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INÉDITA

A Land Rover traz exclusivamente para o Brasil a série especial Defender Onçafari

A fabricante traz diretamente de Nitra, na Eslováquia, esta edição limitada por R$ 676.950

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Ícone e marca registrada de off-road da Land Rover, surgido em 1948, o Defender tornou-se uma espécie de carro-oficial da Cruz Vermelha, das ações humanitárias da ONU e o veículo típico dos safáris africanos. A quinta geração chegou ao Brasil na metade deste ano. 

Agora, a marca britânica traz exclusivamente para o mercado brasileiro a versão Onçafari, uma peça-chave para que as equipes do projeto homônimo aberto em 2011 possam “navegar” pelos terrenos da região do Pantanal e cumprir a missão de proteger as onças-pintadas e promover a conservação da região. 

Em celebração aos dez anos da iniciativa socioambiental da qual a Land Rover é parceira desde 2019, a fabricante traz diretamente de Nitra, na Eslováquia, a edição limitada Defender Onçafari, disponível na versão 110, com a cor da carroceria Godwana Stone, já clássica da marca, e teto preto. 

Com pré-venda iniciada este mês, o modelo tem preço de R$ 676.950, com parte da renda arrecadada destinada para ajudar as inciativas do Projeto Onçafari.

A versão especial do Defender é equipada com o motor 2.0 Ingenium turbo a gasolina de 300 cavalos de potência e 40,5 kgfm de torque, associado à transmissão automática de 8 marchas, à tração integral com diferencial central com bloqueio ativo e aos mais avançados sistemas de utilização off-road da marca (o Terrain Response II), configuráveis. 

O lançamento da edição Defender Onçafari é a manifestação de um capítulo muito importante para a Land Rover no Brasil: a identificação da marca com o projeto Onçafari. Com esse lançamento, usamos design único e peças principais para apresentar o projeto e a nossa parceria para ainda mais clientes. Mais do que isso, queremos envolvê-los e realmente cativá-los a partir da proposta do Defender Onçafari para que saibam mais sobre o que estamos apoiando atualmente no país”, explica Paulo Manzano, diretor de Marketing da Jaguar Land Rover. 

No pacote de design da versão, a combinação de materiais destaca as características refinadas do veículo. 

No interior, recebeu uma configuração especial, com bancos na cor Lunar, teto com revestimento Light Oyster Morzin e acabamento Rough-cut Walnut em alguns detalhes do carro, lembrando materiais feitos de madeira.

 Na nova geração do Defender, incluindo a Onçafari, as características clássicas foram preservadas, porém, repensadas e aprimoradas. 

A elas, somaram-se a tecnologia embarcada de ponta, como o novo sistema de conectividade Pivi Pro, o painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e o novo Terrain Response II. 

Ainda no design, a fabricante manteve a concepção básica do modelo de 1948, com linhas retas, alto e estreito, inclusive com a tradicional “Janela Alpina” na parte de cima das laterais – pequenas aberturas horizontais envidraçadas. 

A nova edição apresenta diferenciação visual exterior e interior. 

Assim como no projeto do Pantanal, as onças-pintadas são protagonistas na estampa presente na nova versão do Defender. 

Formada por silhuetas do felino sobrepostas em tons de cinza e preto, o padrão formado remete à estampa camuflada. Sua aplicação está presente no capô, nas laterais do veículo, no interior do porta-malas, na cobertura do estepe e nos estribos.

Na parte traseira, é possível se notar mudanças de design. Além do tradicional emblema da Land Rover, o Defender Onçafari ganhou um badge com o logo de dez anos do projeto brasileiro e o nome com o qual cada veículo foi batizado, reforçando a exclusividade do modelo. 

Cada carro dessa edição limitada recebeu o nome de uma onça-pintada monitorada pelo instituto. 

Para completar a personalização estética e instigar a percepção do usuário, o Defender Onçafari vem acompanhado de uma cartela de adesivos com ícones sutis de animais típicos do Pantanal e seus nomes científicos. 

O item permite que os clientes “customizem” seus veículos e criem seus próprios adereços, tornando cada unidade praticamente única.

Os adicionais incluídos na versão são o Pacote de Assistência ao Motorista, com controle de cruzeiro adaptativo e monitor de colisão traseira, o Pacote Off-Road, com trilhos do teto na cor preta, tomadas domésticas e diferencial eletrônico ativo, o Pacote Off-Road Avançado, com sistema All Terrain Progress Control e o Terrain Response configurável, o Pacote Externo Black, as rodas de 20 polegadas com cinco raios Satin Dark Grey, as pulseira exclusivas Land Rover que dispensam uso da chave de ignição, o Head-up Display, tecnologia comm os principais dados do veículo, como sua velocidade, posição de marcha e direções de navegação no para-brisa, e o Pacote Explorer, composto por para-barros clássicos dianteiros e traseiros, capa do estepe, proteção do arco da roda, snorkel, rack de teto para expedição, suporte para acessórios externos, novos estribos fixos, escada de teto móvel e sistema de proteção dianteira Explorer.

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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