Política

Política

Use e abuse da laranja

Use e abuse da laranja

Redação

28/07/2010 - 05h52
Continue lendo...

Além desta conhecida vitamina C, também oferece quantidades consideráveis de cálcio, fósforo e ferro. O cálcio atua na formação dos ossos e dentes, coagulação do sangue e construção muscular. O fósforo ajuda também na formação dos ossos e dentes e na absorção da glicose (principalmente para nutrir o cérebro, evitando fadiga mental). O ferro faz parte do sistema produtor de energia e leva às células o oxigênio que os pulmões respiram.
Para que se obtenha total aproveitamento da vitamina C, elemento nutritivo mais importante da laranja, é preciso observar alguns cuidados, como consumi-la no ponto certo de maturação; descascá-la se for consumir imediatamente e usar faca de lâmina de aço inoxidável (outros metais atuam sobre a vitamina).

Variedades
Há diversos tipos de laranja disponíveis no País. Cada uma delas é mais indicada para uma preparação específica e, como sempre, o gosto pessoal conta muito na hora da escolha.
A laranja-pera é a mais difundida no Brasil e recebe este nome também no exterior, como referência de laranja brasileira. É menor do que as outras variedades e tem casca fina e lisa. É bastante usada em sucos e pode ser base de geleias.
A laranja-baía recebeu este nome por ter sido encontrada pela primeira vez no Estado da Bahia, no século 19. No Nordeste, também é conhecida por “laranja-de-umbigo”, por causa de sua saliência na parte inferior. É muito suculenta e pode ser consumida ao natural ou como suco.
A laranja-da-terra tem sabor ácido e dá um bom suco. No entanto, os consumidores geralmente a escolhem para preparar doces em compotas, especialmente o saboroso doce de casca de laranja.
Já a laranja-lima é bem menos ácida e muito usada para preparar sucos para bebês. É muito boa para ser consumida in natura, mas algumas pessoas podem achá-la insossa demais. Não é indicada para uso culinário, pois tem sabor pouco marcante e baixa acidez.
A laranja-seleta é parecida com a baía —  tem sabor adocicado e não ácida. Por isso, é ótima para ser consumida ao natural. Apesar da variedade, o conteúdo nutricional é muito próximo entre os diferentes tipos de laranja.

Como escolher
Independentemente do tipo, escolha as laranjas mais pesadas, sinal de que estão mais suculentas. A consistência deve ser igual em toda a fruta — exclua aquelas que estão mais moles de um lado. Nas variedades de casca lisa, quanto mais fina a casca, mais suculenta a fruta.  E ignore as muito maduras: nelas, a vitamina C já foi embora faz tempo...

Gelado de laranja
Ingredientes
1 colher de sopa de licor de laranja
24 g de gelatina sem sabor hidratada em 12 colheres de sopa de água
1 xícara de chá de suco de laranja
4 ovos
2 xícaras de chá de açúcar refinado
3 copos de iogurte natural
1 colher de sopa de raspas de laranja
Chantilly e cerejas para decorar
Modo de fazer:
Derreta a gelatina em banho-maria e reserve. Bata os ovos junto com o açúcar. Acrescente a gelatina derretida. Misture bem o iogurte, o licor e as raspas de laranja.  Junte à mistura de ovos com gelatina. Gele de um dia para outro. Decore com o chantilly e as cerejas e sirva.

Taças rosadas
Ingredientes
2 folhas de gelatina vermelha
4 folhas de gelatina branca
1 xícara (chá) de água fervendo
1 lata de leite condensado
Mesma medida de caldo de laranja
Modo de fazer:
Pique as folhas de gelatina em pedaços e dissolva na água fervendo. Bata no liquidificador a gelatina dissolvida e os demais ingredientes por três minutos. Coloque em taças ou cumbuquinhas transparentes, individuais, e deixe na geladeira por duas horas.

Bolo de laranja
Ingredientes
2 ovos
1 colher (sopa) de fermento
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de caldo de laranja
2 xícaras (chá) de açúcar
Modo de fazer:
Bata as claras em neve, misture as gemas e continue batendo. Misture aos poucos o açúcar, depois a farinha de trigo, sem parar de mexer. Acrescente o fermento e 1 xícara de caldo de laranja, misture bem e asse em forma untada, em forno moderado. Depois de assado, vire em prato e, enquanto quente, fure com um garfo e despeje uma xícara (chá) de caldo de laranja adoçado.

Musse de laranja
Ingredientes:
4 laranjas
1 casca de laranja ralada
1 xícara (chá) de açúcar
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 ovos
Modo de fazer:
Numa panela ponha as gemas, a farinha, a casca de laranja ralada e o açúcar, misture tudo com o suco das quatro laranjas e leve a panela ao fogo. Deixe ferver sem parar de mexer. Quando o creme estiver cozido, retire a panela do fogo e deixe esfriar, mexendo de vez em quando. À parte, bata as claras em neve e junte ao creme. Derrame tudo em uma fôrma e leve à geladeira.

Pudim de laranja
Ingredientes:
1 copo de suco de laranja
1 copo de água
2 colheres (sopa) bem cheias de amido de milho
3 colheres (sopa) bem cheias de açúcar
Modo de fazer:
Dissolva o amido de milho, junte os demais ingredientes e misture bem. Leve ao fogo mexendo sempre até engrossar. Despeje em forma previamente umedecida. Leve à geladeira até endurecer. Sirva simples ou com calda de ameixa.

Biscoitos amanteigados de laranja
Ingredientes:
4 xícaras de chá de farinha de trigo
3 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
200 g de manteiga
1 xícara de chá de açúcar
1 ovo
1 colher de chá de raspa de laranja
Modo de fazer:
Peneire juntos a farinha, o fermento e o sal. Bata a manteiga até ficar cremosa, junte o açúcar e bata bem. Adicione o ovo e a raspa de laranja e continue batendo. Junte a farinha e amasse bem até a massa ficar homogênea. Faça pequenas bolas com a massa, coloque em tabuleiro e leve ao forno moderado por 10 a 15 minutos.

Política

Líder do PL diz que Ramagem pode renunciar ao mandato e espera aprovação de asilo nos EUA

Sóstenes afirmou, no entanto, que trabalhará pela manutenção do mandato do correligionário

15/12/2025 22h00

Líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ)

Líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ) Foto: Divulgação

Continue Lendo...

O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), disse que Alexandre Ramagem (PL-RJ), parlamentar condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e foragido, admitiu que pode renunciar ao mandato em 2026. Sóstenes afirmou, no entanto, que trabalhará pela manutenção do mandato do correligionário.

Segundo Sóstenes, é importante que Ramagem mantenha o mandato neste ano para poder avançar com o processo de asilo político nos Estados Unidos.

"Vou solicitar ao Colégio de Líderes que não coloque a situação do Ramagem na pauta. Eu falei com ele há pouco, ele disse que até pode pensar numa futura renúncia no próximo ano, está tramitando pedido de asilo político nos Estados Unidos e por isso é importante para ele, a manutenção do mandato", afirmou.

Assim como aconteceu no caso da ex-deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), o PL acredita que não há votos suficientes para cassar Ramagem no plenário.

No começo de maio, a própria Câmara aprovou a sustação da ação penal contra Ramagem por 315 a favor e 143 contra.

O relator da proposta, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), alegou que a Constituição diz que pode ser trancada uma "ação penal", sem fazer restrição a outros denunciados.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), notificou na última quarta-feira, 10, Ramagem e Eduardo Bolsonaro (PL-SP), por meio de edital, para que se manifestem nos processos que podem levar à cassação de seus mandatos. Ambos estão nos Estados Unidos (EUA).

No caso de Ramagem, o processo de cassação decorre do fato de ele estar foragido da Justiça e sua sentença já ter transitado em julgado.

O ex-delegado da Polícia Federal foi condenado à perda do mandato e a 16 anos de prisão pelo STF por tentativa de golpe de Estado.

Assine o Correio do Estado

TROCA DE COMANDO

Secretária de Fazenda pode não voltar ao cargo após licença

O Correio do Estado apurou que o futuro da titular da Sefaz será a exoneração e o substituto deve sair da própria equipe

15/12/2025 08h00

A secretária municipal de Fazenda, Márcia Helena Hokama, está no cargo desde abril de 2022

A secretária municipal de Fazenda, Márcia Helena Hokama, está no cargo desde abril de 2022 Marcelo Victor

Continue Lendo...

À frente das finanças da Prefeitura de Campo Grande desde abril de 2022, a secretária municipal de Fazenda, Márcia Helena Hokama, não vai mais retornar ao cargo depois da prorrogação da licença médica por estresse e ansiedade iniciada em 20 de novembro deste ano e com previsão de encerrar no dia 8 de janeiro de 2026.

O Correio do Estado obteve a informação com exclusividade por meio de fontes do alto escalão da administração municipal de Campo Grande, que ainda explicaram que a prefeita Adriane Lopes (PP) teria sido comunicada da impossibilidade de a titular da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) reassumir as funções por conta de suas condições mentais.

Diante disso, a chefe do Executivo da Capital já teria determinado a procura por um substituto e, por enquanto, a tendência é de que o atual secretário-adjunto da Sefaz, Isaac José de Araújo, seja elevado a titular da Pasta por fazer parte da equipe técnica que foi montada por Márcia Hokama, considerada muito competente por Adriane Lopes.

A reportagem também foi informada de que a decisão da secretária de participar da corrida de rua de Bonito, realizada no dia 6, durante o afastamento por questões de saúde e o fato ter ganhado repercussão na mídia municipal teria pesado para que a continuidade dela no cargo após o fim da licença médica ficasse insustentável.

Márcia Hokama chegou a ser fotografada ao concluir um percurso de 10 km e conquistar o 23º lugar na categoria (competidores com idade entre 50 e 59 anos), e a imagem dela sendo publicada pelos principais órgãos de imprensa “pegou” muito mal até mesmo a imagem da prefeita, que é uma grande defensora do trabalho da secretária.

Porém, como a mulher de César não basta ser honesta, ela também precisa parecer honesta, a corrida foi a gota d’água para fim dos mais de três anos dela à frente das finanças municipais, período marcado por muito desgaste político e pressões decorrentes de crises no transporte coletivo urbano, na saúde e nas finanças, chegando a ser cobrança publicamente pela Câmara Municipal de Campo Grande.

O ponto alto desse desentendimento com os vereadores foi quando Márcia Hokama faltou à convocação para dar explicações sobre a crise, e, na época, ela já chegou a alegar problemas de saúde. Em novembro, a situação mental dela teria chegado no fundo do poço, obrigando o pedido de licença médica.

A partir da oficialização da concessão do afastamento, os boatos começaram dando conta de que ela não retornaria mais ao cargo, porém, a prefeita Adriane Lopes assegurava o retorno da titular da Sefaz após o fim da licença médica.

Entretanto, depois da divulgação da participação de Márcia Hokama da corrida de rua de Bonito a prorrogação da dispensa das funções foram decisivas para que a chefe do Executivo Municipal cedesse à pressão pela exoneração da secretária.

Procurada pelo Correio do Estado, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, não quis comentar até o fechamento desta edição. O espaço continuar aberto para a manifestação da chefe do Executivo Municipal.

*SAIBA

A trajetória de Márcia Hokama começou em abril de 2022, quando foi nomeada pela prefeita Adriane Lopes como titular da Secretária Municipal de Finanças (Sefin), ficando responsável pelas finanças do município de Campo Grande e deixando o cargo de secretária-adjunta, o qual ocupava desde 2021.

Em janeiro deste ano, a prefeita reconduziu Márcia Hokama ao cargo, mas com novo nome Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz). Portanto, ela já está na função de liderança na Sefin/Sefaz desde 2022.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).