De acordo com informações repassadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Pico da Neblina, na Amazônia, é o lugar mais alto do Brasil. Localizado no Parque Nacional do Pico da Neblina, na Serra do Imeri, na fronteira entre o Brasil e Venezuela, a região contempla 2.995 metros de altitude, mas seu acesso não é facilitado.
Além de ser o ponto mais elevado do país, o local abraça uma diversidade incontestável de fauna e flora, deixando o passeio ainda mais memorável. Para ter acesso ao Pico da Neblina, é necessário ter em mãos a autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Isso porque a prioridade é garantir proteção ambiental e o respeito às comunidades locais.

Depois de 20 anos de restrição, somente em março de 2022 o turismo voltou a ser aceito. Controlada pelo governo brasileiro, as expedições devem ser contratas por meio de operadoras de turismo especializadas. A empreitada é encabeçada por autoridades ambientais e pelas comunidades indígenas, tornando o passeio repleto por conhecimentos históricos.
Como chegar ao local?
O ponto de partida mais comum para quem deseja escalar a paisagem é a cidade de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. Por outro lado, é possível pousar em Manaus, mas essa opção demandará tempo até chegar a São Gabriel, última cidade antes da entrada no Parque Nacional e a base para os preparativos da expedição.
Nesse momento, a indicação é locar um automóvel ou usar um transporte local para chegar ao rio Cauaburi. O percurso de carro até o ponto de embarque dura cerca de 3 horas. Ao chegar ao rio, será preciso pegar uma voadeira (embarcação rápida) para se dirigir à aldeia de Maturacá, que serve como base para a expedição.
O problema é que o trajeto pode levar de 4 a 6 horas, dependendo do nível do rio. A fim de não se perder ou ser acometido por empecilhos ao longo da imersão, é imprescindível contratar guias Yanomami (indígenas) que conhecem a região e podem oferecer suporte durante a trilha. Por serem nativos, os conhecimentos sobre a cultura local e biodiversidade são o diferencial.
Quais são os picos mais altos do Brasil?
- 1º Lugar: Pico da Neblina (Amazonas) – 2.995 metros do nível do mar;
- 2º Lugar: Pico 31 de Março (Amazonas) – 2.974 metros do nível do mar;
- 3º Lugar: Pico da Bandeira (Espírito Santo e Minas Gerais) – 2.894 metros do nível do mar;
- 4º Lugar: Pedra da Mina (São Paulo e Minas Gerais) – 2.798 metros do nível do mar;
- 5º Lugar: Pico das Agulhas Negras (Rio de Janeiro e Minas Gerais) – 2.791 metros do nível do mar;
- 6º Lugar: Pico do Cristal (Minas Gerais) – 2.769 metros do nível do mar;
- 7º Lugar: Monte Roraima (Roraima) – 2.734 metros do nível do mar;
- 8º Lugar: Morro do Couto (Rio de Janeiro) – 2.687 metros do nível do mar;
- 9º Lugar: Pedra do Sino de Itatiaia (Minas Gerais) – 2.670 metros do nível do mar;
- 10º Lugar: Pico dos Três Estados (Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro) – 2.665 metros do nível do mar.





