O perfil no Instagram de Tereza Cristina, publicou nesta quinta-feira (23), que a senadora está sendo alvo de perfil fake, segundo informações, o suposto perfil pedia documentos e dinheiro via Whatsapp.
“Qualquer pedido nesse sentido não é de autoria da senadora e deve ser considerado uma tentativa de golpe. Por favor, denuncie”, alerta o post publicado no Instagram oficial da Senadora.
De acordo com o JusBrasil, atualmente existem mais de 4 mil processos abertos contra “Perfis falsos criados no aplicativo Whatsapp”, de acordo com a Lei 14.155/21, a prática de fraudes, estelionatos, invasão de dispositivos com o intuito de furtar, apagar ou alterar dados nos meios digitais, incluindo os golpes via WhatsApp, pode resultar em uma condenação de quatro a oito anos de prisão.
Escreva a legenda aquiO que fazer se você for vítima de golpe no WhatsApp?
O primeiro passo é avisar aos contatos, amigos e familiares pelas redes sociais ou ligar para essas pessoas para avisar que sua conta foi clonada ou roubada. Desta forma, seus contatos não correrão o risco de fazer transferências ou depósitos para os criminosos.
Outra dica é, deixe a foto do perfil àmostra apenas para os seus contatos, assim, pessoas desconhecidas não terão acesso à ela.
Caso sua conta tenha sido invadida, o próximo passo é fazer a recuperação da conta. Como, geralmente, os criminosos usam o celular para aplicar o golpe, desconecte sua conta no aplicativo e ative novamente. Ao digitar novamente o código para entrar na conta, automaticamente a outra pessoa que também está com seu perfil, será desconectada.
No caso de usar o WhatsApp Web, versão do aplicativo para computador, desconecte também. No WhatsApp Web, acesse:
- Configurações/Ajustes
- Vá para Conta
- Clique em WhatsApp Web/Desktop
- Clique em sair de todos os computadores.
O que fazer para se proteger desse tipo de golpe ?
- Ative a confirmação de duas etapas e tenha um e-mail para redefinir as senhas e códigos, caso você esqueça.
- Não compartilhe códigos de autenticação da conta com outras pessoas, seja código de confirmação ou PIN da confirmação de duas etapas.
- Tenha uma senha para seu aparelho ser desbloqueado apenas por você.
- Desconfie de mensagens diferentes do que você está acostumado a trocar com seus contatos.
- Desconfie quando a foto de perfil do contato estiver vinculada a um número que você não tem na sua agenda.
- Antes de fazer qualquer coisa, como fazer uma transferência ou depósito, entre em contato com a pessoa, pelo número anterior, sem ser o que está vinculado à foto nova.
Como ativar a confirmação de duas etapas no seu WhatsApp?
- Abra o WhatsApp e toque em Configurações.
- Clique em Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar.
- Insira um PIN de 6 dígitos e, em seguida, confirme-o.
- Insira um endereço de e-mail ao qual você tem acesso ou toque em Pular se não quiser adicionar um endereço de e-mail. Recomendamos que você adicione um endereço de e-mail para que você possa redefinir a confirmação em duas etapas e manter sua conta segura.
- Toque em Avançar.
- Confirme o endereço de e-mail e toque em Salvar ou OK.
Se ao invés de ser o dono do perfil prejudicado, você caiu no golpe e acabou enviando documentos ou dinheiro ao criminoso, a dica é avisar ao verdadeiro dono do perfil o quanto antes, depois disso, entre em contato com o banco da conta que recebeu o valor e comunique sobre o golpe que está acontecendo, desta forma, você conseguirá saber se consegue ter seu dinheiro de volta.
*Com informações do JusBrasil e Serasa


