Política

Política

Marcelo Iunes deve sair do PSDB para apoiar Pardal nas eleições municipais

De acordo com o presidente do PSDB-MS, Reinaldo Azambuja, o apoio a Bia Cavassa nas eleições de Corumbá foi seguindo as pesquisas qualitativas realizadas no município.

Continue lendo...

O atual prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, deve sair do PSDB para apoiar a candidatura de Luiz Antonio Pardal, secretário municipal de Governo, à prefeitura do município fronteiriço. A informação foi confirmada pelo ex-governador e atual presidente da Executiva Estadual do PSDB, Reinaldo Azambuja, durante a filiação do médico Gabriel Alves de Oliveira, o 'Dr. Gabriel', ao PSB/MS para disputar as eleições municipais.

Na semana passada, durante uma reunião com Marcelo Iunes, Azambuja informou ao atual prefeito de Corumbá que não poderia garantir a candidatura de Pardal no município. Sem o apoio do partido, Iunes decidiu se licenciar do PSDB para buscar apoio à candidatura de Pardal em outra coligação. 

"Quando estive com o prefeito Marcelo, relatei que não dava para garantir a candidatura do Pardal. Nós seguimos as pesquisas qualitativas e isso mostrou que Bia Cavassa pode garantir com o PSB uma chapa mais forte e potencialidade de votos no município", disse. 

Após a reunião com Azambuja, o atual prefeito emitiu uma nota à imprensa informando que estaria se saíndo do PSDB e que estaria em buscas de apoio em outra coligação.

"Infelizmente o prefeito Marcelo soltou essa nota e deve levar o Pardal junto com ele para outro partido aliado. Eu sigo as orientações regionais como as pesquisas qualitativas e eles decidem o que farão em Corumbá", relatou Azambuja.  

Questionado na tarde de ontem, sobre o futuro, Luiz Antônio Pardal disse  que está "tranquilo" sobre a decisão do partido e que "não tem nada definido ainda".

   

Apoio entre PSB e PSDB em Corumbá 

Na tarde desta segunda-feira (25), em Campo Grande (MS), o médico Gabriel Alves de Oliveira, o "Dr. Gabriel", filiou-se ao PSB para disputar a prefeitura de Corumbá nas eleições do próximo dia 6 de outubro.
 
Segundo o presidente estadual do partido, deputado estadual Paulo Duarte, ele está há meses sem partido e, por isso, foi convidado para ser o pré-candidato a prefeito da sigla na cidade fronteiriça.
 
"Hoje, a gente está fazendo o anúncio dele como pré-candidato, mas é de algo que começou há quase um ano. Como eu abri mão de ser candidato a prefeito de Corumbá, nós construímos um time e conversamos para encontrar o melhor nome para administrar a cidade", pontuou.

Paulo Duarte explicou que a escolha não levou em consideração só quem estava melhor nas pesquisas, mas quem aglutinava um apoio maior. "Nós fizemos umas pesquisas agora neste ano e o nome do Dr. Gabriel foi o escolhido", pontuou.
 
O parlamentar reforçou que a pré-candidatura de Dr. Gabriel em Corumbá tem o apoio do PSDB e a presença do ex-governador Reinaldo Azambuja, presidente estadual do partido, confirma isso.
 
"A gente está construindo um caminho para discutir projetos de retomada do desenvolvimento do Corumbá. Nós temos um pré-candidato, um médico, justamente na área que é mais carente, eu diria, em Corumbá. O Gabriel é médico, obstetra, conhece a realidade hoje da saúde, pois está ali, todo dia, atendendo", ressaltou.

*Colaborou Daniel Pedra    

TROCA DE PARTIDO

Riedel desconversa, mas não descarta seguir Azambuja para o PL em 2025

Governador disse que há muitas especulações e que é muito cedo para discutir o assunto, que será decidido "no momento certo", no ano que vem

16/09/2024 18h00

Riedel disse que conversas sobre possíveis mudanças de partido irão ocorrer no ano que vem

Riedel disse que conversas sobre possíveis mudanças de partido irão ocorrer no ano que vem Foto: Marcelo Victor / Correio do Estado

Continue Lendo...

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB) pode seguir o ex-governador Reinaldo Azambuja e trocar o PSDB pelo PL no ano que vem. Questionado sobre a possível mudança, Riedel desconversou, mas não negou, afirmando que é muito cedo para discutir o assunto.

Conforme reportagem do Correio do Estado, o presidente do diretório regional do PL em Mato Grosso do Sul, Tenente Portela, confirmou que Azambuja irá assumir o comando do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro já a partir de janeiro.

"Tem muita especulação nessa história . O Reinaldo é o diretor regional do partido, então tem a questão pontual da eleição de Campo Grande, onde o ex-presidente [Bolsonaro] está apoiando o candidato do presidente do partido [Beto Pereira]. Agora, todas as inferências sobre assumir dia 1º de janeiro, é conversa de WhatsApp, tem muita especulação em torno do assunto", disse Riedel.

No entanto, o governador afirmou que esse tipo de conversa ainda irá acontecer, deixando aberta a possibilidade de trocar de partido.

"Essas discussões partidárias vão ocorrer para todos os partidos, porque a gente está plena reforma política. A gente, nessa eleição, vê muito partido que não não vai atingir o índice, o coeficiente. Para 2026 a tendência é estar envolvendo partido muito menor. Mas se o presidente vai coligar, vai federar, vai juntar, isso vale para todos os partidos. Então, é muito cedo, na minha opinião, para a gente estar falando nessa discussão com um grupo político. No momento certo, no ano de 2025, esse grupo vai discutir essa questão", afirmou o governador.

Mudanças

A confirmação de que Reinaldo Azambuja irá para o PL foi feita pelo Tenente Portela em um grupo nas redes sociais, onde estão todos os presidentes municipais da sigla.

"A partir de 1º de janeiro de 2025, o PL aqui no MS será dirigido pelo Reinaldo Azambuja. Para quem não gostou, questione o próprio Bolsonaro. Valdemar [Costa Neto] e o articulador político do PL, senador Rogério Marinho. Sou leal a um amigo de mais de 45 anos, e essa leal é via dupla", disse.

A ida do ex-governador para a PL faz parte de um acordo que teria sido realizado com a nacional do partido de Bolsonaro, onde foi definida a aliança entre os partidos para apoiar candidatos do PSDB nas eleições municipais deste ano, especialmente  deputado federal Beto Pereira, que concorre a prefeito de Campo Grande, e Marçal Filho, em Dourados.

Conforme informações, outros políticos devem sair do PSBD e migrar para o PL em 2025, como previsto no acordo.

Na última semana, Bolsonaro entrou nas campanhas eleitorais dos candidatos às prefeituras de Campo Grande e Dourados.

Os candidatos gravaram vídeos, em Brasília, com o ex-presidente, e com participações de Azambuja e do Tenente Portela, além das candidatas a vice-prefeitas.

Ainda durante a gravação dos vídeos, ficou acertada a vinda de Bolsonaro a Campo Grande e a Dourados na reta final da campanha eleitoral, entre os dias 23 e 28, para pedir votos para Beto Pereira e Marçal Filho.

Eleições 2024

Fórum de Cultura faz sabatina entre candidatos à prefeitura de Campo Grande

Irão participar do evento os quatro candidatos mais bem posicionados nas pesquisas eleitorais

16/09/2024 16h30

Os candidatos Camila Jara (PT), Beto Pereira (PSDB), Rose Modesto (União) e Adriane Lopes (PP)

Os candidatos Camila Jara (PT), Beto Pereira (PSDB), Rose Modesto (União) e Adriane Lopes (PP) Foto: Montagem

Continue Lendo...

Nesta terça-feira (17), às 19h, o Fórum de Cultura de Campo Grande irá promover uma sabatina com Rose Modesto (União), Camila Jara (PT), Beto Pereira (PSDB) e Adriane Lopes (PP), os quatro candidatos mais bem colocados nas pesquisas.

O evento, que ocorrerá no Teatro do Mundo, irá explorar as propostas individuais dos candidatos para a cultura de Campo Grande. Para garantir foco nas propostas individuais, não será permitido que os candidatos façam perguntas entre si. Algumas questões serão comuns a todos, enquanto outras serão sorteadas.

Devido ao número limitado de lugares, a organização do evento reservou assentos para representantes de diversos setores culturais, assegurando a participação equilibrada de diferentes áreas. Quem não conseguir estar presente poderá acompanhar a transmissão ao vivo pelo YouTube e Instagram do Fórum de Cultura.

O encontro tem como objetivo principal destacar a cultura como uma prioridade nas propostas de governo. "Queremos que a próxima gestão reconheça a importância da cultura não apenas como um direito, mas como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento econômico e social", afirma Vitor Samudio, presidente do Fórum. 

Serviço:

  • Data: terça-feira, 17 de setembro
  • Horário: 19h
  • Local: Teatro do Mundo, Rua Barão de Melgaço, 177, Centro
  • Transmissão ao vivo: YouTube e Instagram.

 Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).