipe em fevereiro de 2023. Ainda que tivéssemos ciência da sua existência desde 2018, a extrema dificuldade de acesso, tanto no topo quanto na base da cachoeira, fez com que fossem necessárias três expedições para que conseguíssemos chegar até ela”, afirma o engenheiro e idealizador do projeto Cachoeiras Gigantes, Leomar Teichmann.
Quais são as maiores cachoeiras do Brasil?
- Rio Grande do Sul – Cachoeira Porã: 450 metros de altura;
- Rio de Janeiro – Cachoeira da Neblina: 450 metros de altura;
- Amazonas – Cachoeira do El Dorado: 353 metros de altura;
- Bahia – Cachoeira da Fumaça: 340 metros de altura;
- Santa Catarina – Cachoeira da Boa Vista: 310 metros de altura;
- Bahia – Cachoeira da Bel: 280 metros de altura;
- Minas Gerais – Cachoeira do Tabuleiro: 273 metros de altura.
*Todas as informações foram obtidas por meio de dados do Ministério do Turismo.





