Tecnologia

Tecnologia

Tecnologia permite sentir texturas de qualquer coisa em superfície touch

Tecnologia permite sentir texturas de qualquer coisa em superfície touch

techtudo

12/08/2012 - 07h00
Continue lendo...

Você consegue diferenciar claramente a textura de uma laranja e de um pêssego apenas passando os dedos sobre eles, correto? Mas e se você pudesse ser capaz de diferenciar as mesmas texturas tocando seus dedos na tela de um smartphone ou tablet?

É justamente essa a ideia dos pesquisadores do Disney Research, nos Estados Unidos. Durante o evento SIGGRAPH 2012, revelou uma nova tecnologia, ainda em fase de desenvolvimento, que pode ser capaz de transformar em realidade essa hipótese.

O recurso foi batizado previamente de REVEL, sigla para Eletrovibração Reversa, e funciona como uma espécie de injeção de sinais elétricos. O usuário recebe uma “descarga” fraca diretamente em seus dedos ao trocar na tela, criando um campo eletrostático oscilante e, consequentemente, transmitindo a sensação de que você está tocando em outro tipo de superfície.

A variação do sinal permite ainda que possam ser criados impulsos diferentes, resultando em sensações distintas, ampliando as possibilidades de manipulação táctil em um dispositivo. Os detalhes do trabalho científico podem ser conferidos neste artigo (em PDF). Os trabalhos de pesquisa devem continuar e não há previsão de disponibilidade do novo recurso em escala comercial.

Tecnologia

Apple anuncia que recursos melhorados de IA para Siri serão adiados até próximo ano

Vendas de iPhone no trimestre encerrado em dezembro de 2024, um período importante, caíram quase 1% em relação ao ano anterior

07/03/2025 23h00

A Apple anunciou em junho a sua IA, a Apple Intelligence

A Apple anunciou em junho a sua IA, a Apple Intelligence Reprodução

Continue Lendo...

A Apple anunciou que está adiando uma atualização para a Siri, seu sistema de assistente pessoal, que será aprimorada com inteligência artificial (IA). A empresa, que tem enfrentado quedas nas vendas de iPhones nos últimos meses, informou nesta sexta-feira, 7, que levará mais tempo do que o esperado para tornar a Siri mais personalizada e capaz de realizar ações para o usuário dentro e entre aplicativos.

"Vai levar mais tempo do que pensávamos para entregar esses recursos, e esperamos lançá-los no próximo ano", disse a empresa O atraso segue recentes esforços da Apple para tornar a Siri mais conversacional, além da adição de integração com o ChatGPT da OpenAI, acrescentou a empresa.

Em setembro, a Apple apresentou uma nova geração de iPhones que coloca a IA na linha de frente para atrair novos consumidores por meio de novos recursos da tecnologia. Essas ferramentas, que estão sendo chamadas de 'Apple Inteligence' pela empresa, em uma brincadeira com a sigla de inteligência artificial em inglês (AI, de Artificial Intelligence), devem incluir um assistente de voz Siri aprimorado e uma variedade de recursos de geração de texto e edição de fotos.

A empresa de Cupertino, Califórnia, relatou recentemente que as vendas de iPhone no trimestre encerrado em dezembro de 2024, um período importante, caíram quase 1% em relação ao ano anterior, totalizando US$ 69,1 bilhões, abaixo dos US$ 70,7 bilhões projetados pelos analistas, de acordo com a FactSet.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).