Política

ATUALIZAÇÃO

Em nova lista, 32 sul-mato-grossenses aparecem entre presos provisórios em Brasília

Também foi divulgada lista de pessoas liberadas mediante uso de tornozeleira, mas nenhum nome é de MS

Continue lendo...

Em lista atualizada neste sábado (21), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seape) divulgou o nome de 32 sul-mato-grossenses que estão detidos em Brasília por serem suspeitos de participação nos atos de vandalismo que ocorreram em Brasília no segundo domingo do ano, 08 de janeiro. 

A divulgação obedece determinação da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal e separa os detidos em estão no Centro de Detenção Provisória II. No local estão presos 20 homens de MS. 

Já na Penitenciária Feminina do Distrito Federal estão 12 mulheres do Estado, acusadas de terem participado dos protestos violentos, no qual os prédios que abrigam o Congresso Federal, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo. 

Na lista de investigados que foram liberados para responderem às acusações em liberdade e que serão rastreados por tornozeleira eletrônica não há nomes de pessoas oriundas de Mato Grosso do Sul. 

Ao todo, entre homens e mulheres, 942 pessoas tiveram suas prisões preventivas decretadas e outras 464 foram liberadas mediante o uso de tornozeleira.

VEJA AS LISTAS ABAIXO 

Centro de Detenção Provisória II - CDP II

  • Alcebiades Ferreira da Silva 
  • Alexandre Henrique Kessler
  • Carlos Rogério Coimbra
  • Daniel Rodrigues Machado
  • Diego Eduardo de Assis Medina
  • Djalma Salvino dos Reis
  • Eliel Alves 
  • Ilson Cesar Almeida de Oliveira
  • Ivair Tiago de Almeida 
  • Jairo de Oliveira Costa
  • Jeferson Franca da Costa Figueiredo 
  • João Batista Benevides Da Rocha
  • Joci Conegones Pereira
  • José Paulo Alfonso Barros
  • Leandro do Nascimento Cavalcante
  • Mario Jose Ott 
  • Misael da Gloria Santos 
  • Ricardo Moura Chicrala
  • Rodrigo Ferro Pakuszewski
  • Vilson Rogério Santos Amorim

Penitenciária Feminina do Distrito Federal

  • Ceila Michelle Pilocelli
  • Debora Candida Gimenez
  • Edna Dias Sales
  • Elaine Ferreira Gonçalves
  • Franceli Soares da Mota
  • Madalena Severa dos Santos
  • Maria Aparecida Barbosa Feitosa
  • Marilete Pires Cabreira
  • Regina Maria Fidelis da Silva
  • Sidneia Xavier Gomes
  • Valeria Arruda Gil
  • Zilda Aparecida Correia De Paula

Desempenho

Brasil brilha no Mundial de Tênis de Mesa por equipes e avança ao mata-mata por antecedência

Seleção feminina foi a primeira a jogar no dia e não decepcionou, ganhando da República Checa por 3 a 1

29/04/2026 23h00

Bruna

Bruna divulgação

Continue Lendo...

O Brasil precisou de apenas duas rodadas para se garantir no mata-mata do Mundial de Tênis de Mesa por equipes disputado em Londres, na Inglaterra. Nesta quarta-feira, um dia após largar com triunfos no masculino e no feminino, o País repetiu a dose e carimbou a vaga com uma jornada de antecedência.

A seleção feminina foi a primeira a jogar no dia e não decepcionou, ganhando da República Checa por 3 a 1 e já confirmando a primeira colocação do Grupo 5 - fizeram 3 a 0 na largada contra o Casaquistão, na véspera.

Bruna Takahashi atuou duas vezes, anotando 3 a 0 diante de Karin Grofova e de Veronika Polakova, que também foi superada por sua irmã, Giulia, por 3 a 1. A única derrota foi de Laura Watanake, que caiu por 3 a 1 diante de Hanka Kodet.

Logo após, foi a vez de o time masculino comandando por Hugo Calderano ir para a disputa diante da Hungria. Desta vez, com doses de sofrimento e a necessidade de cinco jogos para celebrar um triunfo apertado por 3 a 2.

Vindo de 3 a 1 diante de Porto Rico, o Brasil esperava uma disputa mais tranquila, mas os húngaros exigiram demais da equipe verde e amarela. Calderano ganhou seus dois jogos, contra David Szantos (3 a 0) e Csaba Andras (3 a 1), mas

Guilherme Teodoro e Leonardo Lizuka foram superados por Adam Szudi (3 a 2) e Csaba Andras (3 a 0), respectivamente, e veio a necessidade do confronto de desempate.

Lizuka foi o escolhido para decidir diante de David Szantos e buscou um triunfo maiúsculo, por 3 a 2, após perder os dois primeiros games. Fechou com 11 a 8, garantindo a vaga brasileira, que nesta quinta encara o frágil Casaquistão para confirmar a liderança do Grupo 4.

Assine o Correio do Estado 

Declaração

Escala 6x1: Posso apresentar o relatório entre 20 e 22 de maio, diz Leo Prates

Declarações ocorreram nesta quarta-feira, 29, após ter tomado posse da relatoria na Câmara.

29/04/2026 21h00

Foto: Divulgação

Continue Lendo...

O relator da comissão especial sobre as propostas que dão fim à escala 6x1, deputado Leo Prates (Republicanos-BA), declarou que pretende apresentar o seu parecer ao colegiado entre os dias 20 e 22 de maio.

As declarações ocorreram nesta quarta-feira, 29, após ter tomado posse da relatoria na Câmara. O presidente do colegiado é o deputado Alencar Santana (PT-SP).

O relator disse que vai apresentar o seu plano de trabalhos ao presidente Hugo Motta (Republicanos-BA) na próxima segunda-feira, 4. A votação do plano deve ter na terça-feira, 5

"Eu posso apresentar o relatório na comissão especial entre 20 e 22 (de maio)", declarou Prates. Segundo ele, a expectativa é de que a votação ocorra na semana seguinte.

Em entrevista à imprensa, Prates reiterou que produzirá um "texto médio do pensamento da Casa" e que trabalhará "com equilíbrio e conversando com setor produtivo".

"O que nós pudermos, dentro da meta, que é acabar com a escala 6x1, fazer para mitigar os efeitos econômicos, nós faremos, dentro de rearranjos econômicos", disse.

Prates acrescentou: "Inclusive, eu já conversei com o presidente Alencar, com o presidente Hugo Motta, sobre algumas coisas que a gente voluntariamente possa fazer, que possa preparar o Brasil para a escala ideal, que é a 4x3".

De acordo com o presidente da Câmara, a expectativa é de que a comissão e o plenário realizem a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) até o fim de maio. Em seguida, o Senado deverá analisar a matéria.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).