De acordo com o relatório do Índice de Progresso Social (IPS) Brasil 2025, o município de Gabriel Monteiro, localizado na região administrativa de Araçatuba, tornou-se o segundo melhor do país em termos de qualidade de vida. O protagonismo somente foi perdido devido à complexidade apresentada por Gavião Peixoto, também de São Paulo.
A fim de evidenciar as melhorias sociais presentes em todos os 5.570 municípios do Brasil, especialistas analisaram 57 indicadores, que contemplavam questões como necessidades humanas básicas, fundamentos do bem-estar e as oportunidades de direitos individuais e ensino superior. Diante das investigações, Gabriel Monteiro recebeu 71,29 de pontuação.

Composta por cerca de 2.776 habitantes, a cidade se destacou no ranking do IPS, superando grandes potências como Curitiba, São Paulo e Fernando de Noronha. Envolta de uma cultura peculiar, tem como um de seus maiores atrativos turísticos a “Tradicional Festa de São Pedro”, celebração cristã e festiva que ocorre anualmente.
O status de segunda melhor cidade para se morar no Brasil não foi recebido por acaso. Pacata e tranquila, a região tem como uma das principais vertentes econômicas a agricultura. Além disso, os investimentos priorizam a promoção de políticas públicas, bem como o oferecimento de vagas de emprego.
Embora pouco conhecida, a cidade paulista é ideal para quem busca tranquilidade. As atividades voltadas para saúde e ensino têm valorizado ainda a busca por evolução comunitária, aumentando o nível de escolaridade. Outro ponto a ser destacado é a oferta de serviços como transporte gratuito e iluminação pública de primeiro nível, garantindo a segurança dos moradores.
Quais outras cidades do Brasil se destacaram?
- 1º Lugar: Gavião Peixoto (SP): 73,26
- 2º Lugar: Gabriel Monteiro (SP): 71,29
- 3º Lugar: Jundiaí (SP): 70,70
- 4º Lugar: Águas de São Pedro (SP): 70,51
- 5º Lugar: Cândido Rodrigues (SP): 70,26
- 6º Lugar: Presidente Lucena (RS): 70,07
- 7º Lugar: Fernando de Noronha (PE): 70,02
- 8º Lugar: Luzerna (SC): 70
- 9º Lugar: Pompéia (SP): 69,99
- 10º Lugar: Nova Lima (MG): 69,91.




