Esportes

LUTO NO VÔLEI

Ex-jogador do Copagaz e campeão olímpico, Pampa morre aos 59 anos

Em São Paulo, jogador estava internado há quase três meses, quando foi diagnosticado com Linfoma de Hodgkin; Pampa já fez parte do Ministério do Esporte no início dos anos 2000

Continue lendo...

André Felippe Falbo Ferreira, conhecido como Pampa, morreu na manhã desta sexta-feira (07), aos 59 anos, após passar por complicações no tratamento do Linfoma de Hodgkin, do qual ele foi diagnosticado em meados de março.

O campeão olímpico em 1992 com a seleção brasileira ganhou destaque no esporte em Campo Grande, na antiga equipe da Copagaz, que participou do Campeonato Brasileiro de Voleibol Masculino em 1985.

Pampa estava internado na UTI da Beneficência Portuguesa, em São Paulo, desde do dia 19 de abril, quando precisou ser transferido com urgência ao hospital. 

Paula Falbo, esposa do ex-jogador, tinha esclarecido esta semana que o quadro clínico de Pampa era grave. A confirmação da morte veio através de nota de pesar da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

“Pampa era um jogador de extremo talento e fez parte da geração que levou o vôlei brasileiro pela primeira vez ao alto do pódio olímpico. Será para sempre referência. É um dia muito triste para todo o voleibol brasileiro”, afirmou o presidente da CBV, Radamés Lattati.

Além de Paula, Pampa deixa duas filhas, Isabella Maria, de 4 anos, e Rafaella Ferrer, de 36 anos. 

Vida e carreira 

Pampa nasceu no Recife, em Pernambuco, e em 1985 troca a vida no Nordeste pelo Centro-Oeste, se mudando para Campo Grande para jogar pelo time da cidade, o Copagaz, que também tinha Carlão, jogador que viria a se tornar campeão olímpico nos jogos de Barcelona (Espanha), em 1992.

Ao longo de sua carreira, jogou em equipes nacionais e internacionais, como o Santa Cruz (PE), Palmeiras (SP), Suzano (SP), Lazio (Itália), Napoli (Itália) e Nec/Osaka (Japão). 

Através de seus desempenhos notáveis pelos clubes, foi chamado para integrar a seleção brasileira no final da década de 80, participando dos Jogos Olímpicos de Seul, na Coreia do Sul, em 1988, do qual o vôlei brasileiro ficou em quarto lugar.

Posteriormente, foi convocado novamente para os Jogos Olímpicos de Barcelona de 1992, quando a seleção conquistou sua primeira medalha no esporte coletivo, marcando a virada de chave no vôlei brasileiro.

Além da conquista olímpica, Pampa estava no elenco da prata nos Jogos Pan-Americanos de 1991 e foi ouro na Liga Mundial de 1993, em São Paulo.

Após a aposentadoria da vida de jogador, trocou a vida do vôlei pela política. Colaborou no Ministério do Esporte por dois anos, entre 2000 e 2002. Posteriormente, foi Secretário de Esportes da cidade de Suzano (SP) entre 2007 e 2010 e Secretário de Esportes de Campos (RJ) entre 2013 e 2015. 

Por último, assumiu a Superintendência Estadual de Esportes do Estado de Pernambuco. Também tinha uma empresa de marketing esportivo, cultural e entretenimento, a Pampa Sports.

Linfoma de Hodgkin

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o linfoma é “um tipo de câncer que se origina no sistema linfático, conjunto composto por órgãos (linfonodos ou gânglios) e tecidos que produzem as células responsáveis pela imunidade e vasos que conduzem estas células através do corpo”. 

Ainda divulga que os casos mais comuns são entre adolescentes e adultos jovens (15 a 29 anos), adultos (30 a 39 anos) e idosos (75 anos ou mais). Há maior propensão nos homens do que nas mulheres.

Assine o Correio do Estado

Esportes

Mano Menezes diz que atrito em campo foi só a 'gota d'água' para saída de Marcelo do Fluminense

Treinador enfatizou que nenhuma direção de clube toma uma decisão importante desse tipo por conta de um único caso

25/12/2024 23h00

Mano menezes e Marcelo se desentendem à beira do campo no Maracanã

Mano menezes e Marcelo se desentendem à beira do campo no Maracanã Reprodução

Continue Lendo...

Depois de livrar o Fluminense do rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o técnico Mano Menezes voltou a falar sobre o desentendimento com o lateral esquerdo Marcelo, que culminou na rescisão do contrato do experiente jogador com o clube.

Segundo o técnico gaúcho, a discussão à beira do gramado com Marcelo na partida com o Grêmio, válida pela 32ª rodada da competição, foi apenas o estopim para antecipar a saída do jogador, cujo contrato se encerraria no final desta temporada.

"O fato do Marcelo não foi um caso isolado. Nenhuma direção toma nenhuma decisão (na beira do campo) por causa de um único caso. Aquilo foi a gota d'água", explicou o treinador em entrevista à Rádio Grenal, na segunda-feira, sem entrar em detalhes a respeito dos episódios.

Na ocasião, nos últimos minutos da partida que vinha sendo realizada no Maracanã, o camisa 12 foi chamado por Mano Menezes para entrar no lugar de Lima, mas o técnico disse ter ouvido "algo que não gostou" do lateral e desistiu de colocá-lo em campo. O empate por 2 a 2 entre Fluminense e Grêmio naquele 1º de novembro deixou as duas equipes em situação difícil na parte de baixo da tabela.

No dia seguinte, Marcelo teve o contrato rescindido pelo clube das Laranjeiras. Mano Menezes, por sua vez, levou a equipe tricolor à 13ª posição no Brasileiro, assegurando uma vaga na próxima Copa Sul-Americana, e renovou seu vínculo até dezembro de 2025.

O Fluminense estreia no Campeonato Carioca no dia 11 de janeiro, diante do Sampaio Corrêa, de Saquarema. De férias, os jogadores se reapresentarão em duas datas: o primeiro grupo, no dia 2, e o segundo, com a maioria dos titulares, no dia 8 de janeiro.

Edição 2025

Fórmula Truck terá etapa no Autódromo Internacional em Campo Grande

O Autódromo Internacional Orlando Moura receberá a 5ª etapa da competição, que contará com a participação de um piloto sul-mato-grossense que iniciou na categoria neste ano

25/12/2024 11h30

Veículo do piloto sul-mato-grossense, Fabrício Berton

Veículo do piloto sul-mato-grossense, Fabrício Berton Divulgação Assessoria

Continue Lendo...

A Fórmula Truck divulgou o pré-calendário da competição para a temporada de 2025, que inclui uma pista internacional e o retorno dos competidores ao Autódromo Internacional Orlando Moura, em Campo Grande.


O autódromo está localizado na BR-262, na saída para Três Lagoas, a cerca de 15 quilômetros do centro da Capital.


Nesta edição, serão 10 etapas realizadas em oito municípios no Brasil e uma etapa fora do país, em Rivera, no Uruguai. Além disso, a competição contará com a participação do piloto sul-mato-grossense Fabrício Berton, que iniciou na modalidade neste ano.

Veículo do piloto sul-mato-grossense, Fabrício BertonReprodução Redes Sociais

Piloto sul-mato-grossense

No dia 30 de julho, o empresário Fabrício Berton, estreante na modalidade, disputou a 4ª etapa da Fórmula Truck deste ano, realizada pela primeira vez no Autódromo Internacional Orlando Moura.

 

 

O empresário, que atua no ramo de reciclagem, foi o único sul-mato-grossense a disputar a prova. Apaixonado pela modalidade, sempre acompanhou as competições no autódromo local sempre que a categoria passava pela região. Assim que surgiu a oportunidade de estar entre os pilotos, ele não a deixou passar.

“Passei um ano me preparando. Fiz a Escolinha do Césinha, em Londrina, e tenho treinado muito para conhecer o caminhão. Terei muitas provas de adaptação pela frente, mas sinto que estou evoluindo a cada vez que vou à pista. Em Campo Grande será uma corrida muito melhor do que foi a de Cascavel”, disse Fabrício ao Jornal do Oeste.

Temporada


A temporada terá início no dia 16 de fevereiro, em Interlagos, na cidade de São Paulo (SP), com encerramento no dia 7 de dezembro, em Cascavel (PR). A maior parte das disputas ocorrerá nos estados do Rio Grande do Sul e do Paraná.

De acordo com o Agora Informa, a organização do evento está a cargo da GT Truck Eventos e conta com o apoio das federações de automobilismo de Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul.

O presidente da GT Truck Eventos, Gilberto Hidalgo, ressaltou que a preparação para a abertura do evento está em andamento. A expectativa para a corrida em Interlagos é de um grande público, o que representará um marco na história da Fórmula Truck.

Veículo do piloto sul-mato-grossense, Fabrício Berton

Pista


A pista do circuito, em sentido anti-horário, tem 3.433 metros de extensão, com três curvas para a direita e seis para a esquerda. O traçado dispõe de uma das maiores retas do Brasil, com 960 metros.

Calendário da Fórmula Truck 2025

  • 16 de fevereiro – São Paulo (SP)
  • 16 de março – Rivera (Uruguai)
  • 13 de abril – Guaporé (RS)
  • 18 de maio – Cascavel (PR)
  • 15 de junho – Campo Grande (MS)
  • 3 de agosto – Local a definir
  • 14 de setembro – Santa Cruz do Sul (RS)
  • 12 de outubro – Tarumã (RS)
  • 9 de novembro – Londrina (PR)
  • 7 de dezembro – Cascavel (PR)

 

 

 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).