Operação realizada pela Receita Federal resultou a apreensão de quase 30 toneladas de mercadorias contrabandeadas, avaliadas em R$ 5 milhões, em Ribas do Rio Pardo. A ação foi no dia 17 de maio e o balanço divulgado nessa segunda-feira (21).
Confirme a Receita, a apreensão ocorreu na BR-262, nas proximidades do km 300, entre Campo Grande e Ribas do Rio Pardo.
A ação foi realizada pelo Grupo Regional de Vigilância e Repressão (GRVR) e foi resultado do trabalho de monitoramento e análise de risco, recentemente intensificado pela equipe.
Durante a ação, foram interceptadas encomendas remetidas de forma irregular por meio de transportadoras.
Nos caminhões abordados, havia grande quantidade de mercadorias sem comprovação do pagamento dos tributos devidos.
Ao todo, foram apreendidos cerca de 400 fardos de produtos sem documentação fiscal regular. A carga continha eletrônicos, relógios, perfumes árabes, óculos, vestuários, entre outros.
As mercadorias apreendidas passarão por triagem e análise documental.
Caso seja a confirmada a ilegalidade, os produtos poderão ser leiloados, incorporados ao patrimônio de instituições públicas ou doados para entidades de assistência social.
O objetivo dessa medida, segundo a Receita Federal, é promover a reversão do produto do crime em recursos que atendem ao interesse público e contribuem para o bem comum.
"Ao retirar produtos irregulares de circulação, a Receita Federal protege a indústria nacional, combate a concorrência desleal e reforça a segurança da população. As apreensões também reduzem os impactos do crime organizado e impedem que mercadorias nocivas ou potencialmente perigosas cheguem aos consumidores", disse o órgão, em nota.
Mercadorias estavam em caminhões de transportadoras




