Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

INOVAÇÃO

Estudantes criam robô dispenser de álcool gel com lego

Cientistas estudam na UEMS de Nova Andradina
31/05/2020 03:00 - Ricardo Campos Jr


 

Alunas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) criaram um robô borrifador de álcool em gel 70% com peças de lego. A inspiração foi um vídeo feito por dois estudantes de Taiwan.

Usando um sensor, a máquina percebe a aproximação das mãos e dispara o higienizador. O protótipo está à mostra na recepção da Prefeitura de Nova Andradina, onde fica o campus em que elas estudam.

Os nomes das jovens cientistas são Crislaine de Oliveira Souza Leite e Rosa Ottersbach de França. A parceria entre as colegas teve início logo que foram admitidas no estágio.

A unidade tem um laboratório de computação embarcada onde são desenvolvidos diversos projetos de robótica. Os acadêmicos criam programas e podem fazer simulações com diversos kits de montagem que são disponibilizados pela instituição.

O material usado é caro e o objetivo é aperfeiçoar o protótipo com recursos mais em conta. É bom notar que as jovens criadoras levaram apenas dois dias para construir o robozinho anti Covid 19.

 

Felpuda


Com trabalho suspenso, por causa da Covid-19, investigação parou sem ter começado e, agora, dois dos cabeças do grupo de trabalho estão “chovendo no molhado”. Assim, para continuar, digamos, em evidência, vêm divulgando sobre a “firmeza” de ambos em “dar continuidade”, tão logo acabe a pandemia que, assim como os resultados dos trabalhos, são incógnitas que só. Portanto, melhor seria aguardar o desenrolar dos acontecimentos para sair “cantando de galo”.