Política

Rota Bioceânica

Campo Grande pode ter voos diretos para o Chile

Após o anúncio de abertura de escritório no Chile, o governo do estado alinha a possibilidade de voos diretos para Indique

Continue lendo...

Durante evento em Campo Grande com empresários e autoridades chilenas, o governador Eduardo Riedel (PSDB), debateu a possibilidade de voos diretos entre Campo Grande e Indique no Chile. 

Ficou estabelecido entre o Governo do Estado e Taparacá, o alinhamento com as companhias aéreas para verificar a possibilidade de voos diretos entre Indique a capital sul-mato-grossense.

Além de estreitar negócios, o governador Eduardo Riedel, enxerga o potencial turístico da Rota Bioceânica, tanto entre empresários quanto a população dos dois países sul americanos.

“Mato Grosso do Sul vai ter sua casa em Iquique, para podermos promover nosso Estado, assim como Tarapacá já tem seu escritório em Campo Grande. Ainda vamos lutar para conseguir este voo direto. Estamos nos extremos, mas criando um elo e se conectando”, pontuou Riedel.

Durante o evento foram celebrados convênios entre o estado chileno com entidades públicas e privadas. 

Tarapacá Day

Conforme noticiado pelo Correio do Estado o a possibilidade de expansão de voos (Campo Grande / Indique) aconteceu no  “Tarapacá Day” evento sediado em Campo Grande, que teve início ontem e encerrou nesta terça-feira (9) no Hotel Deville.

Oportunidade em que gestores e empresários dos dois países discutiram a expansão de negócios, tanto do estado quanto na região norte do Chile.

Especificamente em Indique que possui região portuária estratégica, por onde irá escoar a produção sul-mato-grossense, pelo Oceano Pacífico até o mercado asiático. 

Mais destinos 

A Aena, empresa espanhola que administra o Aeroporto Internacional de Campo Grande, divulgou que durante os próximos quatro meses novos destinos estarão disponíveis.

O governo do estado confirmou as novas rotas para quem deseja tirar as malas do armário e aproveitar o período de férias escolares que são:

  • Porto Seguro (BA);
  • Belo Horizonte (MG);
  • Florianópolis (SC).

A empresa que ofertará o serviço será a Azul Linhas Aéreas, cujo o diretor de Relações Institucionais, Fábio Campos, esteve reunido com o governador Eduardo Riedel (PSDB) na sede da governadoria, abordando a inclusão de voos diretos de Campo Grande a outras localidades do país.

 

** Colaborou Alanis Netto e Leo Ribeiro

 

Assine o Correio do Estado

Política

PGR defende progressão de regime do hacker Delgatti em caso que envolve Zambelli e Moraes

Walter está preso por ter invadido o sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a mando da então deputada Carla Zambelli

22/12/2025 21h00

Hacker Walter Delgatti na CPMI dos atos de 8 de Janeiro

Hacker Walter Delgatti na CPMI dos atos de 8 de Janeiro Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Continue Lendo...

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou nesta segunda-feira, 22, de forma favorável à progressão de regime prisional de Walter Delgatti, conhecido como hacker de Araraquara (SP), condenado a oito anos e três meses de prisão.

Delgatti está preso por ter invadido o sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a mando da então deputada Carla Zambelli (PL-SP) e por emitir um falso mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

No parecer enviado ao ministro-relator Alexandre de Moraes, a PGR informou que, até 2 de julho deste ano, Delgatti havia cumprido um ano, 11 meses e cinco dias de pena - o equivalente a 20% do total. O documento também destaca que o atestado de conduta carcerária emitido pela unidade prisional aponta bom comportamento do detento, requisito previsto em lei para a concessão do benefício.

"Além disso, o atestado de conduta carcerária emitido pela unidade prisional atesta que o reeducando Walter Delgatti Neto apresenta bom comportamento carcerário. Dessa forma, estão atendidos os requisitos objetivos e subjetivos exigidos para a progressão de regime prisional", escreveu o PGR Paulo Gonet.

A manifestação da PGR foi solicitada pelo ministro Alexandre de Moraes, responsável pelo processo de execução penal e pelo pedido de progressão apresentado pela defesa. Não há prazo para decisão.

 

Política

Lula sanciona alta de 8% em salários do Jucidiário em 2026, mas veta reajuste em 2027 e 2028

Texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

22/12/2025 19h00

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva Agência Brasil

Continue Lendo...

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou o reajuste para os servidores do Poder Judiciário em 2026, mas vetou o aumento dos salários nos tribunais em 2027 e 2028. O texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

O projeto aprovado pelo Congresso Nacional prevê reajuste de 8% nos salários do Judiciário a partir de julho de 2026. Lula vetou aumentos idênticos previstos para julho de 2027 e julho de 2028.

"Em que pese a boa intenção do legislador, a proposição legislativa contraria o interesse público ao estabelecer aumento da despesa com pessoal com parcelas a serem implementadas em períodos posteriores ao final do mandato do Presidente da República, contrariando a vedação prevista no art. 21, caput, inciso IV, alínea b, da Lei Complementar nº 101, de 2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal", justificou o Planalto.

Assine o Correio do Estado 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).