A Uber desembarcou no Brasil para facilitar a vida das pessoas que precisam se locomover com maior conforto e dos motoristas que desejam reunir renda extra. O problema é que muitos usuários passaram a causar prejuízos aos condutores ao não realizarem o pagamento do serviço no final da corrida. Para evitar o transtorno, a empresa decidiu reforçar as políticas de segurança.
Diante de constantes relatos de motoristas que realizaram o serviço e não são recompensados pelos usuários da plataforma, a Uber garantiu respaldo aos condutores. Por meio de nota, a empresa confirmou que a solicitação de viagens sem o devido pagamento pode resultar na desativação da conta do cliente. A façanha tem a finalidade de reduzir as dores de cabeça entre as partes.

Para que o problema tenha uma solução confortável aos trabalhadores, a companhia estadunidense aconselha os motoristas a reportarem o caso imediatamente por meio do aplicativo. Com o relato escrito na conta individual, representantes da empresa avaliarão o caso e, em casos graves, podem excluir o usuário da plataforma, gerando o reembolso ao motorista pelo serviço prestado sem compensação financeira.
Motorista da Uber é agredida por cobrar pagamento
A ideia ganhou forças após recente episódio ocorrido na Grande São Paulo. Na ocasião, Larissa Freire, de 26 anos, cobrou o valor ao final do trajeto realizado, mas acabou sendo surpreendida pelo passageiro. As câmeras do veículo mostraram as agressões, motivadas pelo simples fato de que o usuário se revoltou por não conseguir jogar o débito para a próxima corrida.
Em nota, a Uber lamentou o ocorrido, afirmando que o passageiro teve a conta excluída definitivamente. “O app apenas permite que o motorista informe as situações em que o usuário não honrou o pagamento. Isso cria um débito na conta do usuário, mas é uma opção do motorista, não uma escolha que cabe ao usuário. Como em qualquer serviço, a responsabilidade pelo pagamento é do tomador do serviço”, disse a empresa.
O que a Uber pode fazer nesses casos?
Por ser o pilar de funcionamento da empresa, os trabalhadores são vistos como prioridade. Pensando em oferecer condições dignas para os usuários e motoristas, uma central de ajuda é disponibilizada no aplicativo. Por meio dela, é possível relatar todos os empecilhos, incluindo a ausência de pagamento. Porém, é necessário se atentar aos seguintes pontos:
- Notificar imediatamente o incidente à Uber;
- O suporte para motoristas em caso de emergência está disponível 24h por dia;
- A empresa garante o reembolso para corridas não pagas;
- A exclusão de usuários que violam as políticas de pagamento não está descartada.




