Outrora considerado uma jovem promessa, James Rodriguez está prestes a se tornar agente livre no mercado novamente. Depois de deixar o São Paulo sem se destacar em campo, o colombiano assinou com o Club León, do México. Ainda que seja uma das peças mais importantes da Seleção Colombiana, não terá seu contrato renovado.
De acordo com a imprensa mexicana, James não supriu as expectativas dos dirigentes, além de enfrentar dificuldades para se familiarizar com a liga. Anunciado como reforço do León em janeiro de 2025, a vigência da parceria vai até 31 de dezembro. Entendendo ser a melhor saída para ambos os lados, o meia afirmou que não seguirá com a renovação, motivo que fez seu staff procurar novos mercados.

Conforme relatado pelo jornalista Paco Vela, no programa Conexión MT, as arestas já foram sanadas e os dirigentes mexicanos já traçam 2026 sem a presença do colombiano. Contabilizando duas temporadas à frente do León, James Rodrigues soma 32 partidas disputadas, cinco gols, nove assistências, mas nenhuma taça erguida.
Embora tenha em seu currículo Porto, Monaco, Real Madrid, Bayern de Munique, Everton, Olympiacos, Al-Rayan e São Paulo, não há evidências de que o craque tenha alinhado seus pensamentos com outro plantel. Por outro lado, seus empresários devem procurar uma liga de ponta, já que, em 2026, entrará em evidência a Copa do Mundo, com sede nos Estados Unidos, México e Canadá.
Estadia pacata de James Rodriguez no São Paulo
Anunciado como reforço do São Paulo em julho de 2023, James foi recebido de braços abertos pelos torcedores tricolores. Porém, apesar do prestígio adquirido no futebol internacional, o meio-campista não conseguiu mostrar seu valor. Sob o comando de Dorival Júnior, o colombiano recebeu poucas oportunidades, se despedindo do Brasil em agosto de 2024, sem deixar saudades.
Com a camisa tricolor, James Rodriguez atuou em 22 jogos, sendo recompensado com dois gols e quatro assistências. Ao ser questionado sobre o motivo de não ter conseguido engrenar, colocou a culpa no treinador, mas ressaltou não guardar mágoas. “Porque eu não joguei, é fácil. Aí você pergunta para ele (sobre a relação entre os dois). Mas não tenho mágoa”, esclareceu o meia.





