Praça Elizabeth Fernandes Martins foi inaugurada na manhã desta terça-feira (14), na avenida Monte Castelo, esquina com rua Antônio Maria Teixeira Ale, no bairro Monte Castelo, em Campo Grande.
Em forma de homenagem, a praça recebe o nome da mãe falecida do presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), desembargador Sérgio Martins. Elizabeth Fernandes foi advogada e deixa legado de amor a Campo Grande e respeito à natureza.
A praça, de 9 mil m², tem calçada, grama, quatro árvores, 35 mudas de planta, cinco aparelhos de academia ao ar livre, 12 bancos de concreto e três mesas de concreto com tabuleiro de dama.
De acordo com a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), a implantação da praça é fruto de uma parceria público-privada. A realização é da Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG) e MGR Engenharia.
“Estamos avançando, trazendo melhorias para a região do Segredo que é uma região que cresce e é urbanizada diariamente. Os avanços são muitos. Temos que preparar a cidade para futuro, para novos moradores e novas empresas que estão vindo para cá. Temos que valorizar quem historicamente já investiu e continua investindo na nossa cidade, por isso que as parcerias público-privadas são tão importantes no nosso avanço. O poder público vai até uma altura, depois são as construções de parceria que fazem com que a cidade melhore, apresente inovação e seja preparada para o futuro”, disse a prefeita.
O presidente do TJMS, Sérgio Martins, agradeceu a Prefeita Adriane Lopes e a parlamentares da Câmara Municipal por terem dado a homenagem à sua mãe, Elizabeth Martins.
“Diante da imensa alegria eu quero saudar e agradecer a excelentíssima prefeita Adriane Lopes por esta tão tocante e horrorosa homenagem. É evidente que muitas mãos contribuíram para que nós estivéssemos aqui nesse dia de hoje A câmara de vereadores aprovou por unanimidade um projeto de lei que designou o nome da minha mãe para que ele fosse dado essa área, esse equipamento público. Então, eu tenho também aí que fazer um agradecimento à Câmara de Vereadores, e eu que fui vereador sei quanto isso é importante, porque por razões legais tem que passar por lá essa decisão. Então, deixo aqui registrado na minha fala esse agradecimento”, saudou o presidente do TJMS.
A praça é um espaço urbano livre de edificação que tem como função socializar, integrar e proporcionar lazer aos moradores de determinado bairro.
O objetivo é proporcionar espaços arborizados, de convivência social e recreação para moradores, crianças e animais.
Praças públicas podem ser utilizadas para se caminhar, contemplar a natureza, conversar com os moradores, levar os filhos para brincar no playground, praticar esportes e, ainda, ser palco de eventos culturais que incentivem cada vez mais a qualidade de vida, a felicidade dos moradores e a redução dos níveis de violência.