O frio continua em Mato Grosso do Sul e deve ser intenso na madrugada desta quarta-feira (25). A Defesa Civil Municipal de Campo Grande divulgou alerta, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), de perigo potencial para o risco de geada na Capital.
O aviso meteorológico tem início às 23h desta terça-feira (24) e segue até às 8h de amanhã. A temperatura mínima pode chegar a 3°C e há risco leve de perda de plantações.
A redução das temperaturas também eleva o risco à saúde da população e exige cuidados redobrados, especialmente entre os mais vulneráveis.
A Defesa Civil orienta a população a redobrar os cuidados, especialmente em áreas de risco.
Em caso de emergências, para solicitação de serviços e pessoas em situação de rua, a população pode ligar para o número 156. Também estão disponíveis os telefones do Corpo de Bombeiros, pelo 193, e da Defesa Civil, no 199.
Apesar do frio intenso na madrugada, a previsão indica que o sol aparece durante a tarde, com aumento de nebulosidade e probabilidade para chuvas de intensidade fraca a moderada em algumas regiões de Mato Grosso do Sul.
De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), as temperaturas serão muito baixas em todo o Estado nas primeiras horas do dia. Além de Campo Grande, há possibilidade de geadas fracas a moderadas, especialmente na região sul.
A combinação entre o resfriamento noturno e a alta umidade favorece a formação de nevoeiros e neblinas durante a madrugada e início da manhã.
As temperaturas previstas são:
- Sul, cone-sul e Grande Dourados: mínimas entre 1°C e 3°C (com possibilidade de valores negativos) e máximas de 11°C a 19°C;
- Sudoeste e Pantanal: mínimas de 5°C a 12°C e máximas de 16°C a 24°C;
- Bolsão, leste e norte: mínimas de 6°C a 10°C e máximas de 15°C a 25°C;
- Campo Grande: mínimas entre 5°C e 7°C e máximas de 15°C a 22°C.
Ainda segundo o Cemtec, os ventos variam entre 30 e 50 km/h, com rajadas acima de 50 km/h em pontos isolados.
Na quinta (26) e sexta-feira (27), o tempo volta a ficar instável com o avanço de uma nova frente fria, associada ao transporte de calor e umidade, atuação de áreas de baixa pressão e cavados.
A previsão é de aumento de nebulosidade e possibilidade de chuvas de intensidade fraca a moderada, com chance de tempestades localizadas na região sul do Estado.





