Com a popularização das plataformas de transportes de passageiros e entregas, muitas pessoas adentraram o ramo para atuar como motoristas de aplicativo. Apesar de servir, muitas vezes, como renda extra, rodar na Uber e 99 pode trazer dores de cabeça, principalmente no tocante às áreas de riscos solicitadas pelos usuários.
Diante da margem de lucro estreita, muitos condutores adotaram critérios rigorosos para não aceitar qualquer corrida, mesmo que este detalhe possa comprometer o montante a ser recebido no final do dia. A fim de garantir a segurança dos motoristas, Pedro Inada criou a plataforma StopClub, especializada em avaliar os trajetos, valor oferecido pela viagem, nota do passageiro e detalhes sobre as ruas.

“Embora seja uma conta simples que o motorista precisa fazer, ele recebe, em média, cerca de 100 ofertas por dia, enquanto está distraído dirigindo e embarcado com passageiros. Além disso, ainda precisa analisar diversas outras variáveis, como, por exemplo, saber se as regiões que vai navegar são seguras e têm chance de pegar outra corrida após deixar o passageiro”, explicou o empresário.
Por outro lado, a fintech criou o Semáforo Inteligente, uma ferramenta que automatiza o processo de decisão. Em resumo, o sistema utiliza um código de cores para avaliar a qualidade da corrida. Se o valor por quilômetro e por hora for favorável, o percurso é indicado com a cor verde. Porém, se um dos critérios for desfavorável, o indicador fica amarelo, enquanto ambos os critérios ruins resultam em vermelho.
Uber muda regras e compromete a vida de alguns motoristas em 2026
A fim de oferecer um serviço mais aprimorado para os usuários, a Uber atualizou os critérios de veículos permitidos para atuar na categoria “Premium”. Na modalidade Black, as alterações envolvem tanto o ano mínimo de fabricação quanto os modelos que não serão mais aceitos. Para que o carro possa rodar sem restrições, é necessário ter ar-condicionado, quatro portas e ser nas cores preto, chumbo, prata, cinza, azul-marinho, marrom ou branco.
Já na categoria “Comfort”, que está logo abaixo da Black, as alterações das regras também estão dando o que falar. O único modelo que será excluído da categoria, independentemente do ano de fabricação, é o sedã Renault Logan. A nova regra começa a valer em 6 de janeiro de 2026. No mais, é preciso ter quatro portas e ar-condicionado.





