Política

incógnitas para 2024

Saúde, segurança, educação, habitação e transporte devem pautar campanhas

As particularidades de cada um dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul também serão determinantes no pleito deste ano

Continue lendo...

A terceira matéria da série de reportagens do Correio do Estado abordando as principais incógnitas para o pleito municipal deste ano discorre sobre os temas que devem ser mais pautados durante a campanha eleitoral nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

Na análise do diretor e coordenador do Instituto de Pesquisa Resultado (IPR), Aruaque Fressato Barbosa, os assuntos vão depender das particularidades de cada município, porém, logicamente, temos as questões que são centrais, como saúde pública, segurança pública, educação pública, habitação popular e transporte coletivo urbano.

De acordo com ele, no caso de Campo Grande, conforme pesquisa feita pelo IPR no fim do ano passado, a saúde é apontada como prioridade para 85,29% dos eleitores, e a questão vai desde falta de médicos e de medicamentos até ausência de unidades de atendimento e de leitos nos hospitais.

Já a falta de segurança é prioridade para 65,09% da população, mesmo não sendo responsabilidade da prefeitura municipal e, por isso, o tema terá de ser debatido pelos candidatos.

Outro assunto que ganhou importância é a habitação popular, em razão do aumento do número de favelas na cidade. A educação foi apontada por 57,86% dos entrevistados, e a maior reclamação das pessoas é a falta de vagas nas creches.

Sobre o transporte coletivo urbano, Aruaque Barbosa pontuou que é uma questão que também ganhou relevância nos últimos anos, por conta da precarização do serviço prestado, com poucos ônibus circulando pelos bairros de Campo Grande, e muitos deles velhos.

"Portanto, as particularidades de cada cidade alinhadas com as questões da saúde, da segurança, da educação, da habitação e do transporte urbano vão nortear a construção dos planos de governo de cada candidato", analisou Barbosa. 

Em Campo Grande e em Dourados, por exemplo, "o grande desafio dos postulantes ao cargo de prefeito das duas cidades será apresentar propostas capazes de resolver essas deficiências do serviço público".

Para o diretor do IPR, nessas duas cidades, foi possível perceber, por meio das pesquisas, que os moradores são mais conservadores, porém, não querem radicalismo, nem da direita e muito menos da esquerda. "Por isso, quem for por esse caminho vai se afastar dos eleitores", garantiu.

QUESTÕES LOCAIS

Aruaque Barbosa reforçou que as campanhas eleitorais municipais deste ano vão se basear mais nas questões locais. 

"A legitimação do voto por candidato A ou B vai depender da capacidade de apresentar a solução para os serviços públicos que estão deixando a desejar", detalhou.

O diretor do IPR frisou que um tema pouco citado nas pesquisas, mas imprescindível, é a questão da infraestrutura urbana, que abrange desde alagamentos até ruas esburacadas, iluminação pública e limpeza pública urbana.

"Então, o candidato que conseguir convencer que tem as melhores propostas e realmente tiver como comprovar sua capacidade de resolver as demandas da população será eleito ou reeleito", assegurou.

Ele apontou esse fato como um dos pontos-chave para conseguir conquistar a confiança do eleitor, "que ainda não está antenado sobre a eleição deste ano, mas sempre reclama dos serviços públicos".

A desinformação dos eleitores é um outro ponto citado pelo especialista. "A desinformação no cenário das eleições, às vezes, faz com que a população não saiba a diferença entre competência municipal, estadual e federal, enfim, e aí cabe ao candidato mostrar isso", completou.

Repercussão Nacional

Presidente do União Brasil aparece de cueca em vídeo e é acusado de agressão

Gravações feitas em quarto de hotel mostram Antônio Rueda durante discussão com influenciadora, que relata violência psicológica e suposta agressão.

21/09/2026 20h17

Antônio Rueda preside nacionalmente o União Brasil e é candidato a deputado federal pelo Rio de Janeiro.

Antônio Rueda preside nacionalmente o União Brasil e é candidato a deputado federal pelo Rio de Janeiro. Foto: Rede Social.

Continue Lendo...

O presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, aparece de cueca em uma série de vídeos gravados dentro de um quarto de hotel em São Paulo que ganharam repercussão neste domingo (21). Nas imagens, uma mulher identificada como a influenciadora Luana Dellevedove acusa o dirigente partidário de agressão e relata que estaria sofrendo violência psicológica havia mais de um ano.

As gravações teriam sido feitas em junho deste ano e mostram momentos de tensão entre os dois. Rueda aparece inicialmente apenas de roupa íntima e, ao longo do material, veste as roupas enquanto tenta deixar o quarto. Em determinado momento, Luana o segura e ele retorna ao dormitório.

Durante a gravação, a influenciadora aponta manchas avermelhadas em um lençol e afirma que seriam de sangue. Ela associa as marcas a uma suposta agressão e continua fazendo acusações contra o presidente nacional do União Brasil.

As imagens, entretanto, não mostram o que teria ocorrido antes do início da gravação e, por si só, não permitem confirmar que Rueda tenha agredido a mulher. Não há, nas informações divulgadas até o momento, comprovação independente das acusações apresentadas durante os vídeos.

Antônio Rueda preside nacionalmente o União Brasil e é candidato a deputado federal pelo Rio de Janeiro.
Antônio Rueda aparece em trecho de vídeo gravado dentro de um quarto de hotel em São Paulo: Foto: DCM.

Supostas traições são mencionadas no vídeo

A discussão também envolve a vida pessoal do dirigente partidário. Durante a gravação, Luana acusa Rueda de manter relações extraconjugais e afirma que ele estaria "traindo a mulher e traindo a amante". Rueda é casado com Flor Rueda.

Em outro momento do material, Luana afirma que estaria enfrentando havia mais de um ano uma situação de violência psicológica atribuída ao dirigente. Ao final de uma das gravações, também demonstra preocupação com o que poderia acontecer com sua família após a exposição do episódio.

Mulher posteriormente diz que vídeos seriam "montagem"

O caso ganhou uma versão contraditória antes mesmo de alcançar maior repercussão. Após ter acesso às gravações que seriam divulgadas, Luana contestou as informações relacionadas ao episódio e afirmou que os vídeos seriam uma "montagem".

A declaração contrasta com o conteúdo atribuído às próprias gravações, nas quais uma mulher identificada como Luana aparece fazendo as acusações contra Rueda.

O material apresenta cortes, o que impede estabelecer apenas pelos trechos divulgados toda a sequência de acontecimentos dentro do quarto.

Os quatro vídeos foram divulgados inicialmente pelo Diário do Centro do Mundo (DCM) e, posteriormente, o conteúdo passou a circular nas redes sociais e foi repercutido por outros veículos de comunicação.

Rueda foi procurado sobre o episódio

Antes da publicação original das gravações, Antônio Rueda foi procurado pelo Diário do Centro do Mundo (DCM) para comentar as acusações.

O dirigente informou que estava em um avião e pediu que os questionamentos fossem encaminhados por escrito. Segundo o veículo responsável pela divulgação inicial, as perguntas foram enviadas, mas não houve nova resposta até a publicação.

Até o momento, não há manifestação pública de Rueda apresentada nas fontes consultadas que esclareça especificamente as acusações feitas durante as gravações.

Além de comandar nacionalmente o União Brasil, Antônio Rueda é candidato a deputado federal pelo Rio de Janeiro nas eleições de 2026. O episódio, portanto, ganha repercussão em pleno período eleitoral.

No cenário eleitoral, Rueda mantém proximidade política com Flávio Bolsonaro (PL), candidato à Presidência da República.

Apesar de o União Brasil ter declarado neutralidade no primeiro turno, o dirigente vinha sendo apontado como um dos articuladores de uma ala da legenda favorável à candidatura do senador.

Nesta segunda-feira (21), a Federação União Progressista, formada por União Brasil e PP, marcou para 6 de outubro, após o primeiro turno, uma reunião para rediscutir a neutralidade na disputa presidencial.

 

Eleições 2026

Eleitor tem até 3 de outubro para ativar e-Título antes das eleições

Aplicativo permite consultar local de votação e pode ser usado para identificação, mas primeiro acesso

21/09/2026 17h00

Antônio Cruz/Agência Brasil

Continue Lendo...

Quem pretende utilizar o e-Título nas Eleições 2026 precisa concluir o primeiro acesso e a validação do aplicativo até sábado (3), véspera do primeiro turno, marcado para domingo (4). A orientação é especialmente importante para quem ainda não acessou o aplicativo, já que o download e o primeiro acesso ficam indisponíveis no dia da votação.

Segundo o advogado especialista em Direito Eleitoral Newton Lins, o eleitor deve verificar antecipadamente se o aplicativo está funcionando e se os dados estão atualizados para evitar problemas no dia da eleição.

“O eleitor precisa entender que baixar o e-Título não significa que ele já estará pronto para ser utilizado. É necessário fazer o primeiro acesso e concluir a validação das informações. Deixar esse procedimento para o dia da eleição pode gerar uma dificuldade desnecessária justamente no momento em que o eleitor precisa estar com sua documentação regularizada”, afirma.

O e-Título também permite consultar o local de votação, a zona e a seção eleitoral. O serviço pode ser acessado pelo aplicativo e pelo Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A ferramenta pode ser utilizado como documento de identificação no momento da votação quando o aplicativo apresenta a fotografia do eleitor. Nesse caso, basta apresentar a tela do celular ou tablet com o documento digital.

Já quem possui e-Título sem fotografia precisa levar também um documento oficial de identificação com foto. Capturas de tela não substituem o aplicativo como documento de identificação.

Newton Lins orienta que essa conferência seja feita antes da eleição. “O uso do e-Título traz praticidade, mas também exige atenção às condições estabelecidas pela Justiça Eleitoral. O eleitor deve conferir previamente se a fotografia aparece no aplicativo e se os dados estão corretos. Caso não haja fotografia, é necessário levar um documento oficial com foto. O print também não substitui o aplicativo”, explica.

Além da identificação, o aplicativo reúne outros serviços eleitorais e permite consultar informações relacionadas à votação. A ferramenta utiliza mecanismos de segurança para validar a identidade do eleitor, incluindo recursos de validação facial.

Para o especialista, a conferência antecipada também deve incluir outras informações necessárias para o dia da votação. “A tecnologia facilita o acesso do cidadão aos serviços eleitorais, mas não elimina a necessidade de planejamento. Conferir o aplicativo, o local de votação e a documentação antes da eleição é uma forma de evitar imprevistos no dia do voto”, afirma.

O e-Título é gratuito e está disponível para celulares e tablets com sistemas Android e iOS. Para quem pretende utilizar a versão digital do título no primeiro turno, a recomendação é fazer o download, o primeiro acesso e a validação até 3 de outubro.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).