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Facebook muda e gera reclamações de usuários

Facebook muda e gera reclamações de usuários

FOLHA ONLINE

26/02/2011 - 15h39
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Quando você está quase se acostumando com a estrutura do Facebook, Mark Zuckerberg e seus colegas vão lá e mudam. De novo. Na confusão, a reação dos usuários nem sempre é boa.

A mudança mais recente foi no serviço de publicação e visualização de fotografias do Facebook. As reclamações em relação ao novo visualizador de imagens chegaram a ser violentes, pelo menos verbalmente. "Eu odeio o novo visualizador de fotos do Facebook", disse uma estudante de Mauá em um grupo de discussões.

No post do Facebook que anunciou a mudança, mais gente enfurecida: "Geralmente eu não reclamo das mudanças no Facebook, porque, na maioria das vezes, são mesmo melhoras. Mas o novo visualizador de fotos me dá ânsia de vomito. É para tornar a visualização mais fácil, mas encolhe nossas imagens e as mostra com um fundo que, francamente, parece mais um erro de navegador", reclamou um dos usuários, seguido por mensagens de apoio.

As mudanças na área dedicada às imagens foram extensas: além do novo visualizador, agora podem ser publicados arquivos de maior resolução, o processo de marcação foi facilitado e a ferramenta de upload está mais estável e confiável, segundo a própria empresa.

Conheça mais sobre a mudança no setor de fotos em on.fb.me/ajudafotos.

Perfil

A obrigatoriedade do novo formato de perfil -que era opcional- foi outra mudança que causou polêmica.

"Não! Eu odeio o novo perfil e ele é uma merda! Por que vocês não ouvem o que as pessoas estão pedindo em vez de fazer o que não queremos?", vociferou um usuário, no blog do próprio Facebook. "O Facebook só ouve a si mesmo, com o Mark dizendo a todos o que ele quer, não o que os usuários gostam", respondeu outro.

A partir do dia 10 de janeiro, o novo modelo de perfil da rede passou a ser regra para todos os usuários. O formato traz funções como um pequeno resumo sobre o usuário no topo da página, uma lista de fotos em que ele foi marcado recentemente e um espaço dedicado a destacar os amigos com os quais o usuário tem alguma relação diferenciada (colega de quarto, por exemplo).

Veja mais sobre o novo modelo em facebook.com/about/profile.

Comunidades

Como tudo em uma rede social, os problemas com as novas mudanças no Facebook fizeram com que os usuários se organizassem em comunidades e grupos de discussão.

A página "Eu odeio o novo perfil do Facebook", por exemplo, já tem mais de 13 mil fãs --aqueles usuários que clicaram no botão Curtir, no topo da página. Apenas duas das páginas feitas contra o novo visualizador de imagens já somam mais de 10 mil fãs.

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Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador

12/11/2025 22h00

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB Divulgação/Warley de Andrade/TV Brasil

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O Brasil fará seu primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território nacional no próximo dia 22. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o evento marca a entrada do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, abrindo novos caminhos para geração de renda e investimento no segmento.

Trata-se da Operação Spaceward 2025, responsável pelo lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-Nano a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão (MA).

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador, garantindo compatibilidade e segurança para o lançamento A integração das cargas úteis no foguete HANBIT-Nano, da Innospace, teve início na segunda-feira, 10, marcando uma das etapas decisivas antes do lançamento, durante a operação.

"Nessa fase, são realizados testes e verificações que asseguram uma conexão correta entre a carga útil - satélites e experimentos - e o veículo lançador, confirmando que cada equipamento está estabilizado e funcional para o momento do voo", explicou a FAB.

A missão para transportar cinco satélites e três experimentos, desenvolvidos por universidades e empresas nacionais e internacionais, simboliza, conforme a Força Aérea, a "entrada definitiva" do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, além de abrir novas oportunidades de geração de renda, inovação e atração de investimentos para o País.

"Essa etapa da operação é uma atribuição conduzida diretamente pela Innospace e pelos desenvolvedores dos satélites e experimentos. A FAB acompanha todo o processo no Prédio de Preparação de Propulsores, infraestrutura especializada disponibilizada pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o que reforça nosso compromisso em prover suporte técnico, coordenação e governança para que cada missão transcorra com integridade, transparência e alto padrão de confiabilidade", destacou em nota o coordenador-geral da operação, Coronel Engenheiro Rogério Moreira Cazo.

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Governo vai alterar prazo para adequação de big techs ao 'ECA digital'

As medidas entrariam em vigor um ano após a publicação da lei no Diário Oficial, mas prazo deverá ser reduzido para 180 dias

17/09/2025 22h00

Criança brincando com o celular

Criança brincando com o celular Foto: Reprodução/EPTV

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O governo federal vai editar uma Medida Provisória para reduzir o prazo para que as big techs coloquem em prática as normas fixadas pelo PL 2628, conhecido como ECA Digital. O projeto aprovado no Congresso estabelece regras para o uso de redes sociais por crianças e adolescentes. As medidas entrariam em vigor um ano após a publicação da lei no Diário Oficial. O governo, no entanto, considerou o prazo longo e decidiu reduzi-lo para 180 dias.

A MP está sendo liderada pela Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) e deve ser editada nos próximos dias. Nesta quarta-feira, 17, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai sancionar o projeto em uma cerimônia no Palácio do Planalto. Ao alterar o prazo, o governo levou em conta, segundo fontes do Palácio do Planalto, o fato de que a lei entraria em vigor somente próximo da eleição, o que poderia elevar tensões durante o período eleitoral. Há uma visão de que qualquer debate relacionado às big techs está "entranhado" nas eleições de 2026

A aprovação do projeto de lei foi cercada de discussões e gerou reação de parte da oposição, que considerou o novo regramento uma espécie de censura às redes. O governo pesou ainda a possibilidade de que a demora para aplicar o ECA Digital transformasse a nova lei em "letra morta".

A nova direção do Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu retomar os planos de oferecer treinamento com as principais plataformas digitais para as suas lideranças. O objetivo é fortalecer a militância digital mirando as eleições de 2026 e a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O "ECA digital" foi aprovado no Congresso no mês passado após intenso debate sobre a exposição de crianças e adolescentes nas redes sociais. A comoção da opinião pública sobre o tema foi motivada por um vídeo do youtuber "Felca" a respeito do que classificou como "adultização" de crianças. Na publicação, Felca explicou de que forma o algoritmo direciona a pedófilos os conteúdos que expõem menores de idade.

O projeto aprovado estabelece que conteúdos que violem direitos da criança e do adolescente devem ser removidos imediatamente após a empresa ser comunicada pela vítima, por responsáveis ou por autoridades. Estão incluídos nessa regra conteúdos de assédio, exploração sexual, incentivo à automutilação e uso de drogas; entre outros. Além disso, o texto prevê a implementação de ferramentas de supervisão para os pais e determina que as empresas possam ser sancionadas e multadas caso descumpram medidas determinadas pela lei.

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