Política

CÂMARA MUNICIPAL

Claudinho Serra toma posse como vereador de Campo Grande

Ele assume a vaga do vereador Professor João Rocha (PP), que assumirá a vaga de secretário municipal

Continue lendo...

O suplente Claudinho Serra (PSDB) tomou posse como vereador de Campo Grande nesta terça-feira (23), na Câmara Municipal. Ele assume a vaga deixada pelo vereador João Rocha (PSDB), que se licenciou para assumir a vaga de de secretário municipal de Governo e Relações Institucionais no lugar de Marcio Cesar Oliveira da Fonseca.

Claudinho Serra era secretário municipal em Sidrolândia e pediu exoneração para assumir o cargo no Legislativo Municipal da Capital.

Nas eleições de 2020, pelo PSDB, ele obteve 3.616 votos.

Na solenidade de posse, Claudinho Serra disse que o dia de hoje marca o começo de um "grande novo ciclo".

"Com o coração grato, quero honrar os votos obtidos dos cidadãos campo-grandenses, de homens e mulheres de bem que levantam cedo em busca do sustento de suas famílias. Vou lutar por entregas de fato ao cidadão. Contem comigo para defender o povo”, discursou.

“Estou consciente das minhas responsabilidades. Vamos trabalhar por justiça social, com responsabilidade. Muito obrigado, Deus nos abençoe e viva Campo Grande”, concluiu o novo vereador.

Perfil

Claudio Jordão de Almeida Serra Filho, conhecido como Claudinho Serra, nasceu em Campo Grande no dia 27 de agosto de 1991.

Formado em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), foi presidente do Diretório Acadêmico Clóvis Beviláqua e logo depois presidente da Comissão de Acadêmicos e Estagiários da OAB.

Em 2016, foi convidado pelo então governador Reinaldo Azambuja para ser um dos coordenadores de campanha dos candidatos do PSDB nos municípios.

Também atuou no Governo do Estado, especificamente nos assuntos políticos de Campo Grande, diretamente com o secretário de Articulação Política, Sérgio de Paula, e também com o então secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel.

Entre abril e dezembro de 2021, foi diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes (Funesp). Depois, assumiu a secretaria municipal de Fazenda, Tributação e Gestão Estratégica de Sidrolândia.

João Rocha licenciado

João Rocha também discursou na Câmara e afirmou que irá manter um bom relacionamento com os vereadores, agora em sua nova função, mas respeitando a independência entre os poderes.

“Por quase 15 anos, tivemos a oportunidade de usar essa ferramenta da democracia. Hoje, usamos essa Tribuna não para fazer despedidas, mas continuar o fortalecimento de uma ponte entre a Câmara de Vereadores e o Poder Executivo, uma ponte de harmonia, mas com independência”, afirmou.

João Rocha também agradeceu os colegas pelos momentos que passou na Casa de Lei.

"Passaram vários colegas por aqui, vivemos momentos alegres, e outros extremamente difíceis. Aqui, amadurecemos muito. Tivemos oportunidade de trabalhar no Executivo Estadual, Municipal, mas o Poder Legislativo nos forja”, finalizou.

Política

PGR defende progressão de regime do hacker Delgatti em caso que envolve Zambelli e Moraes

Walter está preso por ter invadido o sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a mando da então deputada Carla Zambelli

22/12/2025 21h00

Hacker Walter Delgatti na CPMI dos atos de 8 de Janeiro

Hacker Walter Delgatti na CPMI dos atos de 8 de Janeiro Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Continue Lendo...

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou nesta segunda-feira, 22, de forma favorável à progressão de regime prisional de Walter Delgatti, conhecido como hacker de Araraquara (SP), condenado a oito anos e três meses de prisão.

Delgatti está preso por ter invadido o sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a mando da então deputada Carla Zambelli (PL-SP) e por emitir um falso mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

No parecer enviado ao ministro-relator Alexandre de Moraes, a PGR informou que, até 2 de julho deste ano, Delgatti havia cumprido um ano, 11 meses e cinco dias de pena - o equivalente a 20% do total. O documento também destaca que o atestado de conduta carcerária emitido pela unidade prisional aponta bom comportamento do detento, requisito previsto em lei para a concessão do benefício.

"Além disso, o atestado de conduta carcerária emitido pela unidade prisional atesta que o reeducando Walter Delgatti Neto apresenta bom comportamento carcerário. Dessa forma, estão atendidos os requisitos objetivos e subjetivos exigidos para a progressão de regime prisional", escreveu o PGR Paulo Gonet.

A manifestação da PGR foi solicitada pelo ministro Alexandre de Moraes, responsável pelo processo de execução penal e pelo pedido de progressão apresentado pela defesa. Não há prazo para decisão.

 

Política

Lula sanciona alta de 8% em salários do Jucidiário em 2026, mas veta reajuste em 2027 e 2028

Texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

22/12/2025 19h00

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva Agência Brasil

Continue Lendo...

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou o reajuste para os servidores do Poder Judiciário em 2026, mas vetou o aumento dos salários nos tribunais em 2027 e 2028. O texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

O projeto aprovado pelo Congresso Nacional prevê reajuste de 8% nos salários do Judiciário a partir de julho de 2026. Lula vetou aumentos idênticos previstos para julho de 2027 e julho de 2028.

"Em que pese a boa intenção do legislador, a proposição legislativa contraria o interesse público ao estabelecer aumento da despesa com pessoal com parcelas a serem implementadas em períodos posteriores ao final do mandato do Presidente da República, contrariando a vedação prevista no art. 21, caput, inciso IV, alínea b, da Lei Complementar nº 101, de 2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal", justificou o Planalto.

Assine o Correio do Estado 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).