Veículos

APRESENTAÇÃO MUNDIAL

A Mercedes-Benz acabou com o suspense, e apresentou no começo do mês, o Vision EQXX

O 100% elétrico carrega muita coisa vinda da F1, desde a parte elétrica do trem de força até a aerodinâmica

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Combinar o máximo de eficiência com um mínimo de materiais convencionais. Essa foi a proposta da Mercedes-Benz para encontrar o automóvel do futuro. 

O resultado se materializou no dia 3 de janeiro de 2022, com a apresentação mundial do Vision EQXX.

“Impressionante!” É o adjetivo mais comportado que o 100% elétrico da Mercedes pode provocar em quem o vê. 

Para transformar uma tela de computador em branco em um carro físico em apenas 18 meses, os engenheiros da marca da estrela de três pontas trabalharam estreitamente com o maior laboratório de pesquisas da indústria automotiva, a Fórmula-1, sempre com ajuda da Inteligência Artificial.

Com 2,80 metros de distância de entre-eixos e 1.750 quilos de peso total, o Vision EQXX carrega muita coisa vinda da Fórmula-1, desde a parte elétrica do trem de força até, e fundamentalmente, a aerodinâmica, passando pela incansável busca pela perda de peso. 

De acordo com a Mercedes, em uma viagem de longa distância, um carro elétrico puro gasta dois terços de sua energia para abrir caminho pelo ar. 

Com 0,17 de coeficiente de arrasto (Cx), o Vision EQXX só perde para o Cx de um pinguim. Isso mesmo! A graciosa ave habitante do Polo Sul tem um Cx de 0,05, enquanto o EQS (um dos carros que deram origem ao EQXX) tem 0,20, um jogador de futebol americano, de 0,18 a 0,2, um ciclista, de 0,6 a 0,8, uma pessoa caminhando normalmente, de 0,8 a 1,2, e um paraquedista, de 1,1 a 1,3. 

Para tal, até os mínimos detalhes foram pensados no desenvolvimento do Vision EQXX, desde os pneus com reduzido atrito com o solo a um difusor que é recolhido ao interior da traseira quando o veículo pede menos arrasto aerodinâmico, outra contribuição da Fórmula-1. 

Nas corridas, o piloto aciona o DRS (espécie de abertura de asa traseira) nas retas para diminuir o Cx e ganhar velocidade, deixando o “bólido” com menor arrasto dinâmico.

Para aumentar a autonomia sem fazer crescer o tamanho da bateria – sempre dentro da filosofia de mais por menos –, o Vision EQXX utiliza uma bateria bem menor e mais leve em relação à usada pelo EQS e com um consumo de energia de menos de 10 kWh por cem quilômetros percorridos. 

O EQXX tem uma autonomia de mil quilômetros, podendo ser aumentada em 25 quilômetros com auxílio de painéis ultrafinos localizados na capota do carro e que captam a energia solar. A autonomia do elétrico da Mercedes é suficiente para se ir de Berlim a Paris, da cidade de Nova York a Cincinnati, em Ohio, ou de Pequim a Nanjing, na China. 

Com base nas distâncias médias percorridas por ano, um motorista nos Estados Unidos ou na China teria de recarregar totalmente o Vision EQXX duas vezes por mês, enquanto na Europa, apenas uma vez. O modelo da Mercedes tem 150 kW de potência (204 cavalos). A marca alemã não divulgou os números de acelerações nem a velocidade final do carro. 

“Uma das melhores maneiras de melhorar a eficiência é reduzir as perdas. Trabalhamos em todas as partes do sistema para reduzir o consumo de energia e as perdas por meio do design do sistema, da seleção de material, da lubrificação e do gerenciamento de calor. E nossas ferramentas de simulação nos ajudaram a descobrir rapidamente o que funciona e o que não funciona”, explica Eva Greiner, engenheira-chefe do Sistema de Transmissão Elétrica da Mercedes-Benz. No Vision EQXX, 95% da força é transferida diretamente para as rodas.

O Mercedes Vision EQXX utiliza vários materiais recicláveis na sua produção, todos vindos da natureza e até de lixões. 

Os tapetes são feitos 100% em fibra de bambu. Além de ser de rápido crescimento e renovável, a matéria-prima natural oferece uma aparência luxuosa. 

A Mercedes-Benz escolheu os materiais sustentáveis, inovadores e de alto desempenho por eles terem o potencial de substituir todos os tipos de produtos derivados de petróleo e de animais usados ​​atualmente em aplicações automotivas. 

Afinado com o filme “Avatar”, do diretor canadense James Cameron, os materiais recicláveis do EQXX mostram um caminho para um design de luxo e conservando recursos não renováveis da natureza.

Em outros lugares, o Vision EQXX faz uso extensivo de materiais reciclados, como garrafas PETs transformadas em um tecido cintilante para melhorar a área do piso e o acabamento das portas. 

Mais acima no interior, os designers usaram material feito de 38% de garrafas PETs recicladas para criar um efeito envolvente ligando a borda superior de uma peça com as portas e o forro. 

O interior também apresenta material UBQ, um substituto sustentável de plástico feito a partir de resíduos domésticos e de aterros sanitários. 

Trabalhar com esses materiais sustentáveis ​​para projetar o interior do Vision EQXX foi uma experiência extremamente libertadora e estimulante. Eles abrem ‘avenidas’ completamente novas de criatividade, com acabamentos visuais e táteis muito requintados. A sensação sofisticada do interior por meio do uso de iluminação ambiente, bem como detalhes em prata, ouro rosa e preto brilhante, é uma interpretação altamente progressiva do luxo moderno para a era totalmente elétrica”, revelou Gorden Wagener, diretor de Design da Mercedes-Benz.

A “cereja do bolo” da cabine do Vision EQXX é a enorme tela de alta resolução de 8K (7.680x660 pixels) de 47,5 polegadas (120 centímetros) que se estende de ponta a ponta do painel principal e pode ser separada em várias outras telas com imagens ou gráficos diferentes em cada uma. Ela substitui a tradicional multimídia MBUX da Mercedes. 

No futuro, existe a possibilidade de desenvolver o primeiro sistema de navegação 3D em tempo real em parceria com o Navis Automotive Systems. 

Como um companheiro de viagem, a grande tela “cinemascope” ajuda na navegação, na seleção de músicas e pode ser um guia apontando locais de interesse e informações ao longo do caminho. 

Pode até oferecer uma dica sobre o estilo de direção. Todas as funções são assumidas pelo carro, permitindo ao condutor e aos passageiros relaxarem e desfrutarem da viagem sem preocupações.

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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