Política

DANÇA DAS CADEIRAS

Prefeita substitui Rudi Fiorese por Domingos Sahib na Secretaria Municipal de Obras

O novo secretário é conselheiro do CONFEA e aposentado do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso do Sul (TCE-MS)

Continue lendo...

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriota), substituiu, nesta quarta-feira (11/01), o atual secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, pelo engenheiro-civil Domingos Sahib Neto, que teve a nomeação publicada em uma edição extra do Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande).

Segundo fontes ouvidas pelo Correio do Estado, Domingo Sahib é uma indicação do esposo da prefeita, o deputado estadual reeleito Lidio Lopes (Patriota), que o teria conhecido no Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso do Sul (TCE-MS). A saída de Rudi Fiorese faz parte da mudança do secretariado iniciado pela prefeita Adriane Lopes depois do primeiro turno das eleições gerais do ano passado para substituir os profissionais ligados ao ex-prefeito Marquinhos Trad (PSD).

A mudança acontece no momento em que Campo Grande enfrenta sérios problemas de infraestrutura urbana, com várias obras paradas, como o Centro de Belas Artes. Além disso, a revitalização do centro da cidade ainda está atrasada, bem como as obras de contenção na Avenida Ernesto Geisel, que já duram anos, e do novo acesso ao Bairro Moreninhas.

Currículo

Domingos Sahib é conselheiro titular por Mato Grosso do Sul no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) para representar a Modalidade de Engenharia até 31 de dezembro de 2024 e aposentado do TCE-MS, atuando como autônomo em obras de engenharia, residenciais e comerciais.

Além disso, ele é pós-graduado lato sensu em Metrologia Aplicada a Engenharia, pelo Centro de Ensino Superior Professor Plínio Mendes dos Santos, pós também em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental, pelo Centro de Pós-Graduação, Pesquisa e Difusão Cultural das Faculdades Oswaldo Cruz e MBA em Gestão Pública com Ênfase em Controle Externo, pelo Centro Universitário Internacional. Atualmente, ele cursa a pós-graduação em Projetos, Execução, Controle de Estruturas & Fundações.

No Sistema CONFEA/CREA-MS até chegar ao plenário federal, Domingos Sahib começou como suplente na Câmara Especializada de Engenharia Civil, Agrimensura e Segurança do Trabalho do Crea MS (CEECAST), em 2006, passou pela 1ª vice-presidência do regional, onde exerceu a presidência em 2011, chegando a representante das entidades de classe na Comissão Organizadora do Congresso estadual de Profissionais, em 2013.

 

Assine o Correio do Estado

Judiciário

Alexandre Branco Pucci é o mais novo desembargador de do TJMS

Ele entra na vaga que era de Luiz Gonzaga Mendes Marques

23/04/2025 18h06

Alexandre Branco Pucci, novo desembargador

Alexandre Branco Pucci, novo desembargador Divulgação

Continue Lendo...

O juiz substituto de 2º Grau, Alexandre Branco Pucci é o mais novo desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Pucci vai ocupar a vaga que era do desembargador Luiz Gonzaga Mendes Marques, que aposentou-se recentemente. 

sessão foi conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça, Des. Dorival Renato Pavan, e contou com a votação de todos os membros do colegiado.

Pucci tem mais de 30 anos dedicados à magistratura de Mato Grosso do Sul, e desde de 2023 já trabalhava, na prática, como desembargador, na função de juiz substituto de 2º Grau de jurisdição. 

“Como já estou há um ano e meio nessa função de juiz substituto de 2º grau, acredito que assumo este novo cargo com uma bagagem que é muito importante”, avaliou o magistrado, que ingressou na magistratura sul-mato-grossense em 1994 e tem passagens pelas comarcas de Ribas do Rio Pardo (Primeira Entrância), Corumbá (Segunda Entrância) e Campo Grande (Entrância Especial), sempre promovido por merecimento.

Também figuraram na lista tríplice o juiz substituto em 2º grau Fábio Possik Salamene e o juiz da Vara da Justiça Militar Estadual da comarca de Campo Grande, Alexandre Antunes da Silva.

Histórico

Graduado pela Faculdade de Direito de Curitiba em 1989 e aprovado como 5º colocado no XVI Concurso de Provas e Títulos, o paranaense Alexandre Pucci ingressou na magistratura em fevereiro de 1994, como juiz substituto da 3ª circunscrição, e em dezembro foi removido para a 1ª circunscrição judiciária.

Em 1996, foi promovido, pelo critério de merecimento, ao cargo de juiz de Primeira Entrância na comarca de Ribas do Rio Pardo.

Dois anos mais tarde, em abril de 1998, mais uma promoção por merecimento o levou ao cargo de juiz de Segunda Entrância, assumindo a titularidade da 2ª Vara Criminal da comarca de Corumbá.

Em 2001, ascendeu, novamente por merecimento, ao cargo de juiz de Entrância Especial na comarca de Campo Grande, onde esteve à frente da 6ª Vara do Juizado Especial até 2019, quando foi designado para atuar como juiz auxiliar da Presidência do TJMS na administração comandada pelo desembargador Paschoal Carmello Leandro.

Entre os anos de 1998 e 2019, o magistrado também exerceu a função de membro da Turma Recursal em diferentes períodos, tanto como titular quanto como suplente, chegando a atuar como presidente por alguns anos.

Ele também percorreu toda a carreira na jurisdição eleitoral, como juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral, onde ocupou o cargo de Ouvidor Eleitoral e atuou na 32ª Zona Eleitoral (Ribas do Rio Pardo), na 7ª Zona Eleitoral (Corumbá) e na 44ª Zona Eleitoral (Campo Grande).

Em 2021, assumiu a 6ª Vara do Juizado Especial da Fazenda Pública e Saúde Pública da capital, e em abril de 2023 foi novamente designado para a Turma Recursal, desta vez como membro titular. Em dezembro do mesmo ano foi removido, pelo critério de antiguidade, ao cargo de juiz substituto em 2º Grau para atuar junto à 3ª Câmara Cível e à 2ª Seção Cível. 

A partir de fevereiro deste ano, passou a atuar junto à 2ª Câmara Criminal, à 1ª Seção Criminal e à Seção Especial Criminal. Agora, com a chegada ao cargo de desembargador, inicia uma nova etapa em sua trajetória no Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul.

Assine o Correio do Estado

Encontro em Brasília

Corredor Bioceânico estará operacional em 2027, diz Riedel

Durante participação no Fórum Empresarial, nesta quarta-feira (23), em Brasília, o governador reforçou a parceria com o Chile

23/04/2025 17h00

Fotos: CNI

Continue Lendo...

O governador Eduardo Riedel (PSDB), que participou da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, destacou que o Corredor Bioceânico estará operacional em 2027.

O encontro, que reúne empresários e autoridades de diversos setores, faz parte do Fórum Empresarial Brasil-Chile.

Na pauta esteve o projeto de rotas de integração sul-americana. O governador aproveitou para apresentar o avanço nas obras da Rota Bioceânica de Capricórnio.

Em sua participação na mesa-redonda "Oportunidades de Negócios e Investimentos para o Corredor Bioceânico", foram debatidas as relações comerciais entre Mato Grosso do Sul e o Chile, projetando que tudo estará em pleno andamento no próximo ano.

"Mato Grosso do Sul vai ser muito beneficiado. Estamos fazendo investimentos extremamente robustos, de mais de 2 bilhões de reais, em pavimentação de rodovias dentro do Estado para acessar a rota”, destacou Riedel.

O governador ressaltou que a ponte entre o Paraná e Mato Grosso do Sul é estratégica para a rota e apontou os incrementos financeiros que viablizaram os projetos.

“O Chile apresentou hoje aqui um plano de investimento, e o Brasil tem investimentos tanto do governo federal quanto do Governo do Estado. Em 2027, a expectativa é que a rota esteja operacional”, explicou o governador, e completou:

“Isso é extremamente positivo para todos os envolvidos. Mato Grosso do Sul, sozinho, exportou ao Chile 209 milhões de dólares em 2024 e importou 197 milhões de dólares. Estamos com uma expectativa de um aumento muito significativo diante dos sinais do empresariado em relação às oportunidades apresentadas aqui.”

Rotas da Integração

A ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, em sua apresentação das cinco rotas de integração comercial sul-americana, frisou que todas foram contempladas com investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Ela ainda destacou que a ponte que liga Porto Murtinho (MS) a Carmelo Peralta (PY) está com 70% das obras concluídas, com prazo de entrega previsto para 2026.

"Há pelo menos 50 anos, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina conversam sobre essa rota bioceânica. A Rota 4 [Bioceânica] significa investimentos e negócios. Sabemos que o Brasil é o terceiro maior parceiro comercial do Chile. O povo chileno já é a terceira maior população turística. Quando falamos de turismo, estamos falando da indústria, estamos falando de integração", completou a ministra.

O presidente do Chile, Gabriel Boric, participou da mesa-redonda junto com o ministro da Economia, Desenvolvimento e Turismo do Chile, Nicolás Grau.

Boric chegou ao Brasil na terça-feira (23), cumprindo agenda com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem assinou 13 acordos comerciais.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).