Tecnologia

Tecnologia

NASA libera visão panorâmica de Marte

NASA libera visão panorâmica de Marte

techtudo

14/08/2012 - 12h30
Continue lendo...


Curiosity rover: Martian solar day 2 in New Mexico

A cada semana, a sonda Curiosity manda novas imagens de Marte para a Terra e as imagens são sempre as mesmas: um planeta desolado, com muita poeira e pequenas rochas. E completamente vazio, não deixando nada a desejar para a maioria dos desertos existentes por aqui. Mesmo assim, muita gente se empolga com esse nada e continuamos sendo abastecidos com o ensaio fotográfico do Planeta Vermelho.

Desta, vez, por exemplo, a NASA decidiu criar um impressionante mosaico com toda a diversidade existente em nosso vizinho espacial ao unir nada menos do que 79 fotos para criar um efeito panorâmico. Com isso, todos aqueles que ficaram na Terra podem ter uma visão mais ampla do que se esconde em Marte e ver o que estão deixando de aproveitar.

De acordo com a agência espacial norte-americana, esse é apenas o começo do “Street View” marciano, já que a ideia é unir 130 fotografias para que tenhamos realmente de a impressão de que estamos lá muito mais intensa.

Além disso, o fotógrafo Andrew Bodrov decidiu unir todas as imagens liberadas pela NASA até o momento para fazer algo semelhante, mas um pouco mais interativo. Graças a isso, você realmente tem a sensação de estar passeando por Marte, olhando pedras que certamente você não veria por aqui.

Tecnologia

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador

12/11/2025 22h00

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB Divulgação/Warley de Andrade/TV Brasil

Continue Lendo...

O Brasil fará seu primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território nacional no próximo dia 22. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o evento marca a entrada do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, abrindo novos caminhos para geração de renda e investimento no segmento.

Trata-se da Operação Spaceward 2025, responsável pelo lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-Nano a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão (MA).

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador, garantindo compatibilidade e segurança para o lançamento A integração das cargas úteis no foguete HANBIT-Nano, da Innospace, teve início na segunda-feira, 10, marcando uma das etapas decisivas antes do lançamento, durante a operação.

"Nessa fase, são realizados testes e verificações que asseguram uma conexão correta entre a carga útil - satélites e experimentos - e o veículo lançador, confirmando que cada equipamento está estabilizado e funcional para o momento do voo", explicou a FAB.

A missão para transportar cinco satélites e três experimentos, desenvolvidos por universidades e empresas nacionais e internacionais, simboliza, conforme a Força Aérea, a "entrada definitiva" do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, além de abrir novas oportunidades de geração de renda, inovação e atração de investimentos para o País.

"Essa etapa da operação é uma atribuição conduzida diretamente pela Innospace e pelos desenvolvedores dos satélites e experimentos. A FAB acompanha todo o processo no Prédio de Preparação de Propulsores, infraestrutura especializada disponibilizada pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o que reforça nosso compromisso em prover suporte técnico, coordenação e governança para que cada missão transcorra com integridade, transparência e alto padrão de confiabilidade", destacou em nota o coordenador-geral da operação, Coronel Engenheiro Rogério Moreira Cazo.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).