Cidades

EDUCAÇÃO

Rede estadual terá 25,4 mil vagas no ensino fundamental para desafogar municípios

Objetivo é desafogar prefeituras, que tem deficit de vagas para crianças de 0 a 4 anos

Continue lendo...

A Rede Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul abrirá 25.421 vagas para o ensino fundamental, parcial e integral, para o ano letivo de 2024. O objetivo é desafogar os municípios que têm deficit de vagas na educação dos anos iniciais. para que os administradores possam focar na educação infantil.

Em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (6), o secretário estadual de Educação, Helio Queiroz, disse que as prefeituras têm dificuldade em atender a educação infantil, principalmente de 0 a 4 anos.

"O Estado entendeu essa necessidade e buscou formas de atenuar esse problema que as prefeituras vêm enfrentando, oferecendo vagas de 1º ao 5º ano. O Estado deve focar nos anos finais do fundamental e no Ensino Médio, mas para agora, o governo entendeu a necessidade de contribuir com a prefeituras, para que elas possam abrir vagas [na educação infantil]", disse.

Dessa forma, a Rede Estadual passará a oferecer novamente ensino dos primeiros anos do ensino fundamental, assumindo turmas que deveriam ser da rede municipal.

Das vagas de ensino fundamental, 9.104 serão para ensino parcial e 16.317 para o integral, que é o foco do governo.

“Essa é a grande dificuldade dos municípios. O município não tem culpa, imagina a dificuldade se o município não consegue colocar todas as crianças pequenas dentro da escola”, disse o secretário.

“É inviável o prefeito imaginar ampliar o ensino integral, manter a criança mais tempo na escola, sendo que outra não tem espaço em uma escola, nem que seja parcial, então acaba que essa situação tira dos menores a possibilidade de estudar em uma escola de tempo integral”, acrescentou.

“Então, o Estado entendeu que vamos ofertar o ensino fundamental, mas vamos ofertar o ensino fundamental majoritariamente integral, mostrar o papel do integral já nos menores”, concluiu Queiroz.

No total, contando com o ensino médio, a Rede Estadual ofertará 38.940 vagas para o ano letivo de 2024.

Matrículas

O período de matrículas começa nesta terça-feira (7) e segue até o dia 4 de janeiro de 2024.

As matrículas poderão ser feitas pelo site da Matrícula Digital, pelo telefone 0800 647 0028 ou pessoalmente na Central de Matrículas, localizada na Rua Joaquim Murtinho nº 2.612, em frente a Escola Hércules Maymone.

"É importante se atentarem aos prazos sempre e aquele critério das três escolas. Primeira, segunda e terceira opção, a gente tenta atender a todos dos mesmos espaços, às vezes não dá para atender a primeira opção, mas vai na segunda e depois na terceira, mas todo mundo tem a sua vaga garantida na rede estadual", ressaltou o secretário.

 

Cidades

Chuva ameniza a intensidade das queimadas no Pantanal do Amolar

Mesmo com a ajuda da chuva, ainda há focos de incêndio e Corpo de Bombeiros prepara equipes para terrestres com apoio de aeronaves para o combate

20/10/2024 15h30

Incêndio que destruiu a sede da fazenda Berenice, na região do Passo do Lontra

Incêndio que destruiu a sede da fazenda Berenice, na região do Passo do Lontra Divulgação

Continue Lendo...

Depois do ressurgimento de focos de calor com alta potência na região da Serra do Amolar, no Pantanal que divide Mato Grosso o Sul e Mato Grosso, as fortes chuvas registradas nos últimos dias foram abençoadas pelos pantaneiros ao extinguirem os incêndios que atingiram dimensões de descontrole, como no parque nacional do bioma e no entorno da Barra do São Lourenço. A origem desse fogo, que começou no Paraguai-Mirim, ainda é desconhecida.

A linha do fogo nessa região, distante 230 km ao Norte de Corumbá, chegou a se estender por mais de 30 km, segundo o Prevfogo, ameaçando as comunidades ribeirinhas.

Na sexta-feira (18), vídeos divulgados nas redes sociais pelos bombeiros e brigadistas do Ibama mostraram a tensão do combate diante de um fogo tomado pelo vento em direção à beira do Rio Paraguai, onde vivem cerca de 20 famílias. Algumas casas foram abandonadas pelos moradores.

Nesse mesmo dia, imagens reveladas por drone durante monitoramento da área do fogo mostraram um ninho de tuiuiús que acabou sendo atingido pelas chamas, com a mudança da direção do vento.

Numa ação rápida, bombeiros e brigadistas resgataram três filhos da ave símbolo do Pantanal. Os filhotes receberam os primeiros socorros na reserva Acurizal e foram transportados de helicóptero do Ibama para Corumbá. Um dos animais não sobreviveu.

Sede pega fogo

Conforme a coordenação da Operação Pantanal - ativada em abril deste ano pelo Corpo de Bombeiros e com mais de 800 ações de combate realizadas em sete meses -, os incêndios florestais deram uma trégua na região da Serra do Amolar, onde ainda persistem alguns focos de menos intensidade.

Ontem, a prioridade da operação era o combate ao incêndio em área de difícil acesso na região do Parque Estadual do Rio Negro, na Nhecolândia (Corumbá). 

“Estamos preparando o lançamento de equipes terrestres com apoio de aeronave”, informou o coronel bombeiro Antônio Cézar Pereira Silva, da sala de operações.

Os satélites indicavam focos também na região do Passo do Lontra, em Corumbá. Os bombeiros combateram na madrugada de ontem um incêndio que destruiu a sede da fazenda Berenice, a 156 km da cidade.

No Pantanal do Paiaguás, duas fazendas registraram 176mm de chuvas na sexta-feira e sábado.

INICIATIVA

Ação em Campo Grande emitiu 21 autorizações que asseguram a Doação de Órgãos

As Autorizações Eletrônicas para Doação de Órgãos (AEDO) contribuem para reduzir fila de espera com mais de 60 mil pessoas no Brasil

20/10/2024 14h00

A ação que assegura o desejo de ser um doador de órgãos foi realizada neste sábado (19), no Shopping Norte Sul Plaza

A ação que assegura o desejo de ser um doador de órgãos foi realizada neste sábado (19), no Shopping Norte Sul Plaza Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Durante a realizarão a 2ª edição da Jornada Notarial, ação de doação de órgãos em shopping de Campo Grande ajudou a emitir 21  Autorizações Eletrônicas para Doação de Órgãos (AEDO).

Por meio de atendimento público no Shopping Norte Sul Plaza, que aconteceu neste sábado (19), o evento realizado pelo Cartórios de Notas do Mato Grosso do Sul prestou o serviço social gratuito para a população, de possibilitar o registro da AEDO, que assegura a vontade pessoal de ser doador(a) de órgãos.

O objetivo da ação foi de conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos e estimular a emissão de AEDOs, serviço digital que facilita o registro da intenção de doação de órgãos, que segundo Cartório de Notas, contribui para reduzir a fila de espera que ultrapassa 60 mil pessoas no Brasil.

Desde o lançamento desta autorização que pode ser feita pela internet, já foram solicitadas mais de 200 autorizações de doações em Cartórios sul-mato-grossenses.

O AEDO é regulamentada pelo Provimento nº 164/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e disponível gratuitamente para toda a população, a AEDO feita pelos Cartórios de Notas pode ser consultada, via CPF do falecido, pelos responsáveis do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde diretamente na Central Nacional de Doadores de Órgãos.

Cada cidadão pode ter apenas uma AEDO ativa, e caso deseje incluir outros órgãos na autorização, deverá revogar a anterior e emitir uma nova declaração.

A emissão da AEDO é gratuita para o solicitante e pode ser feita através deste link que direciona para o site oficial da autorização para doação de órgãos.

A iniciativa que contou com apoio da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ), também prestou outros serviços de esclarecimento sobre testamentos, heranças, divórcios, compra e venda de imóveis, assim como diversos outros serviços realizados em Cartórios de Notas.

DOCUMENTO ELETRÔNICO

Os cartórios de todo o país lançaram no mês de abril o documento eletrônico que permite a oficialização da vontade dos cidadãos que querem ser doadores de órgãos. A iniciativa foi anunciada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Colégio Notarial do Brasil, por meio da campanha Um Só Coração: Seja Vida na Vida de Alguém. 

Quem se interessar pela autorização eletrônica deve preencher um formulário eletrônico, que será enviado ao cartório selecionado no momento do acesso. A seguir, uma data será agendada pelo cartório para a realização de uma videoconferência, na qual o cidadão será identificado e deverá assinar o documento eletronicamente. 

Após a tramitação do pedido, o documento ficará armazenado no Sistema Nacional de Transplantes e poderá ser acessado no momento do óbito do doador. 

O cidadão poderá autorizar a doação dos seguintes órgãos: coração, pulmão, rins, intestino, fígado, pâncreas, medula, pele e músculo esquelético.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).