Dono de uma das animações de maior bilheteria da DreamWorks Animation, Shrek moldou toda uma geração com enredos irrealistas, mas com mensagens sociais por detrás de cada cena. Ainda que siga no imaginário de muitos telespectadores, a obra esconde uma informação extraordinária. Isso porque o famoso ogro verde foi baseado em uma pessoa que realmente existiu.
Para dar vida a um dos personagens mais caricatos das animações, os produtores de Shrek estudaram a vida completa de Maurice Tillet, um profissional do wrestling conhecido como “The French Angel” (O anjo francês). Apesar de ter sido campeão dos pesos-pesados na década de 40, ficou conhecido por sua aparência nada convidativa e pouco convencional.

Embora fosse considerado uma pessoa gentil, Tillet sofreu muito preconceito por ser portador de uma condição médica rara chamada acromegalia. O problema em questão resultou no crescimento desordenado de mãos, pés, ossos faciais e órgãos internos. Mostrando que a luta ultrapassava os ringues, conseguiu driblar os nocautes sociais.
Quem era o Shrek da vida real?
Nascido na Orenburg Governorate, Rússia, em 1903, Maurice Tillet, ainda muito jovem, se mudou para a França, despertando a atenção por onde chegava. Detendo uma aparência que desprendia comentários depreciativos, relatos confirmam que a carcaça do gigante escondia um ser humano bastante humorado. Superinteligente, o lutador se destacava ainda por falar 14 idiomas.
Munindo nas mãos a capacidade de atuar e escrever poesias, acabou sendo acometido pela doença aos 17 anos, fator crucial para determinar os próximos passos de sua carreira. Apresentando uma outra forma física, teve sua imagem popularizada nos Estados Unidos em 1937, principalmente com o mérito dos pesos-pesados pela American Wrestling Association.
Qual a conexão com Shrek?
As peculiaridades que colocaram a figura de Tillet no protagonismo dos ringues levaram os produtores de Shrek a desenharem um ogro com as suas características. Segundo algumas histórias não oficiais sobre a criação do personagem da DreamWorks, os desenhistas construíram o simpático monstro após se depararem com um busto do lutador exposto em um museu.
Em contrapartida, Tom Latour, um dos maiores pesquisadores da vida do atleta, confirma as semelhanças entre o ogro e Tillet. Para ele, além das questões físicas, comportamentos são evidenciados em Shrek que são oriundos do lutador. Em entrevista cedida ao UOL Esporte, o historiador detalhou que, no ringue, o “O anjo francês” costumava rosnar em direção aos oponentes, assim como o personagem faz com o Burro.
“Maurice era conhecido na vida real por ser sensível, gentil, orgulhoso e nobre. Penso em Maurice atuando como um monstro, mas, no final de cada apresentação, ele abria aquele sorriso bobalhão que parece um espelho do sorriso do Shrek e aí ninguém mais acreditava em sua monstruosidade”, afirma Latour, que abreviou a vida do lutador aos 51 anos, vítima de complicações de sua condição clínica.





