Política

Eleições 2022

Capitão Contar diz que saiu derrotado porque não se curvou à esquerda e foi vítima de fake news

Alegação foi acerca do pleito realizado no último domingo (30)

Continue lendo...

Após derrota nas urnas neste domingo (30), Renan Contar (PRTB), que concorria ao cargo de governador de Mato Grosso do Sul, disse que não venceu o pleito porque foi prejudicado pela articulação que o PSDB fez com a esquerda, especialmente com o PT.

O capitão reformado do Exército ainda disse que não foi apenas uma questão de políticos e entidades apoiarem seu rival, mas sim, de se posicionarem contra sua candidatura, com divulgação em meios de comunicação e redes sociais. 

“Todos estavam contra a minha candidatura”, afirmou, acrescentando que muitas mentiras e fake news envolvendo seu nome foram espalhadas desde o 1º turno, inclusive, em alguns casos, o então candidato acionou a Justiça Eleitoral para que erros fossem reparados. 

“ Eu realmente enfrentei a máquina e uma estrutura inteira do estado. E isso sendo dito 24 horas por dia, durante esse mês inteiro. Acaba que a gente sente o reflexo”, completou. 

Contar ainda afirmou que apoiadores de Riedel fizeram com que uma onda de negativismo chegasse à sua campanha por meio de mentiras, as quais diziam que ele iria paralisar obras ou acabar com obras sociais, por exemplo.

Dessa forma, de acordo com ele, essas circunstâncias acabaram impactando no crescimento da campanha dele, especialmente no segundo turno.

Além disso, Contar ainda apontou que a diferença de desempenho entre o 1º  e 2º turno teve influência das alianças que o PSDB fez com a esquerda, especialmente com o PT. 

No dia 2 de outubro, quando ficou definido quais candidatos seguiam na disputa pelo governo, Contar saiu na frente com 26,71% contra 25,16% de Eduardo Riedel. 

Dentro disso, quando questionado sobre o porquê ele ganhou em Campo Grande e Dourados no 1º turno e perdeu no 2º, Contar disse que não fez aliança com a esquerda. 

“Se tem algo que eu não fiz foi fazer aliança com a esquerda. Eu não me curvei, mantive a minha postura, apesar de ter tido declaração de votos de alguns candidatos”, concluiu.

Assine o Correio do Estado

Câmara dos Deputados

Relator da PEC 6x1 será indicado no início desta semana, diz Hugo Motta

A tramitação sobre a admissibilidade se dará até o final do mês de março

22/02/2026 20h00

Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta

Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta Foto: Câmara dos Deputados

Continue Lendo...

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou neste domingo (22) que o relator da PEC que acaba com a escala 6x1 na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa será indicado no início desta semana. A declaração consta em vídeo publicado no Instagram de Motta.

Segundo o parlamentar, a decisão foi acordada em reunião com o presidente da comissão, o deputado Leur Lomanto Júnio (União-BA)

"O relator da proposta na comissão já será indicado no início desta semana. Combinamos também que a tramitação sobre a admissibilidade se dará até o final do mês de março.

O debate será ampliado na comissão especial que será criada após a tramitação na Comissão de Constituição e Justiça", afirmou.

No vídeo, Motta afirma que a discussão é legítima, mas pondera que ela precisa ser feita com responsabilidade.

"Além de ouvir os trabalhadores, os representantes sindicais, nós queremos ouvir também quem emprega, os empresários, para que tudo isso seja conduzido sem radicalismo, sem imposição e sem improviso, com compromisso com o nosso país", disse.

ENCONTRO

Tarcísio diz ter certeza de que reunião com Flávio na quarta-feira será positiva

De acordo com o mandatário, no encontro será discutido um projeto para o País, diretrizes e politicas públicas que "a esquerda deixou de oferecer"

21/02/2026 22h00

Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos)

Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) Foto: Divulgação

Continue Lendo...

O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse neste sábado, 21, em conversa com jornalistas, estar certo de que será muito positiva a reunião que ele terá com o senador e candidato à Previdência da República pelo Partido Liberal (PL), Flávio Bolsonaro. De acordo com o mandatário, no encontro será discutido um projeto para o País, diretrizes e politicas públicas que "a esquerda deixou de oferecer".

Perguntado sobre o que pensa das avaliações de alguns partidos de direita de que seria melhor uma chapa única encabeçada por Flávio para enfrentar e derrotar Lula no pleito presidencial, o governador evitou fazer criticas aos demais postulantes e se limitou a dizer que dará todo apoio ao candidato filho de Jair Bolsonaro. "Daremos todo o apoio ao Flávio Bolsonaro", disse Tarcísio.

O governador participou neste sábado da inauguração de uma praça no município de Embu das Artes, na grande São Paulo. Por ter integrada a ela uma nova Escola de Qualificação Profissional, com cursos gratuitos de capacitação nas áreas de moda e arte, beleza e bem-estar, gastronomia, informática, construção civil e administração, o espaço recebeu o nome de Praça da Cidadania e será coordenado pelo Fundo Social do Estado. O local também dispõe de ambientes equipados para a prática de esportes, lazer e convivência comunitária.

Banco Master

Perguntado durante a entrevista sobre o que pensa sobre o silêncio dos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), sobre as investigações envolvendo o Banco Master, Tarcísio se esquivou de responder. Mas deu aval à manifestação contra Lula e os ministros do STF Alexandre de Moraes e Dias Toffoli convocada pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) para 1º de março na esteira das investigações sobre o caso Master.

"Nikolas está captando o sentimento de indignação da população, de que não dá mais e que tem que ser feito alguma coisa", disse. O governador disse também que ainda não está tratando da escolha de seu vice na corrida à reeleição.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).