Cidades

FUMAÇA

No pior dia do ano, poluição está 1.520% acima do tolerável em Campo Grande

Índice de Qualidade do Ar (IQar) está em 162, sendo que o recomendável é 10

Continue lendo...

Índice de Qualidade do Ar (IQar) está em 162, considerado ‘muito ruim’, nesta quinta-feira (26), em Campo Grande.

Isto significa que há 162 microgramas de poluição por metro cúbico no ar. Esta é a pior qualidade do ar da história da Capital, desde quando começaram os monitoramentos, em 2021.

De acordo com o doutor em Geofísica Espacial e integrante do Laboratório de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Widinei Alves Fernandes, o IQAr ideal é 10. Portanto, a poluição está 1.520% acima do aceitável.

Campo Grande amanheceu totalmente encoberta por uma pluma de fumaça nesta quinta-feira (26). O céu está cinza, o sol avermelhado e o horizonte com baixíssima visibilidade.

Conforme a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), há cinco classificações possíveis para apontar a qualidade do ar:

  • 0 a 40: Boa
  • 41 a 80: Moderada
  • 81 a 120: Ruim
  • 121 a 200: Muito ruim
  • Acima de 200: Péssima

Frente fria, que se aproxima de Mato Grosso do Sul, muda a direção dos ventos e traz mais fumaça oriunda de incêndios, aumentando a concentração de poluentes no ar.

“Estamos com a pior qualidade do ar já registrada nesse ano. Nós temos aí recebido essa fumaça que tá vindo da região Amazônica, do Mato Grosso, da Bolívia. E isso se deve a essa entrada da frente fria que provocou uma mudança da direção dos ventos. Ao se deslocar, então, essa pluma passou a ficar mais sobre o Mato Grosso do Sul e alcançou o Campo Grande também. Então essa pluma, uma pluma mais densa e constante, causou de forma significativa piora na qualidade do ar. Então são partículas, são gases que estão nos atingindo e tem causado essa piora na qualidade do ar”, explicou o doutor em Geofísica Espacial.

Mas, com a chuva e mudança na direção dos ventos, a pluma de fumaça deixará Mato Grosso do Sul e se deslocará para Goiás (GO), nesta sexta-feira (27).

“Essa frente fria provocou esse deslocamento e vai continuar empurrando esse corredor, então ela vai se deslocar para Goiás e amanhã a fumaça vai embora daqui”, concluiu Widinei Alves.

FUMAÇA

Mato Grosso do Sul está com céu encoberto por fumaça há vários dias consecutivos.

A fuligem é oriunda dos incêndios do Pantanal, Amazônia, São Paulo, Goiás, Bolívia, Mato Grosso e outros estados brasileiros que literalmente estão “pegando fogo”.

O tempo parece nublado, mas, na verdade se trata de fumaça e fuligem dispersas no ar, deixando o horizonte cinzento e com baixa visibilidade.

Em Campo Grande, o sol está avermelhado por conta da fuligem dispersa no ar.

Fumaça é a suspensão na atmosfera de produtos resultantes de uma combustão. Pode ser tóxica quando aspirada. Resulta de queimadas, fogueiras, brasas, motores de gasolina e gasóleo.

Névoa seca é formada quando há a condensação de vapor d'água em combinação com poeira, fumaça e outros poluentes, o que dá um aspecto acinzentado ao ar.

O meteorologista Natálio Abrahão afirmou que o fenômeno responsável por deslocar a fumaça, para longas distâncias, é o vento.

“São fluxos de ventas que se originam lá da região amazônica, e esse fluxo de vento vai agregando esses fatores aí. Se ventar uma manhã inteira, os ventos podem levar a fumaça de 100 a 150 quilômetros de distância em apenas uma manhã”, explicou Abrahão.

Previsão do tempo

Confira a previsão do tempo para o final de semana em Campo Grande e demais regiões de MS

Região do Bolsão, ao leste do estado, terá tempestade entre sábado e domingo

27/09/2024 14h30

Com fumaça, tempo ficará nublado em todo o estado

Com fumaça, tempo ficará nublado em todo o estado Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

A previsão para o final de semana entre sexta-feira (27) e domingo (29) indica tempo mais fechado com aberturas de sol, queda nas temperaturas e, localmente, ocorrência de chuvas e tempestades.

Na sexta e no sábado, o destaque é a queda nas temperaturas, aumento de nebulosidade e probabilidade para a ocorrência de chuvas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento devido ao avanço da frente fria, principalmente nas regiões leste e nordeste do estado.

No domingo, a previsão indica tempo quente e seco, com sol e variação de nebulosidade, além da elevação gradativa das temperaturas, com valores que podem atingir os 42°C.

Os ventos atuam entre o quadrante sul e giram para o quadrante leste ao longo do sábado com valores entre 40 km/h e 60 km/h. Pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.

Confira abaixo a previsão do tempo para cada região do estado: 

  • Para Campo Grande, estão previstas temperaturas mínimas entre 20°C e 23°C e máximas entre 29°C e 35°C. 
  • A região do Pantanal deve registrar temperaturas mínimas entre 20ºC e 27°C e máximas entre 28°C e 39°C. 
  • Em Porto Murtinho são esperadas mínimas entre 19°C e 23°C e máximas entre 27ºC e 40°C. 
  • O Norte do estado deve registrar temperaturas mínimas entre 22°C e 25°C e máximas entre 33°C e 38°C.
  • As cidades da região do Bolsão, no leste do estado, terão temperaturas mínimas entre 20°C e 25°C e máximas entre 34°C e 38°C. Pode haver tempestade entre sexta e sábado.
  • Anaurilândia terá mínimas de 19°C e 20°C e máximas entre 30°C e 34°C. 
  • A região da Grande Dourados deve registrar mínimas entre 17°C e 19°C e máximas entre 28°C e 35°C. 
  • Estão previstas para Ponta Porã temperaturas mínimas de 17°C e 21°C e máximas entre 25°C e 33°C. 
  • Já a região de Iguatemi terá temperatura mínimas entre 15°C e 19°C e máximas entre 27°C e 34°C. 

Assine o Correio do Estado

Atenção

Candidatos sem biometria estão aptos a votar nas eleições

O eleitor que não tiver uma biometria cadastrada precisa apresentar apenas um documento oficial com foto para conseguir votar nas eleições deste ano.

27/09/2024 14h02

Eleições municipais acontecem no dia 6 de outubro em todo país

Eleições municipais acontecem no dia 6 de outubro em todo país Reprodução/ TSE

Continue Lendo...

Faltando menos de 10 dias para as eleições legislativas, os candidatos que não tenham o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral poderão votar normalmente. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é possível se identificar com um documento oficial com foto. 

Para as eleições deste ano, mais de 155 milhões de brasileiros estão com o título de eleitor regular e aptos a votar. Em Campo Grande, 646.198 pessoas estão habilitadas para votar em prefeito e vereadores.

De acordo com o TSE, os documentos aceitos para identidade são: carteira de identidade, social, passaporte ou outro documento com valor legal equivalente, incluindo carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho. 

Não será admitida certidão de nascimento ou de casamento como prova de identidade no momento da votação. 

e-Título 

No caso do e-Título, o aplicativo do TSE, é necessário baixá-lo com antecedência. Para ser aceito no dia da votação, o aplicativo deve exibir uma foto do eleitor no perfil. Caso a foto não seja aplicada na versão digital, será necessário apresentar também um documento oficial com foto na hora de voto.

Para evitar problemas no dia da votação, a Justiça Eleitoral recomenda que os candidatos e candidatos baixem o aplicativo com antecedência, a fim de evitar filas virtuais nos dias que antecederam a votação ou problemas com a qualidade da conexão em virtude da quantidade de acessos simultâneos.  

Atenção: Locais de votação sofrem alterações, vejam 

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul divulgou, nesta terça-feira (24), em todo o estado que, somente em Campo Grande, sete zonas eleitorais mudaram de local.

A mudança começa a valer para as eleições municipais deste ano, cujo primeiro turno ocorre no dia 6 de outubro.

No entanto, enquanto algumas mudanças são provisórias devido a obras - como é o caso do colégio Joaquim Murtinho - outras alterações serão definitivas.

Os novos locais de votação podem ser conferidos aqui.

Consulte seu local de votação

Como conferir onde votar em Mato Grosso do Sul

Para encontrar seu colégio eleitoral, siga os passos abaixo:

Acesse o site do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) por meio do link [https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral#/atendimento-eleitor]
Role a tela até a opção 8. Onde Votar
 

Assine o Correio do Estado. 

 

 

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).