Eleita a quinta maior potência do mercado brasileiro de automóveis, a Toyota projeta escalar o rol disposto pelo ranking de vendas de varejo. Ampliando seu portfólio de modelos de sucesso, a empresa japonesa colocou à disposição o Corolla Cross, carro que se consolidou como o SUV médio mais vendido do país.
Para fins comparativos, em agosto de 2025, o modelo registrou 7.737 unidades emplacadas, superando concorrentes como o Jeep Compass. A nova investida da Toyota serve como uma complementação do Corolla e Hilux, destaques de seus respectivos segmentos. Isso justifica os mais de 44 mil veículos da nova versão vendidos nos oito primeiros meses deste ano.

No acumulado de 2025, o Cross já soma 44.692 unidades vendidas, aproximando-se do recorde anual registrado no ano anterior. Em resumo, o desempenho do modelo reflete a crescente preferência por SUVs médios, impulsionada por fatores como design moderno, conforto interno, tecnologia embarcada e eficiência de combustível.
A título de curiosidade, o Toyota Corolla Cross foi lançado no Brasil em 2021, marcando a estreia da marca no segmento de SUVs médios. O modelo colocou em evidência um design robusto e moderno, lançado com motor 2.0 flex ou 1.8 híbrido flex. Posteriormente, em 2024, o visual foi repaginado, com uma grade dianteira e faróis de LED mais modernos.
Toyota perde forças entre carros usados
Segundo estudo assinado pela MegaDealer, o mercado de veículos usados ganhou novos patamares em termos de competitividade. Depois de dominar de forma absoluta o ranking entre os mais rentáveis, a Toyota foi superada pela Renault. Isso porque o Kwid tornou-se a melhor escolha para motoristas no mês de agosto de 2025.
O modelo da montadora francesa apresentou o maior ROI (retorno sobre investimentos) com preço médio de R$ 55 mil, 11,5% de margem bruta de lucro e uma média de 27 dias de giro de estoque. Contudo, mesmo perdendo o topo da lista, a Toyota se manteve na segunda e na terceira posição, com o Corolla Cross e o Yaris Hatch, respectivamente.





