O relógio inteligente iWatch da Apple promete trazer funcionalidades com atenção total à saúde dos usuários. Rumores recentes apontam que o dispositivo pode trazer uma tecnologia capaz de monitorar a frequência de batimentos e avisar ao dono que ele corre o risco de sofrer um ataque cardíaco. O recurso seria muito útil, por exemplo, para que a pessoa procure o atendimento médico o mais rápido possível, aumentando as chances de sobrevivência.
De acordo com o jornal norte-americano San Francisco Chronicle, a Apple trabalha em um software capaz de monitorar as condições cardíacas de seus usuários. O iWatch seria capaz, por exemplo, de monitorar a frequência dos batimentos, a saturação de oxigênio no sangue e também possíveis obstruções de artérias. Caso note algo de errado, o aparelho alertará sua tela ou a de seu iPhone para que o usuário procure um médico imediatamente.
As revelações feitas pelo jornal americano reforçam os rumores de que o iWatch terá atenção dedicada à saúde dos usuários. Para isso, a Apple estaria desenvolvendo um app batizado de Healthbook, que seria apresentado junto com o iOS 8 e reuniria informações sobre atividades físicas, queima de calorias e bem-estar do dono do gadget. Além disso, a fabricante contratou recentemente dois pesquisadores com projetos ligados à dispositivos móveis e saúde.
As soluções adotadas pela Apple podem ser uma tentativa de diferenciar seu relógio inteligente de concorrentes como o Samsung Galaxy Gear e o Sony Smartwatch 2, que possuem sincronização com smartphones, mas não alcançaram o sucesso esperado. No entanto, a fabricante do iPhone não se pronunciou oficialmente sobre o assunto e nem confirmou o desenvolvimento do seu especulado iWatch.