O Brasil é composto por 26 estados mais o Distrito Federal, abrangendo ao todo 5.571 municípios. Considerada uma das nações mais culturais do mundo, o território brasileiro conta com curiosidades que poucas pessoas conhecem, incluindo a presença do Mato Grosso do Norte. Embora não seja considerada uma das federações, outrora existiram projetos para torná-la uma.
A título de curiosidade, o Mato Grosso do Norte é uma proposta de estado que nunca foi criada, mas que se refere à região norte do antigo estado do Mato Grosso, que foi desmembrado para formar o Mato Grosso do Sul em 1977. A área, popularmente conhecida por “Nortão”, vem se popularizando devido à sua riqueza e presença massiva de empresários.

Embora tenhas existido projetos de lei no Congresso Nacional, a criação do estado nunca se tornou realidade, principalmente devido a questões políticas e aos altos custos envolvidos na criação de uma nova federação. Nesse ínterim, foi construída a BR-163 para atrair fluxos migratórios contínuos, impulsionando a criação de novos municípios por desmembramento.
Detalhes propostos para Mato Grosso do Norte
Projetos de emancipação ganharam força nos anos 2000, com deputados como Wellington Fagundes, Rogério Silva e Fernando Gabeira apresentando decretos legislativos, mas sem sucesso perante à população. Sobretudo, a proposta em questão pretendia estabelecer o estado em 235.518 km², superando 14 unidades federativas em extensão e com Siop sendo a capital federativa.
Mas, afinal, quais seriam as cidades do possível estado brasileiro?
No tocante aos municípios banhados pelo Arinos, para efeito de limites, consideram-se como partes integrantes do Nortão somente os que têm sede em sua margem direita. A base territorial da região tem 36 municípios, sendo:
- Sinop, Marcelândia, Cláudia, Porto dos Gaúchos, Tabaporã, Alta Floresta, Itanhangá, Vera, Apiacás, Nova Guarita, Carlinda, Novo Mundo, Feliz Natal, Novo Horizonte do Norte, Guarantã do Norte, União do Sul, Ipiranga do Norte, Itaúba, Juara, Lucas do Rio Verde, Matupá, Nova Bandeirantes, Paranaita, Nova Canaa do Norte, Boa Esperança do Norte, Sorriso, Tapurah, Nova Mutum, Nova Santa Helena, Peixoto de Azevedo, Santa Carmem, Nova Monte Verde, Colider, Santa Rita do Trivelato, Nova Ubiratã e
Terra Nova do Norte.





