Muitos viajantes costumam se aventurar por pontos turísticos e paisagens que desprendem a sensação única de contemplar a natureza longe do caos metropolitano. Por sua vez, os mais curiosos optam por realizar trilhas e descobrir achados não muito conhecidos. A Caverna Son Doong, localizada no Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang, no Vietnã, é considerada uma das maravilhas naturais mais impressionantes do planeta.
Oficialmente descoberta em 1991, a região não havia sido totalmente explorada até 2009. Por consequência da curiosidade de muitos viajantes, a caverna foi registrada como a maior do mundo em termos de volume e tamanho. Em resumo, estima-se que o local tenha mais de 9 quilômetros de extensão, com trechos atingindo 200 metros de altura e 150 metros de largura.

Mostrando o motivo de tamanho prestígio, em seu interior é possível encontrar rios subterrâneos, formações de enormes estalactites e estalagmites, e até mesmo uma floresta tropical que se alastra graças a uma enorme abertura no teto que permite a entrada da luz solar. Para preservar Son Doong, apenas um número restrito de pessoas pode imergir na caverna a cada ano.
A ideia é manter a integridade ambiental, sem comprometer as oportunidades de fazer com que os turistas conheçam a riqueza vietnamita. Sobretudo, a expedição normalmente dura quatro dias e inclui caminhadas na selva, cordas e pontes suspensas, além de pernoites dentro da própria caverna. Longe do turismo em massa, a imersão também é cultural e enriquecedora.
Como conhecer a caverna Son Doong?
Apesar das restrições, é possível conhecer Son Doong, desde que a reserva do passeio de expedição seja feita com antecedência por meio da agência Oxalis Adventure, a única autorizada a operar no local. Em meio a todo o processo de conexão com a natureza nas profundezas da caverna, as visitas são limitadas a cerca de 1.000 pessoas por ano entre fevereiro e agosto.





