Atualmente, um dos maiores desafios de quem vive na correria das metrópoles e das grandes cidades é a ingestão de alimentos de qualidade, ricos em nutrientes e vitaminas para o nosso organismo. Contudo, a rotina nem sempre deixa tempo para realizar as refeições de forma adequada e com as opções mais saudáveis.
Isso faz com que muitos optem por comidas pesadas, que acabam causando desconfortos como náuseas e enjoos, atrapalhando a rotina profissional de qualquer um. Mas, além da alimentação, existe uma série de cuidados que precisam ser tomados para que o mal estar não apareça.
"A seleção de alimentos saudáveis é apenas uma parte do processo. A forma como nos alimentamos também interfere muito na digestão", explica Silva Fierro, nutricionista especializada em alimentação saudável.
A maneira como a comida é mastigada é fundamental para uma boa digestão. por isso a especialista dá a dica de mastigar bem os alimentos e devagar. As pessoas também devem ficar atentas a quantidade de alimentos ingeridos numa refeição. E, por fim, a ingestão de bebidas durante de bebidas deve ser moderada.
"Existem alguns alimentos que são facilmente digeridos pelo organismo e até mesmo auxiliam no combate dos sintomas da má digestão", diz Selva. Caso isso não ocorra, uma das indicações é o tratamento por meio de alternativas fitoterápicas à base de ruibarbo, cáscara sagrada e boldo, indicadas para distúrbios do fígado e da digestão.
Confira alguns alimentos que ajudam na digestão:
Mamão: rico em fibras e reconhecido por ajudar no funcionamento do organismo, possui a papaína, uma enzima que quebra as proteínas, o que facilita o processo de absorção do organismo.
Couve: contém substâncias que auxiliam no processo de cicatrização da mucosa, desintoxicando o aparelho digestivo e acalmando os sintomas da indigestão.
Água: sempre importante lembrar que são necessários 2 litros de água por dia. Se essa quantidade não for ingerida, toda a fibra consumida fará com que o intestino fique preso.
Laranja: estimula a liberação de suco gástrico no estômago, o que facilita a digestão dos alimentos e diminui a sensação de peso após algumas refeições.
Iogurte: é um aliado na reintegração da flora intestinal. Além disso, possui bactérias do bem que agem no intestino auxiliando na digestão e absorção dos nutrientes.
Mel: apresenta função pré-biótica, favorecendo o crescimento da microbiota intestinal. Isso melhora o funcionamento do intestino e a absorção de nutrientes.