Política

Mato Grosso do Sul

Marçal Filho vence em Dourados e impede reeleição de Alan Guedes

Ex-deputado tucano fez quase o dobro dos votos do atual prefeito, do PP

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O radialista, ex-deputado federal e estadual, Marçal Filho, foi eleito prefeito de Dourados, segundo maior município de Mato Grosso do Sul, distante 230 quilômetros de Campo Grande. 

Ele derrotou na disputa o atual prefeito da cidade, Alan Guedes (PP), que tentava a reeleição para o cargo. 

Marçal Filho teve 50,04% dos votos (60.285 votos) com 99,82% das urnas apuradas, quase o dobro de Guedes, que fez 28,20% dos votos (33.985). 

O professor da Universidade Federal da Grande Dourados, Tiago Botelho (PT), teve 14,79% dos votos: 17.818. 

Veja o resultado completo das eleições para prefeito de Dourados: 

  • Marçal Filho (PSDB) - 50,04% (60.285 votos)
  • Alan Guedes (PP) - 28,20% (33.975 votos)
  • Tiago Botelho (PT) - 14,79% (17.818 votos)
  • Bela Barros (PDT) - 4.54% (5.464 votos)
  • Racib Harb (Novo) - 2,03% (2.449 votos)
  • Beto Teles (Rede) - 0,31% (376 votos)
  • Valderi Garcia (PCO) - 0,1 (116 votos)

 

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Congresso

Senado autoriza CPI das apostas online impulsionada por Soraya Thronicke

Senadora de Mato Grosso do Sul lidera investigação sobre impacto das apostas virtuais no orçamento familiar e possível vínculo com crime organizado

08/10/2024 19h11

Senadora de Mato Grosso do Sul, Soraya Thronicke

Senadora de Mato Grosso do Sul, Soraya Thronicke Agência Senado

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O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), autorizou a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a influência crescente das apostas online no orçamento das famílias brasileiras.

A iniciativa, impulsionada pela senadora Soraya Thronicke (União Brasil-MS), também busca apurar possíveis conexões entre essas plataformas e organizações criminosas envolvidas em lavagem de dinheiro, além do uso de influenciadores digitais na promoção dos jogos.

Durante sessão plenária, Pacheco leu o requerimento apresentado por Thronicke, que marca o primeiro passo para a instalação da CPI.

“Esta é uma questão urgente, que afeta a economia doméstica de muitas famílias, além de levantar preocupações sérias sobre lavagem de dinheiro e manipulação de resultados por meio das plataformas de apostas”, destacou a senadora. A CPI contará com 11 membros titulares e 7 suplentes, que serão indicados pelos líderes partidários para dar início às investigações, com um prazo de 130 dias e orçamento de R$ 110 mil.

A senadora Soraya Thronicke tem se mostrado uma voz ativa no Senado sobre o tema, apontando a necessidade de controle e regulação sobre as apostas eletrônicas no Brasil. “As famílias estão sendo impactadas de maneira significativa por essas plataformas, e precisamos entender o verdadeiro alcance disso”, afirmou Thronicke.

Esta será a segunda CPI no Congresso voltada ao setor de apostas online. Atualmente, uma comissão investiga a manipulação de resultados esportivos para favorecer determinados apostadores.

Entretanto, a nova CPI proposta por Soraya Thronicke foca em um escopo mais amplo, buscando investigar não apenas os jogos esportivos, mas também como as apostas virtuais podem estar interferindo no cotidiano financeiro das famílias e nos vínculos com atividades ilícitas.

O próximo passo será a escolha dos membros da CPI, que deverão ser indicados pelas lideranças partidárias. A expectativa é que as investigações comecem em breve, com foco tanto nos impactos financeiros quanto nos possíveis crimes associados às apostas online no Brasil.

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TikTok

Bela Barros falha em imitar João Campos e perde disputa eleitoral

Enquanto o recifense se reelegeu com mais de 78%, Bela não atingiu nem 5% em Dourados

08/10/2024 18h45

Óculos Juliet faz parte da construção de imagem

Óculos Juliet faz parte da construção de imagem "da galera" Reprodução

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Após um hiato de 20 anos na política douradense, Bela Barros disputou pela segunda vez o cargo de prefeita de Dourados. Como parte de sua estratégia política, contou com o apoio de sua neta, Duda Barros, publicitária que encabeçou a campanha da avó nas redes sociais.

Somando os perfis de Bela e Duda no TikTok, a campanha digital da candidata obteve 85,3 mil seguidores distribuídos por todo o Brasil. De norte a sul e leste a oeste, a ex-deputada estadual caiu nas graças das novas gerações.

Nas publicações feitas nas redes, Bela adotou uma postura ácida e cômica, que contribuiu para sua popularidade.

Em seu próprio perfil, Bela Barros atingiu a marca de 29,6 mil seguidores e 523 mil curtidas ao compartilhar sua história e propostas. 

@abelabarros Nunca sonhei sozinha Essa luta é nossa! Por uma Dourados mais BELA #belabarros #prefeitura #douradosms #prefeita #dourados #douradosmaisbela #mulheresnapolitica #douradosmsbrazil #douradosms Sonho - Atitude 67

Já o perfil de Duda, onde eram mostrados os bastidores e memes da campanha, conquistou 55,7 mil seguidores e 2,7 milhões de curtidas.

@dudavbarross ela fala do tiktok pra todo mundooo kkkk #belabarros #douradosms #prefeita #12 som original - neta da bela barros

"Aujuda"

Além da imersão da neta na campanha, Bela também contou com o apoio de grande peso de seu "bisneto", o cão da raça Golden Retriever Alfredo que possui mais de 600 mil seguidores no Instagram.

Fracasso

Bela Barros possui uma longa trajetória na política de Dourados. Eleita pela primeira vez como vereadora em 1988. Dos quatro mandatos consecutivos que participaou, dois foram presidindo a Câmara Municipal.

Em 2004, participou da disputa pela prefeitura e obteve 42% dos votos válidos, 9 vezes o número de votos que conseguiu na segunda tentativa, agora em 2024, apesar de toda a aposta nas redes sociais.

"Meu prefeito"

Reeleito como prefeito de Recife, no Pernambuco, com 78,11% dos votos válidos, João Campos é considerado "o meu prefeito" de muitos brasileiros, até os que residem fora da capital pernambucana.

Além de uma gestão com alto indíce de aprovação pela população, boa parte da popularidade de João se dá devido à sua presença nas redes sociais. 

Desde o primeiro mandato, o prefeito investiu pesado nas redes, que hoje contam com 2,6 milhões de seguidores no Instagram e mais de 700 mil no TikTok.

Para se aproximar do público, o político apostou numa linguagem e estética jovial. João mostra o gingado sempre que pode, com as famosas "dancinhas" que viralizam no TikTok, já lançou o "nevou" no cabelo e, como último hype, fez santinhos colecionáveis durante a campanha eleitoral.

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