Política

VERIFICAÇÃO

São falsas afirmações de que Bolsonaro disse ter morado no "Acre em MS"

Durante debate na rede Globo, candidato à presidência diz ter morado em "Nioaque"

Após o último debate entre os presidenciáveis - transmitido na noite de quinta-feira (29) -, uma fala do presidente Jair Bolsonaro foi distorcida nas redes sociais, apontando que o atual chefe do Executivo Federal disse ter morado no "Acre, no Estado de Mato Grosso do Sul". 

Ainda durante o debate e na manhã desta sexta-feira (30), o assunto repercutiu nas redes sociais e diversas pessoas compartilharam inclusive trecho enganoso de vídeo que, gravado diretamente da transmissão ao vivo, exibe Bolsonaro e uma legenda falsa com o seguinte texto: 

"Eu morei no Acre no Estado de Mato Grosso do Sul gente pelo amor de Deus", aponta a publicação. 

Publicado pelo perfil @phrodrigues (usuário pedraozim) no TikTok, o vídeo com a legenda enganosa já contabiliza 222.1 mil visualizações; 1.272 comentários e mais de 7,6 mil curtidas. 

A verdade

Importante frisar que, durante fala do atual presidente da República, Jair Bolsonaro comentou: "eu morei em Nioaque, Estado do Mato Grosso do Sul. Conheço muito bem o Pantanal sul-mato-grossense". 

Distante 184 km de Campo Grande, Nioaque possui, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma população estimada de 13.794 pessoas e foi fundada em 1849. 

Conforme a própria biografia do presidente - na página do Planalto no portal gov.br - o item que lista Atividades Profissionais e Cargos Públicos destaca o período entre 1979 e 1981, que Jair Bolsonaro serviu como capitão do Exército Brasileiro. 

Além disso, ainda no ano de sua eleição (2018), o portal G1 Mato Grosso do Sul publicou material que relembrava o passado do atual presidente, da época em que viveu em MS.  

Segundo o informativo, ele teria atuado no 9º Grupo de Artilharia de Campanha, sendo que Mato Grosso do Sul foi o primeiro Estado de serviço fora do Rio de Janeiro, depois que Jair Bolsonaro  formou-se na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em 1977.

Ainda, desse serviço entre 1979 e 1981, o atual presidente da república atuou como treinador do time de futebol que os militares formavam. 

Vale ressaltar que a equipe do Correio Verifica tem atuado durante o período eleitoral, esclarecendo: regalias: saiba porque eleições são atrativas para os militares; explicando sobre votos válidos, brancos e nulos; além da saga de entrevistas com os candidatos ao Governo de Mato Grosso do Sul ( Eduardo Riedel; Marquinhos Trad; Rose Modesto; André Puccinelli; Giselle Marques; Capitão Contar e Adonis Marcos) que foram sabatinados pelo Correio do Estado. 

 

Assine o Correio do Estado

mato grosso do sul

Pessoas físicas doaram R$ 5,36 milhões para candidatos ao governo e ao Senado

O governador reeleito Eduardo Riedel (PP) e o senador eleito Reinaldo Azambuja (PL) concentraram 75,3% das contribuições

05/11/2026 08h00

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel Marcelo Victor

Continue Lendo...

master paraguaio

Oposição pede impeachment de presidente do Paraguai

Pedido está sendo feito depois do escândalo financeiro que fechou o Ueno Bank e afetou 3 milhões de correntistas. Peña era acionista do banco

05/11/2026 06h55

Agência do Banco Ueno em Pedro Juan Caballero

Agência do Banco Ueno em Pedro Juan Caballero

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).