Um pesquisa divulgada nesta segunda-feira mostra o crescimento do Android, o sistema operacional do Google para smartphones, frente aos concorrentes da Apple, Microsoft Nokia e Research in Motion (RIM) na Europa e países como Estados Unidos, Japão e Austrália. As vendas de aparelhos com Android subiram 35,7% nos Estados Unidos de junho de 2010 a março deste ano, elevando a participação do sistema operacional no mercado americano de 19% para 54,7%.
A pesquisa foi feita pela Kantar Worldpanel Comtech, e divulgada no site do jornal britânico The Guardian. O estudo aponta que o Android teve uma elevação nas vendas em todos os países pesquisados. Somente em dois países o sistema não é líder de mercado. Na Itália, a liderança é do Symbian, da Nokia, enquanto na Austrália é do iOS, da Apple. Porém, a participação do Android subiu 17% na Itália e 25,6% na Austrália, enquanto o Symbian teve uma queda de 16,3% na Itália e o iOS uma queda de 1,1% nas vendas na Austrália, apontando para uma virada de jogo do Android dentro de poucos meses.
O Symbian, da Nokia, e o Windows Phone 7, da Microsoft, foram os únicos sistemas operacionais que perderam espaço em todos os países pesquisados. O sistema da Nokia foi o que amargou uma maior queda nas vendas, perdendo a liderança que mantinha no Japão, na Austrália e na Alemanha. Foram 21,9% menos celulares vendidos na Alemanha e 19,4% no Japão. Nos Estados Unidos, a redução da participação da Nokia só não foi menor que a do BlackBerry, da RIM, que perdeu 21,9% da fatia de mercado, contra 8,9% da Nokia.