Política

Política

Duas variedades de cana são suscetíveis à ferrugem

Duas variedades de cana são suscetíveis à ferrugem

Redação

08/02/2010 - 06h27
Continue lendo...

Pesquisadores já identificaram pelo menos duas variedades de cana-de-açúcar altamente suscetíveis à ferrugem alaranjada – doença provocada por um fungo do gênero puccinia e que, no Brasil, foi descoberta no mês passado tendo se propagado principalmente em lavouras da região oeste de São Paulo. Segundo especialistas, Mato Grosso do Sul deve ser o próximo a apresentar focos por fazer fronteira com aquele Estado. “Não há como fugir. Mato Grosso do Sul certamente apresentará casos da doença, pois, assim como a ferrugem da soja, os esporos do fungo se espalham pelo vento e estamos bem ao lado de municípios contaminados. É uma questão de tempo apenas”, afirmou o diretor da Associação de Bioenergia de MS (Biosul), Isaías Bernardini. Em São Paulo já há lavouras de cana com a ferrugem alaranjada em Presidente Prudente, Araçatuba e Ribeirão Preto, entre outras cidades. Para que o Estado não seja pego de surpresa pelo fungo, pesquisadores já iniciaram testes para minimizar os efeitos da doença. Segundo Roberto Hollanda Filho, presidente da Biosul, todos os segmentos do setor estão atentos e buscando alternativas. “Pesquisadores estão verificando as variedades mais resistentes, usinas e produtores estão em busca de informação para evitar variedades suscetíveis à ferrugem alaranjada”, informou. Atualmente três entidades brasileiras pesquisam inúmeras variedades existentes no País: a Rede Universitária para Desenvolvimento do Setor Sucroalcooleiro (Ridesa), o Centro Técnico Canavieiro (CTC), e a Canavialis – empresa da Monsanto especializada em melhoramento genético da cana-de-açúcar. Variedades Como não há defensivo para a ferrugem alaranjada e o empenho do setor é que sejam criadas plantas resistentes, e não agrotóxicos que possam aumentar os custos e prejudicar o meio ambiente, pesquisas já levaram à identificação de, pelo menos, duas variedades que devem ser descartadas pelos produtores e usinas, pois são sensíveis à doença. Entre elas está uma pertencente ao tipo RB (República do Brasil), que há cerca de 30 anos é utilizada no mundo todo. Trata-se da RB 454, que atualmente é uma das três mais cultivadas em Mato Grosso do Sul e que também responde por 40% das lavouras de cana da Austrália – país onde a ferrugem alaranjada surgiu há cerca de 10 anos e em seguida se propagou pela América Central. A segunda mais sensível é uma variedade paulista, a SP 1115, criada pelo CTC. Esta é uma planta extremamente suscetível à doença e, segundo especialistas, terá que ser eliminada com o tempo ou aprimorada por novas pesquisas.

Política

PGR defende progressão de regime do hacker Delgatti em caso que envolve Zambelli e Moraes

Walter está preso por ter invadido o sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a mando da então deputada Carla Zambelli

22/12/2025 21h00

Hacker Walter Delgatti na CPMI dos atos de 8 de Janeiro

Hacker Walter Delgatti na CPMI dos atos de 8 de Janeiro Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Continue Lendo...

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou nesta segunda-feira, 22, de forma favorável à progressão de regime prisional de Walter Delgatti, conhecido como hacker de Araraquara (SP), condenado a oito anos e três meses de prisão.

Delgatti está preso por ter invadido o sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a mando da então deputada Carla Zambelli (PL-SP) e por emitir um falso mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

No parecer enviado ao ministro-relator Alexandre de Moraes, a PGR informou que, até 2 de julho deste ano, Delgatti havia cumprido um ano, 11 meses e cinco dias de pena - o equivalente a 20% do total. O documento também destaca que o atestado de conduta carcerária emitido pela unidade prisional aponta bom comportamento do detento, requisito previsto em lei para a concessão do benefício.

"Além disso, o atestado de conduta carcerária emitido pela unidade prisional atesta que o reeducando Walter Delgatti Neto apresenta bom comportamento carcerário. Dessa forma, estão atendidos os requisitos objetivos e subjetivos exigidos para a progressão de regime prisional", escreveu o PGR Paulo Gonet.

A manifestação da PGR foi solicitada pelo ministro Alexandre de Moraes, responsável pelo processo de execução penal e pelo pedido de progressão apresentado pela defesa. Não há prazo para decisão.

 

Política

Lula sanciona alta de 8% em salários do Jucidiário em 2026, mas veta reajuste em 2027 e 2028

Texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

22/12/2025 19h00

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva Agência Brasil

Continue Lendo...

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou o reajuste para os servidores do Poder Judiciário em 2026, mas vetou o aumento dos salários nos tribunais em 2027 e 2028. O texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

O projeto aprovado pelo Congresso Nacional prevê reajuste de 8% nos salários do Judiciário a partir de julho de 2026. Lula vetou aumentos idênticos previstos para julho de 2027 e julho de 2028.

"Em que pese a boa intenção do legislador, a proposição legislativa contraria o interesse público ao estabelecer aumento da despesa com pessoal com parcelas a serem implementadas em períodos posteriores ao final do mandato do Presidente da República, contrariando a vedação prevista no art. 21, caput, inciso IV, alínea b, da Lei Complementar nº 101, de 2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal", justificou o Planalto.

Assine o Correio do Estado 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).