Política

LÍDER EM RECLAMAÇÃO

Proposta obriga empresa a informar cliente

Proposta obriga empresa a informar cliente

AGÊNCIA CÂMARA

24/07/2011 - 00h00
Continue lendo...

A Câmara analisa o Projeto de Lei 417/11, do deputado Eli Correa Filho (DEM-SP), que obriga as dez empresas com mais reclamações dos consumidores, segundo os cadastros dos Procons estaduais, a fixar em suas dependências essa informação. O projeto inclui novo artigo no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90).

Pela proposta, a empresa deverá expor em todas as suas lojas, filiais, agências e postos de atendimento cartazes que contenham a sua posição no ranking, o nome fantasia, a razão social, o número total das queixas e ainda a quantidade de reclamações atendidas e não atendidas.

As punições previstas para a companhia que descumprir a regra irão de advertência e multa a suspensão temporária das atividades. A fiscalização ficará a cargo dos órgãos de defesa do consumidor da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, e as empresas terão amplo direito de defesa nos processos administrativos sobre aplicação de penalidades.

O autor argumenta que as listas com as piores empresas no atendimento ao consumidor são muito pouco divulgadas. “É preciso transformar essa lista em um indicador efetivo de referência para o consumidor”, afirma.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Eleições

Propaganda eleitoral em rádio e TV estão de volta

Programação vai até 25 de outubro em 52 cidades

11/10/2024 20h00

Justiça Eleitoral/ Divulgação

Continue Lendo...

As emissoras de rádio e televisão de 52 cidades onde ocorrerá o segundo turno das eleições, marcado para o dia 27 de outubro, já recomeçaram nesta sexta-feira (11) com  a divulgação da propaganda eleitoral. Este retorno marca uma fase intensa na campanha,

Durante esse período, os candidatos a prefeito terão à disposição 20 minutos diários de exibição em rede, divididos em dois blocos de 10 minutos cada, tanto na rádio quanto na televisão. No rádio, as frequências ocorrerão em horários estratégicos: das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na televisão, a propaganda será exibida no início da tarde, entre 13h e 13h10, e à noite, das 20h30 às 20h40.

Além dos blocos de exibição, serão oferecidos 25 minutos em inserções diárias, com anúncios de 30 e 60 segundos, que poderão ser veiculados de segunda a domingo, entre 5h e meia-noite. Essa abordagem visa garantir que todos os candidatos tenham uma visibilidade equivalente durante a campanha

SEGUNDO TURNO

A ida dos eleitores às urnas no último domingo (6) selou a eleição para prefeito em 11 das 26 capitais do país. Boa Vista (RR), Florianópolis (SC), Macapá (AP), Maceió (AL), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luis (MA), Teresina (PI) e Vitória (ES) já sabem quem será o prefeito pelos próximos quatro anos.

Das 11 vitórias garantidas em primeiro turno, dez são de prefeitos que já ocupavam o cargo e foram reeleitos. A única exceção é em Teresina. Lá, Silvio Mendes assumirá a cadeira hoje ocupada por Dr. Pessoa. O atual prefeito disputou as eleições, mas ficou em terceiro lugar, com 2,20% dos votos válidos.

Outras 15 capitais terão segundo turno. Os eleitores de Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO) e São Paulo (SP) deverão voltar às urnas no dia 27 de outubro.

Política

É falso que candidatura de Boulos foi cassada e Marçal está no segundo turno contra Nunes

Em nota, o TRE-SP negou ter cassado a candidatura do psolista e reforçou que ele está no segundo turno das eleições para a Prefeitura de São Paulo

11/10/2024 13h00

Continue Lendo...

Falso

Vídeo mente ao afirmar que Guilherme Boulos (PSOL) teria tido sua candidatura à Prefeitura de São Paulo cassada e que Pablo Marçal (PRTB), derrotado no primeiro turno das eleições municipais, disputaria o segundo turno com o prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB). O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) divulgou nota desmentindo o conteúdo e reafirmando que Boulos segue na corrida contra o emedebista, que foi o primeiro colocado na primeira etapa do pleito.

Conteúdo investigadoVídeo em que autor afirma que a candidatura de Boulos foi cassada e que o segundo turno em São Paulo será entre Ricardo Nunes e Pablo Marçal.

Onde foi publicado: YouTube.

Conclusão do Comprova: É falso que Guilherme Boulos (PSOL), candidato à Prefeitura de São Paulo, teve sua candidatura cassada ou que o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) tenha afirmado que vai cassá-la, diferentemente do que afirma post viral. “Pablo Marçal prometeu e já confirmou que vai derrubar junto com o TRE Guilherme Boulos e ele irá para segundo turno junto com Ricardo Nunes”, desinforma o autor do vídeo.

Em nota, o TRE-SP negou ter cassado a candidatura do psolista e reforçou que ele está no segundo turno das eleições para a Prefeitura de São Paulo, disputando com o prefeito Ricardo Nunes (MDB). Nunes teve 29,48% dos votos, e Boulos, 29,07%. Marçal (PRTB) teve 28,14% dos votos, ficando em terceiro lugar e, portanto, fora do pleito.

Marçal, citado no vídeo mentiroso, assumiu estar fora da disputa ainda no domingo (6) à noite.

Contatada pelo Comprova, a assessoria de imprensa de Boulos disse que “Pablo Marçal continua difundindo mentiras para confundir e gerar caos”. Avisada de que o ex-coach não era o autor do vídeo, a equipe não respondeu.

O vídeo verificado foi publicado por um canal no YouTube que, nos últimos três dias, postou ao menos dez conteúdos semelhantes desinformando ao dizer que Boulos estaria fora da disputa e, Marçal, dentro. O Comprova tentou contatar o canal por meio do e-mail informado na plataforma, mas a mensagem retornou três vezes “por uma falha de comunicação durante a entrega desta mensagem”. Por outro servidor, o email também não foi entregue.

Falso, para o Comprova, é o conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.

Alcance da publicação: O Comprova investiga os conteúdos suspeitos com maior alcance nas redes sociais. Até 8 de outubro, o vídeo havia sido visualizado 174 mil vezes.

Fontes que consultamos: TRE-SP e assessoria do candidato Guilherme Boulos (PSOL).

Por que o Comprova investigou essa publicação: O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas, saúde, mudanças climáticas e eleições e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984.

Outras checagens sobre o temaUOL ConfereFato ou Fake, do G1, Lupa e Aos Fatos também verificaram o vídeo. Ainda envolvendo Boulos e a eleição, recentemente, o Comprova publicou que ele não cometeu crime eleitoral ao votar com a família e mostrou ser falso documento usado por Marçal para dizer que o psolista teria sido internado por uso de drogas.

INVESTIGADO POR: Correio do Estado e Tribuna do Norte.
CHECADO POR: Folha; NSC Comunicação; Correio Braziliense;  Nexo; Portal Norte; A Gazeta; Metrópoles; SBT; iMirante; Estadão e CNN Brasil.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).