Os agentes da Polícia Rodoviária Federal (27), de Mato Grosso do Sul, realizaram nesta sexta-feira (27) a maior apreensão de maconha realizada no país. Durante uma fiscalização, os policiais encontraram quase 30 toneladas de maconha, escondidos em carga de milho, próximo ao município de Amambai, a 301 quilômetros de Campo Grande.
Segundo informações preliminares, a carreta com placas do Rio Grande do Sul transportava uma carga de milho pela MS-156 com destino ao município de Marau (RS). Ao avistar o veículo, os policiais da PRF, em conjunto com o SIG (Setor de Investigações Gerais) da Polícia Civil, sinalizaram para que o motorista, cuja identidade foi preservada, parasse.
Em vistoria a carga de milho, os policiais encontraram 28.280 toneladas de maconha.
Questionado, o condutor alegou que ficaria com o veículo como pagamento. Ele ainda afirmou aos policiais que pegou o veículo em Maracaju e estaria a caminho do interior do Rio Grande do Sul.
Conforme apuração do Correio do Estado, essa é a maior apreensão de maconha já registrada no país. O recorde anterior era de 26 toneladas, apreendidas em maio deste ano, durante uma fiscalização entre os municípios de Eldorado e Iguatemi.
O motorista foi preso em flagrante e responderá pelos crimes de tráfico de drogas.
26 toneladas de maconha
O último recorde de apreensão de maconha no país, foi em maio deste ano, quando policiais encontraram escondidas em meio a carga de milho, 26 toneladas. A apreensão aconteceu entre os municípios de Eldorado e Iguatemi.
Além dos entorpecentes, os policiais encontraram armas pesadas e munições escondidas.
Duas pessoas foram presas em flagrante nesta operação. Aos policiais, eles relataram que os entorpecentes seriam levados para o município de Lajeado (RS).