A busca por hábitos saudáveis tem gerado um aumento exponencial no número de matrículas nas academias espalhadas por todo o mundo. Durante a rotina, muitas dúvidas surgem em meio às ofertas por suplementos e até mesmo sobre questões envolvendo a prática das atividades físicas. Mas, afinal, treinar em jejum ajuda a perder peso ou é só um mito?
Nas redes sociais, muitas pessoas sem diploma passaram a servir de exemplo na busca por um corpo mais esbelto. Enquanto alguns defendem a necessidade de colocar na rotina refeições saudáveis antes de começar os exercícios, outros acreditam que o jejum é a melhor opção. Segundo especialistas, não ingerir alimento antes da corrida pode colocar em risco várias outras funções metabólicas.

Em um contexto geral, exercício aeróbico em jejum faz com que o indivíduo queime mais gordura como combustível (oxidação de gordura) quando medido em um único momento. Nesse contexto, a queima de gordura parece diminuir depois da ingestão do alimento, e pessoas que se exercitam intensamente podem acabar gastando menos energia total ao longo do dia.
O problema é que os efeitos de curto prazo nem sempre correspondem aos impactos de longo prazo. Exemplificando: realizar cardio antes de comer pode gerar a impressão de queima de gordura, mas a prática regular tende a mostrar impactos não tão superiores. Com a metodologia adotada, a pessoa estará atuando para recuperar e repor os nutrientes perdidos, enquanto comer antes agrega no fornecimento de combustível para o corpo.
Para aquelas pessoas que gostam de se alimentar antes dos treinos, especialistas indicam o consumo de carboidratos e proteínas. Isso ajudará no desempenho durante a próxima sessão de exercícios. No entanto, pesquisas mostram que aumentar a proporção de alimentos consumidos pela manhã pode contribuir com a melhoria da composição corporal, acelerando a perda de peso.
Mitos e verdades sobre perder peso:
- Comer à noite não engorda, desde que sejam consumidos poucos açúcares e gorduras;
- Malhar agasalhado não queima mais calorias e somente faz perder água em excesso;
- Não é necessário trocar todos os produtos por diet e light;
- Ficar sem comer não ajuda a perder peso, apenas deixa o metabolismo mais lento, tornando mais difícil queimar gordura;
- Tomar líquido durante as refeições engorda, desde que sejam refrigerantes, bebidas alcoólicas, sucos artificiais ou mesmo sucos naturais com açúcar;
- Cirurgia bariátrica não é a solução ideal, já que é primordial construir hábitos saudáveis de alimentação e de prática de atividade física;
- Estar sempre de dieta não é recomendado, mas somente não foram bem planejadas;
- Para fazer dieta, não é necessário cortar carboidratos, bastando apenas o consumo consciente.





