O KM-533 da BR-267, entre as rotatórias da Apaporé e do Calcário Bodoquena, está totalmente interditado devido as fortes chuvas das últimas horas.
A interdição é por tempo indeterminado. O local apresenta risco iminente de desmoronamento, devido à erosão causada pelos temporais.
A recomendação é que seja utilizado o desvio por Bela Vista e Caracol, para quem precisa se deslocar entre Jardim e Porto Murtinho.
A BR-267 possui extensão de 683 quilômetros em Mato Grosso do Sul e cruza os municípios de Bataguassu, Anastácio, Nova Alvorada do Sul, Maracaju, Guia Lopes da Laguna, Jardim e Porto Murtinho.
Além disso, é um importante corredor que dá acesso a Rota Biocêanica em direção ao Oceano Pacífico.
Fortes chuvas atingiram Mato Grosso do Sul nas últimas 24 horas. De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, alguns municípios ultrapassaram os 70 milímetros de chuva. Confira:
|
MUNICÍPIO |
CHUVA (mm) |
|
Bataguassu |
2,2 mm |
|
Água Clara |
11,8 mm |
|
Sidrolândia |
13,4 mm |
|
Sete Quedas |
71,4 mm |
|
Amambaí |
12,8 mm |
|
Rio Brilhante |
97,2 mm |
|
Cassilândia |
27,2 mm |
|
Miranda |
2,8 mm |
|
Dourados |
68,4 mm |
|
Aquidauana |
12,8 mm |
|
Três Lagoas |
24,2 mm |
|
Santa Rita |
73,2 mm |
|
Ribas do Rio Pardo |
19,6 mm |
|
Nova Andradina |
31,8 mm |
|
Guia Lopes da Laguna |
62,6 mm |
|
Nova Alvorada do Sul |
20,1 mm |
|
Itaporã |
79,6 mm |
|
Iguatemi |
2,2 mm |
|
Ivinhema |
21,4 mm |
|
Camapuã |
4,2 mm |
|
Caarapó |
28,2 mm |
|
Fátima do Sul |
64,6 mm |
|
Bandeirantes |
2,2 mm |
|
Angélica |
19,2 mm |
|
Campo Grande (Vila Popular) |
59,8 mm |
* Fonte: Natálio Abrahão - meteorologista
Diversos estragos foram contabilizados em Campo Grande, como pane em semáforos; buracos em ruas e avenidas; lamaçal; inundação de casas e comércios; queda de árvores; alagamento do Lago do Amor e aumento do nível dos córregos.
Em Jardim, Guia Lopes da Laguna e Nioaque, os estragos também foram grandes: alagamentos, queda de energia, inundação de casas e aumento do nível dos rios.
PREVISÃO DO TEMPO
A previsão do tempo para este feriadão de Semana Santa/Tiradentes é de muita chuva em Mato Grosso do Sul.
Chuva, céu nublado, raios, relâmpagos, trovões, clima fresco, tempo instável, umidade relativa do ar alta devem marcar o fim de semana em todo o Estado.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de chuvas intensas (perigo) e alerta amarelo de chuvas Intensas (perigo potencial) para todos os municípios de MS.
A precipitação reduz temperaturas, proporciona sensação de clima úmido/arejado, aumenta a umidade relativa do ar e melhora a qualidade de respiração.
RECOMENDAÇÕES
O tempo chuvoso requer cuidados aos sul-mato-grossenses. Confira:
- Evite áreas abertas, como praias, campos de futebol e estacionamentos;
- Mantenha distância de estruturas como muros, cercas, postes, árvores e linhas elétricas;
- Evite ficar próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção;
- Se estiver no mar, rio, lago ou piscina, saia imediatamente;
- Feche os vidros e não encoste nas partes metálicas;
- Permaneça em um local seguro até ter certeza de que a tempestade passou;
- Tome cuidado com a água que for usar para beber ou cozinhar;
- Descarte alimentos que estiveram em contato com a água da inundação;
- Usar guarda-chuvas;
- não enfrentar pontos de alagamento ou enxurradas;
- procurar rotas alternativas no trânsito;
- dirigir devagar e proteger os pés e as mãos com botas e luvas de borracha ou sacos plásticos duplos
- não ficar debaixo de árvores;
- não ficar próximo a cercas de metal;
- ficar calçado e desligar eletroeletrônicos da tomada
- tomar cuidado no deslocamento após chuva de granizo, pois o chão fica escorregadio




