Daniela Pessoa, Bolsa de Mulher
Fazer a decoração de um quarto com lindas luminárias, persianas ou cortinas, tapete, almofadas é uma maneira de deixá-lo com a sua cara, de uma forma confortável... Desde que a decoração de sua cama também esteja combinando. E isso não significa dizer apenas um lençol e colcha bem feitas. A cama é o móvel primordial desse cômodo e, logo, o foco da atenção. A decoração do quarto desaparece se não houver harmonia com o todo.
No mercado, existe uma grande variedade de produtos para compor um jogo de cama decorativo, podendo deixar qualquer pessoa admirada. Um exemplo é o kit de lençol, virol, fronhas, capa de travesseiro, capa de almofadas e um cobre-leito, tudo combinando. Cobre-leito é uma espécie de edredon, só que mais fino, para ser usado em dias não tão frios, e que dá um caimento melhor que o edredon, mais pesado. A dica é esticar bem o lençol, colocar o virol (outro tipo de lençol que fica por cima), e depois o edredon. Dobre a parte do virol por cima do edredon. Com os travesseiros forrados, coloque um sobre o outro ou, então, deixe-os recostados na cabeceira. Os decoradores informam que existem pessoas que gostam de tudo muito certinho, são mais perfeccionistas e preferem sobrepor as almofadas nos travesseiros. Outros fazem o estilo mais arrojado e espalham as almofadas pela cama.
Os homens também são exigentes, gostam de escolher jogos de cama de boa qualidade. Eles sabem que não é só beleza. Eles sabem que para ter conforto é preciso ter qualidade do toque do tecido. Ainda assim, eles ainda pedem mais opinião que a mulher sobre o que levar, se estiverem sozinhos.
Para quem acha que só os adultos gostam de escolher a roupa de cama, fique sabendo que a palavra final nos quartos com decoração infantil realmente é dos “pequenos”. As crianças participam e sabem o que querem. As estampas são de personagens de desenhos animados que estão em voga.
Tecidos e cores
As cores vão depender do gosto de cada um. Pode ser usado, por exemplo, uma tapete e cortina mais básicos e ousar nas cores do jogo de cama. Ou uma colcha mais simples e trabalha mais a cortina, com bordados. Mas tudo em harmonia sempre. E quem gosta de exclusividade pode encomendar roupas de cama de acordo com o tamanho desejado, com o tecido escolhido, na cor que quiser, pedir algum tipo de bordado e outros detalhes que desejar.
Para quem tem um edredon, é possível variar as cores com forros próprios, como se fosse o próprio lençol. Entre os tecidos mais procurados existem o misto (50% poliéster e 50% algodão), o 100% algodão, a malha e o percal de vários fios. A malha é um tecido muito procurado, tanto nos lençóis quanto nos edredons, por ser mais leve e confortável.
Quanto maior o número de fios da malha e do percal, maior a sua nobreza e, por consequência, mais caro. Acima de 180 fios, o toque se torna mais macio e evita o surgimento de “bolinhas”, porque os fios não arrebentam.
Para quem não tem esta habilidade tão aguçada, pode e deve pedir opinião aos vendedores, arquitetos, decoradores e designers de interiores. Tudo pela composição e beleza de um quarto para um resultado aconchegante para os olhos e o restante do corpo.