Tecnologia

Tecnologia

Honda desenvolve sistema que evita congestionamentos sem causa aparente

Honda desenvolve sistema que evita congestionamentos sem causa aparente

autoestrada

30/04/2012 - 13h30
Continue lendo...

A fabricante japonesa está trabalhando num sistema que detecta se a maneira de dirigir do motorista pode criar engarrafamentos e o orienta a guiar de forma a manter o fluxo constante.

Efeito sanfona - Já faz algum tempo que os especialistas em trânsito descobriram que os congestionamentos não são causados apenas pelo grande número de carros nas vias, mas pelo que chamam de “onda reversa”, causada sempre que um carro começa a andar mais devagar que o fluxo de tráfego.

Quando isso ocorre, os motoristas que vêm atrás também começam a frear e a reduzir cada vez mais a velocidade, até que alguns são forçados a parar, criando congestionamentos sem nenhuma causa concreta, como acidentes ou obstáculos na pista.

O sistema da Honda detecta a desaceleração do carro e alerta o motorista por um sistema de luzes coloridas no painel. Assim, se não houver nenhuma motivação real para diminuir a velocidade do carro, ele pode voltar a andar à velocidade do fluxo, deixando de provocar a desaceleração de quem vem atrás.

Já em teste - A Honda está testando o sistema juntamente com o Centro de Pesquisa de Ciência Avançada e tecnologia da Universidade de Tóquio. Os testes nas ruas e estradas indicaram que os carros equipados com o sistema podem melhorar a velocidade média do trânsito em cerca de sete por cento. Um efeito benéfico adicional é que o consumo também melhora: o gasto de gasolina cai em torno de três por cento.

Quando o sistema integra também o controlador automático de velocidade (piloto automático) e conexão entre os carros via nuvem, a melhoria no fluxo é de 23 por cento e a redução de consumo chega a oito por cento.

O próximo passo da Honda será a realização de mais testes práticos, iniciando na Itália, em maio, e na Indonésia, em julho.

Tecnologia

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador

12/11/2025 22h00

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB Divulgação/Warley de Andrade/TV Brasil

Continue Lendo...

O Brasil fará seu primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território nacional no próximo dia 22. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o evento marca a entrada do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, abrindo novos caminhos para geração de renda e investimento no segmento.

Trata-se da Operação Spaceward 2025, responsável pelo lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-Nano a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão (MA).

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador, garantindo compatibilidade e segurança para o lançamento A integração das cargas úteis no foguete HANBIT-Nano, da Innospace, teve início na segunda-feira, 10, marcando uma das etapas decisivas antes do lançamento, durante a operação.

"Nessa fase, são realizados testes e verificações que asseguram uma conexão correta entre a carga útil - satélites e experimentos - e o veículo lançador, confirmando que cada equipamento está estabilizado e funcional para o momento do voo", explicou a FAB.

A missão para transportar cinco satélites e três experimentos, desenvolvidos por universidades e empresas nacionais e internacionais, simboliza, conforme a Força Aérea, a "entrada definitiva" do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, além de abrir novas oportunidades de geração de renda, inovação e atração de investimentos para o País.

"Essa etapa da operação é uma atribuição conduzida diretamente pela Innospace e pelos desenvolvedores dos satélites e experimentos. A FAB acompanha todo o processo no Prédio de Preparação de Propulsores, infraestrutura especializada disponibilizada pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o que reforça nosso compromisso em prover suporte técnico, coordenação e governança para que cada missão transcorra com integridade, transparência e alto padrão de confiabilidade", destacou em nota o coordenador-geral da operação, Coronel Engenheiro Rogério Moreira Cazo.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).