Política

poder

Governo impede nova votação para convocar Palocci

Governo impede nova votação para convocar Palocci

FOLHA ONLINE

19/05/2011 - 12h54
Continue lendo...

O governo conseguiu impedir uma nova votação para convocar o ministro Antonio Palocci (Casa Civil) na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara. Ontem, três pedidos de convocação, encaminhados também pela oposição, foram derrubados.

O presidente da comissão, deputado Mendonça Prado (DEM-SE), decidiu cancelar a reunião após avaliar que a base governista se articulou para evitar o quorum, o que impossibilitaria a votação.

Reportagem da Folha do último domingo (15) mostrou que o ministro multiplicou por 20 seu patrimônio entre 2006 e 2010. Ele adquiriu dois imóveis pela empresa Projeto --um apartamento de luxo em São Paulo no valor de R$ 6,6 milhões e um escritório na mesma cidade por R$ 882 mil.

A oposição ia tentar se aproveitar de um cochilo do governo convocando a reunião para as 8h desta quinta-feira, mas o líder do governo Cândido Vaccareza (PT-SP) descobriu a manobra e orientou seus liderados a não assinarem a lista de presença.

Mendonça Prado disse a Folha que diante da falta de quorum resolveu adiar o encontro para evitar mais uma derrota.

"O pessoal do PT estava se articulando e chegou a colocar um grupo de assessores para impedir a ida dos deputados. O Palocci será convocado mais cedo ou mais tarde, por essa ou por outra comissão", disse Prado.

O vice-presidente da comissão, Fernando Francischini (PSDB-PR), que articulava apresentar requerimento sobre convocação ao ministro, disse que "o governo Dilma está tratando Congresso como se fosse seu Ministério".

"O governo terá de ficar em todas as comissões se quiser evitar a convocação do Palocci porque a oposição não vai desistir", afirmou Francischini.

A oposição cobra que o ministro apresente a lista de clientes de sua consultoria para que se verifique se houve tráfico de influência.

SEPULTAMENTO

Senadora e deputado de MS vão ao funeral do Papa no Vaticano

Ambos irão pela comitiva de Lula em um avião da FAB

25/04/2025 07h50

Senadora Soraya Thronicke e deputado federal Dagoberto Nogueira

Senadora Soraya Thronicke e deputado federal Dagoberto Nogueira MONTAGEM

Continue Lendo...

Senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) e deputado federal Dagoberto Nogueira (PSDB-MS) vão ao funeral do Papa Francisco, neste sábado (26), no Vaticano.

Ambos irão pela comitiva do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), composta por integrantes da Câmara dos Deputados, Senado e Supremo Tribunal Federal (STF), em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Todos embarcaram para Roma, na Itália, na noite desta quinta-feira (24).

Veja as autoridades que compõem a comitiva do presidente Lula ao Vaticano:

  • Janja da Silva, primeira-dama do Brasil e esposa de Lula;
  • Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal;
  • Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado;
  • Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados;
  • Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores;
  • Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça e Segurança Pública;
  • Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar;
  • Macaé Evaristo, ministra dos Direitos Humanos e Cidadania;
  • Celso Amorim, assessor-chefe da Assessoria Especial do Presidente da República;
  • Senador Renan Calheiros (MDB-AL);
  • Senadora Leila Barros (PDT-DF);
  • Senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS);
  • Deputado Dagoberto Nogueira (PSDB-MS);
  • Deputado Luis Tibé (Avante-MG);
  • Deputado Odair Cunha (PT-MG);
  • Deputado Padre João (PT-MG);
  • Deputado Reimont (PT-RJ);
  • Deputado Luiz Gastão (PSD-CE);
  • Deputada Professora Goreth (PDT-AP).

O funeral será realizado neste sábado (26), no átrio da Basílica de São Pedro, no Vaticano, com a presença de chefes de Estado do mundo inteiro. O papa Francisco morreu na segunda-feira (21), aos 88 anos, após sofrer um AVC e insuficiência cardíaca.

Com a viagem de Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) assume como presidente em exercício no Brasil. O Brasil está em luto de sete dias pela morte do Papa Francisco.

No funeral do papa João Paulo 2º, em 2005, Lula levou uma comitiva de ex-presidentes. Além da ex-primeira-dama Marisa Letícia, morta em 2017, foram Fernando Henrique Cardoso, José Sarney e Itamar Franco, morto em 2011.

LUTO

O Papa Francisco, líder da Igreja Católica desde 2013, morreu nesta segunda-feira (21) aos 88 anos, às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local. As informações foram confirmadas pelo portal Vatican News.

Francisco ficou internado durante 40 dias no início deste ano. No dia 14 de fevereiro, ele foi diagnosticado com pneumonia bilateral, por essa razão, foi exigido o uso de antibioticoterapia com cortisona.

Além disso, precisou de transfusões de sangue em decorrência de uma baixa contagem de plaquetas, identificadas junto à anemia.

O papa também chegou a ser considerado clinicamente em condição delicada durante o período em que esteve internado, apresentando sinais iniciais de insuficiência renal leve.

Apesar de alguma melhora, os médicos classificaram seu quadro como "reservado", indicando que sua recuperação ainda era incerta e exigia cuidados intensivos.

CRONOGRAMA

Funeral do papa Francisco será realizado no próximo sábado, dia 26 de abril de 2025, às 10h (5h da manhã em Brasília).

A cerimônia, que seguirá o rigoroso protocolo estabelecido no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, será marcada por homenagens históricas e a presença de líderes mundiais.

  • Quarta-feira (23/4): O corpo do papa Francisco será trasladado da Capela da Casa Santa Marta, onde residia, para a Basílica de São Pedro, às 9h (horário local). A procissão passará pela Praça Santa Marta, Praça dos Protormártires Romanos e entrará na basílica pela porta central. O cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana, presidirá um momento de oração antes da abertura do período de visitação pública ao corpo do pontífice.

  • Sábado (26/4): Às 10h (horário local), será celebrada a Missa das Exéquias no átrio da Basílica de São Pedro, presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício. A celebração marca o início do Novendiali, os nove dias de luto e orações em honra ao papa falecido. Após a missa, ocorrem os ritos da Última Commendatio e da Valedictio, despedidas solenes que encerram as exéquias.

  • Sepultamento: Em seguida, o caixão será levado para o interior da Basílica de São Pedro e, posteriormente, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será realizado o sepultamento. Francisco será o primeiro papa em mais de 350 anos a ser enterrado neste local, atendendo a um pedido expresso em seu testamento. O túmulo ficará entre a Capela Paulina e a Capela Sforza, com a inscrição simples: "Franciscus".

* COLABORARAM ALICIA MIYASHIRO E MARIANA PIELL 

 

AGRICULTURA

Assembleia aprova projeto que valoriza Agricultura Familiar em Mato Grosso do Sul

O Selo da Agricultura Familiar vai certificar alguns alimentos para oferecer mais credibilidade e identidade aos produtos

24/04/2025 17h30

Deputados estaduais em sessão ordinária

Deputados estaduais em sessão ordinária FOTO: Divulgação ALEMS

Continue Lendo...

Durante sessão ordinária realizda nesta quinta-feira (24), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, os deputados aprovaram  o  Projeto de Lei 83 de 2025, de autoria do Poder Executivo Estadual que tem o objetivo de fortalecer e valorizar a agricultura familiar em Mato Grosso do Sul.

A proposta que foi aprovada pretende oferecer certificação a produtos alimentícios artesanais, com base em rigoroso critério de qualidade, segurança alimentar e inocuidade dos produtos, divididos em categorias que abrangem produtos de origem vegetal e animal.

Entre os produtos que serão certificado estão produtos in natura, tanto de origem vegetal como de origem animal, como frutas, hortaliças, legumes, grãos e outros vegetais cultivados e produtos de origem vegetal processados. Todos produzidos diretamente por agricultores familiares. Também há previsão de certificar produtos processado de origem vegetal e de origem animal.

Conforme o texto, as categorias abrangidas pelo Programa Selo da Agricultura Familiar serão:

  • Agricultores familiares/
  • Indígenas;
  • Comunidades quilombolas;
  • Comunidades ribeirinhas;
  • Produtores urbanos e periurbandos.

Além disso, os produtos artesanais do programa estarão autorizados a circular e serem comercializados livremente em todo Mato Grosso do Sul.

Cabe ressaltar que, a certificação visa conferir credibilidade e identidade ao produto, potencializar a sua aceitação no mercado consumidor e ampliar os canais de comercialização.

Na justificativa do projeto, o governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB), afirmou que  o selo vai promover a valorização e a inclusão social dos produtos artesanais sul-mato-grossenses.

Segundo ele, ao impulsionar a agricultura familiar e ao promover a comercialização de produtos certificados o Programa desempenhará papel fundamental na economia regional. "Esse cenário vai favorecer a geração de emprego e renda, com foco nas áreas rurais e nas comunidades tradicionais", disse.

AGRICULTURA FAMILIAR

A agricultura familiar é um tipo de agricultura praticada em pequenas propriedades de terra nas quais mais da metade da mão de obra é formada por membros de um mesmo grupo familiar. Essa família é a responsável pela gestão do estabelecimento familiar e, além disso, parte de sua renda advém das atividades ali desenvolvidas.

No Brasil e no mundo, a agricultura familiar responde pela maior parcela da produção de alimentos, como verduras, frutas, ovos e leites, por isso ela se torna uma atividade de grande importância para os circuitos locais da economia.

A agricultura familiar representa quase 80% de todos os estabelecimentos rurais no Brasil, abastecendo o mercado interno com gêneros como arroz, feijão, café, verduras e frutas variadas. Essa atividade é desempenhada em harmonia com os recursos naturais, principalmente o solo, tornando-a importante para o avanço da sustentabilidade ambiental no campo."

Assine o Correio do Estado.

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).